Blog

Como preparar uma empresa para o combate ao incêndio?

Como preparar uma empresa para o combate ao incêndio

Prevenir e combater incêndios é uma grande preocupação em qualquer empresa, afinal, são ambientes amplos que costumam contar com inúmeros colaboradores e clientes – sem contar os maquinários e demais equipamentos de alto custo.

Por isso, independente do tamanho da empresa, é fundamental contar com métodos de segurança nesses espaços, evitando preocupações excessivas e perdas significativas.

Para que a organização esteja preparada para esse tipo de situação, ela precisa realizar várias etapas – desde a avaliação dos riscos até o momento da implementação de todo o sistema de segurança e o devido treinamento das equipes.

A seguir, iremos analisar detalhadamente essas ações realizadas para preparar uma empresa para o combate a incêndio. Confira nosso blog.

Avaliação de riscos e planejamento de segurança

Antes de implementar qualquer sistema de segurança no local, é fundamental realizar uma análise minuciosa dos riscos, afinal deste modo é que será possível entender os métodos que serão necessários e os equipamentos utilizados.

Neste momento, é feita a identificação de potenciais fontes de ignição, saídas de emergência, de materiais inflamáveis e outros pontos vulneráveis.

A partir disso, é criado um plano de segurança que deverá ser colocado em prática para acabar com os riscos e minimizar os danos em casos de incêndio.

Identificação de potenciais riscos à empresa

Os riscos presentes na empresa podem variar de acordo com o ambiente de trabalho e o tipo de negócio.

Se estivermos falando de uma indústria química, por exemplo, os riscos estão relacionados ao uso de produtos químicos, inflamáveis e nocivos, que podem gerar sérias consequências em casos de acidentes que não forem controlados devidamente e com rapidez.

Em um escritório, os riscos podem estar relacionados a incêndios causados por um curto-circuito em sistemas de computadores, por exemplo.

Ou seja, é importante saber o tipo de risco que existe na empresa em questão para que a tomada de decisão seja eficaz.

Criação de um plano de segurança abrangente

Também é fundamental haver um plano de segurança abrangente, que deve ser criado a partir da avaliação feita sobre os riscos.

Neste plano, deve haver procedimentos de evacuação bem definidos, medidas preventivas, treinamento de toda a equipe e o uso adequado dos equipamentos de combate a incêndios.

Além disso, é um plano que deve se manter sempre atual, recebendo atualizações quando necessário e sendo revisado periodicamente.

Importância dos sprinklers no combate a incêndio

Ao falar em combate a incêndio, agilidade e precisão são duas coisas muito importantes e que não podem faltar.

Para isso, os sprinklers, também conhecidos como chuveiros automáticos, irão ajudar na detecção de fumaça e aumento de temperatura no ambiente de modo ágil.

Como os sprinklers funcionam na detecção e supressão de incêndios

Esses dispositivos automáticos são ativados quando há detecção de calor excessivo, geralmente causado por um incêndio.

A definição da temperatura considerada crítica é feita de acordo com a realidade do ambiente de trabalho.

Cada um desses chuveiros automáticos possui um bulbo de vidro onde está armazenado o líquido que irá se expandir quando exposto a altas temperaturas.

Quando é atingido a temperatura limite, esse bulbo se rompe e permite a liberação da água sobre toda a área.

Benefícios dos sprinklers para empresas de diferentes tamanhos e setores

Além de ser uma resposta rápida em casos de incêndios, os sprinklers ainda contribuem para evacuações mais rápidas, minimiza os danos materiais e salva-vidas.

É um produto altamente qualificado para realizar a devida prevenção e combate em casos de incêndios no interior de uma empresa.

Tipos de sistemas de sprinklers para combate a incêndio

Existem diferentes tipos de sistemas de sprinklers disponíveis para realizar o combate a incêndio, onde cada um deles irá atender a necessidades e requisitos diversos.

Sprinklers de resposta rápida vs. sprinklers de resposta padrão

Os sprinklers de resposta rápida, como o nome já sugere, irão oferecer uma resposta ainda mais eficiente do que os sprinklers de resposta padrão.

Eles são projetados especialmente para detectar e agir com rapidez, sendo excelente em casos onde o incêndio pode se espalhar rapidamente por conta da presença de materiais inflamáveis, por exemplo.

Os de resposta padrão também são de excelente qualidade, mas são mais indicados para ambientes onde os riscos são menores.

Sistemas de sprinklers molhados, secos, pré-ação e deluge

Esses sistemas podem ser classificados como molhados, secos, pré-ação e deluge. Isso irá depender da maneira como a água é armazenada, assim como em sua liberação.

Cada um conta com características próprias, sendo vantajosas a seu modo e atendendo a diferentes ambientes.

Implementação de sistemas de sprinklers na empresa

Para implementar um sistema de sprinklers na empresa é preciso realizar as ações que apresentamos anteriormente, como um bom planejamento e a instalação por parte de profissionais especializados.

Assim que estiverem instalados, esses sistemas serão testados regularmente para garantir o bom funcionamento.

Treinamento e conscientização da equipe

A equipe precisa estar devidamente treinada e ter consciência dos riscos e de como agir em um momento delicado.

Será através deste treinamento que um líder será definido para guiar os demais em uma situação de emergência, assim como informações sobre primeiros socorros, saídas de emergência, o que não fazer, etc.

Com uma equipe devidamente treinada e consciente, é possível evitar o pânico e saber lidar melhor em uma situação de risco.

Manutenção e inspeção dos sistemas de sprinklers

A manutenção e a inspeção desses sistemas deve ser feita regularmente, afinal, é preciso se certificar de que tudo está em pleno funcionamento para caso ocorra alguma emergência.

O prazo de validade dos produtos também devem ser rigorosamente seguidos, trocando o que estiver prestes a vencer.

A partir desses cuidados, caso ocorra uma emergência, não haverá riscos de danos significativos.