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Social selling: Como melhorar seu marketing nas redes sociais?

As redes sociais e a internet como um todo vêm mudando nossa vida, seja a profissional ou pessoal, também assim, uma marca precisa entender a importância crescente de estratégias como a do social selling.

Termo em inglês para “venda social”, o que esse recurso propõe é justamente uma sistematização das vendas que ocorrem por meio das redes ou mídias sociais, também chamadas de social media, do original em inglês.

De fato, engana-se ou está atrasado em alguns anos quem pensa que essas plataformas servem apenas para compartilhar fotos pessoais do churrasco do fim de semana ou do prato de comida de alguém que decidiu fazer dieta.

Na verdade, uma empresa de uniforme administrativo personalizado pode conseguir resultados incríveis ao decidir marcar presença nas maiores redes sociais da atualidade, oxigenando sua comunicação de modo bastante diferenciado.

O que aconteceu nos últimos anos foi que as grandes marcas logo perceberam o enorme potencial que essas plataformas têm, já que no fundo elas são uma fonte de geração de tráfego, como algo que praticamente substituiu a televisão e o rádio.

Ou seja, você ganha audiência ao conseguir destaque nas mídias sociais. Nesse sentido, elas são um veículo de marketing tão poderoso quanto qualquer outro que já tenha se consagrado, além de trazer algumas vantagens bem atípicas.

É o caso da segmentação do público, por exemplo, já que ali é possível uma marca escolher a dedo que tipo de pessoas ela quer atrair. 

De modo que mesmo quando ela paga por anúncios, seu orçamento será muito melhor canalizado.

Ou ainda, os recursos de geração de relatórios, que funcionam não apenas como monitoramento de resultados e de métricas, mas também como subsídio para aperfeiçoar cada vez mais as estratégias de divulgação.

Assim, uma empresa especializada em alugar van para viagem com motorista vai ganhando cada vez mais assertividade e clareza do que fazer em termos de marketing digital, o que pode mudar drasticamente seus resultados práticos.

Lembrando que não se trata apenas de pensar no aumento das vendas, embora isso geralmente seja o intuito mais urgente das empresas. Mas, também é preciso pensar no médio e longo prazo, ou seja, na autoridade da marca.

Realmente, quando você começa a fazer postagens frequentes e de qualidade, trazendo um conteúdo gratuito e relevante que educa seu público, isso começa a aumentar sua autoridade naquele segmento de mercado.

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Na prática, você acaba se tornando uma referência, como alguém que realmente entende o que está fazendo. A consequência disso é que, mesmo que não compre na hora, quando a pessoa for consumir ela certamente se lembrará de você.

Neste sentido, a social selling ou venda social está alinhada com nada menos do que a maior estratégia comercial da atualidade, que é o marketing de conteúdo. O que aumenta consideravelmente a eficiência e assertividade do seu funil de vendas.

Por esse motivo é que decidimos elaborar este próprio conteúdo, com ele aprofundando o que é social selling, como funciona e como realmente um centro veterinário ou negócio qualquer pode melhorar o seu marketing nas redes sociais.

Isso implica trazer vários conceitos e características sem os quais o assunto poderia continuar um tanto quanto nebuloso, dificultando a vida de quem deseja obter dicas práticas e já começar a executar os recursos agora mesmo.

Até porque, as redes sociais são tão dinâmicas e exigentes nesse sentido, que o simples risco de seu concorrente já estar bombando por lá é algo que pede sua atenção e seu esforço urgente por começar algo logo.

Também é por isso que aplicamos aqui vários exemplos de nichos e segmentos realmente existentes, no sentido de ilustrar bem a questão e não deixar margem para dúvidas, mas sim estimular uma implementação mais proveitosa.

Inclusive, um dos pontos mais interessantes de tudo isso é justamente o fato de que hoje as mídias sociais cresceram tanto que já podem auxiliar qualquer modelo de negócios, seja para vender bateria 100 amperes Moura ou prestar serviços industriais.

Ou seja, não importa se você trabalha com produtos ou serviços, se o seu foco está na indústria primária, secundária ou mesmo terciária, mas sim o quanto você quer crescer e se está disposto a utilizar as mídias sociais para isso.

Desta maneira, se agora o seu interesse mais urgente e genuíno é o de mergulhar de cabeça nas melhores estratégias e táticas de marketing digital para redes sociais, então basta continuar por aqui e ler até a última linha deste artigo.

Social selling: o que é, afinal?

Esse recurso consiste em uma estratégia ou metodologia de comunicação com sua clientela ou público-alvo por meio das plataformas de rede social.

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Falando assim pode parecer algo técnico demais. Porém, não é difícil perceber que no fundo se trata de uma demanda que faz cada vez mais sentido, haja vista que muitas pessoas passam o dia todo conectadas às redes sociais.

Lembrando que o objetivo do marketing sempre foi o de marcar presença, isto é, de colocar uma marca no lugar onde seus clientes estão, fazendo a empresa aparecer no lugar certo, do jeito certo e na hora certa.

Assim, basta imaginar o caso de uma papelaria que vende agenda e caneta personalizada, e que ao criar contas e perfis nas redes sociais simplesmente ganha algo como um rosto com o qual se comunicar com as pessoas.

Os benefícios disso são bastante claros, tais como:

  • O reforço da marca;
  • O aumento do banco de leads;
  • O aumento da carteira de clientes;
  • O crescimento em escala;
  • A comunicação mais dinâmica;
  • Maior assertividade com o público;
  • O crescimento de longo prazo.

Sendo assim, toda a realidade da empresa se altera em termos de marketing, identidade visual e até filosofia da marca, comunicando melhor a cultura organizacional daquele negócio.

Como o verdadeiro milagre aqui está na relação com a contraparte, vale lembrar que os clientes que chegam pelas redes sociais são um pouco melhores que os outros.

Isso ocorre pois, diferentemente de alguém que só entrou na sua loja física ou virtual, essa pessoa já leu várias postagens suas sobre a solução prestada.

Portanto, graças às redes sociais, é impossível a pessoa depois vir a dizer que não gostou do produto, ao menos não no sentido de que não soubesse para que ele serve.

Como funciona na prática

É preciso fazer uma observação fundamental: se por um lado a internet democratizou o acesso ao marketing e facilitou nossas vidas, por outro lado isso também gera uma concorrência bem maior do que antes.

Sendo assim, um passo importante é a marca começar estudando o mercado, para entender não apenas os movimentos da sua concorrência, ou os gostos da sua audiência, mas também quais são as redes sociais mais importantes do momento.

Depois disso, uma empresa ou uma clínica de estética precisa tomar a decisão mais difícil, que é a de escolher duas ou três mídias sociais no máximo, deixando as outras de lado.

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Ou seja, pegue apenas aquelas que têm a maior sinergia com seu segmento, ou você pode cair em dispersão e acabar não indo bem em nenhuma.

Basicamente, há redes sociais focadas em texto, foto e vídeo. Entre as primeiras a diversidade é enorme, pois podem ser mensagens dinâmicas, textos curtos e médios ou mesmo textos grandes, para quem tem mais fôlego para escrita.

Uma escola pode ir bem nessas. Já as de foto e vídeo vão bem com produtos e serviços cujas imagens são apelativas, como alimentação e joias.

Tenha uma agenda editorial

Além de escolher estrategicamente em quais redes sociais marcar presença, outra maneira incrível de melhorar seu marketing ali é criando uma agenda editorial.

De fato, esse é o passo que profissionaliza aquilo que talvez tenha começado apenas como uma aventura ou algo amador. Agora, porém, é hora de criar um vínculo e um compromisso com seu público, que já aprendeu a esperar por suas postagens.

Por isso, é preciso que você poste sempre nos mesmos dias e horários. Para tanto, uma empresa de ar condicionado precisa adiantar sua produção de conteúdo em algumas semanas ou meses, saindo da correria do dia a dia.

Faça um monitoramento

Por fim, o pior erro que existe na hora de trabalhar pelas redes sociais é ficar às cegas, arriscando na hora de definir estratégias ou agindo no famoso “achômetro”.

Assim sendo, uma empresa que vende ou fabrica carimbo redondo personalizado precisa definir seus relatórios e as métricas que vai aplicar, como modo de monitorar cada passo dado.

Na prática, isso vai ajudar e muito a melhorar seu marketing nas redes sociais, pois vai indicar quais táticas estão funcionando e merecem continuar, e quais já não valem tanto a pena, portanto precisam parar de desperdiçar tempo e dinheiro.

Considerações finais

Portanto, muitas pessoas podem não ter ouvido o termo social selling, mas a verdade é que as redes sociais já fazem parte do nosso dia a dia.

Por isso, acima deixamos claro como melhorar seu marketing nas redes sociais, com dicas seguras e conceitos indispensáveis para seguir as boas práticas da área.Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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