Negócios e Política

3 vantagens do inbound marketing

Ao contrário do que se pode pensar muitas não são novas, como no caso do Inbound Marketing.

Nos últimos anos têm surgido cada vez mais estratégias de marketing, sobretudo, em função da esfera digital e sua disseminação.

De fato, ele se popularizou muito mais graças à internet, mas na verdade suas origens remontam a algo muito anterior à web. 

Trata-se do marketing de conteúdo, que já vinha sendo praticado desde a primeira metade do século XX.

As primeiras vezes que ele apareceu no mapa foram nos Estados Unidos, especialmente, no segmento de pneus e carros de passeio. 

O que as marcas faziam era dar mapas com pontos turísticos e dicas de viagem de brinde para seus compradores.

A intenção disso era que os clientes viajassem, gastassem mais pneu e comprassem mais vezes. 

Hoje quando um blog sobre aluguel de impressora a laser colorida fornece artigos gratuitos, no fundo a estratégia é a mesma.

Aliás, essa é uma confusão muito comum sobre a própria natureza do inbound, que alguns ainda pensam que é algo despretensioso ou mesmo que pode cair em dispersão. Nada mais falso, pois sua natureza é eminentemente comercial.

Lembrando que não se trata de uma prospecção comercial ativa, como seu oponente que é o outbound marketing, conhecido por ser uma estratégia que vai direto ao ponto, abordando o cliente com gatilhos de venda sobre preços, prazos e promoções arrasadoras.

Nesta modalidade temos exemplos como o de outdoors, panfletagem, rádio e até mesmo televisão. 

O que também já mostra que se trata de algo não apenas mais direto e objetivo, como também algo mais caro e mais difícil de implementar.

Basta considerar quantas pessoas ou empresas tinham condições de pagar para fazer um comercial de televisão, além de precisar pagar altíssimos valores para a propaganda simplesmente poder veicular em horário nobre nas maiores emissoras.

O inbound, pelo contrário, permite que um negócio de jardinagem e paisagismo empresarial de tamanho pequeno ou médio possa aparecer nas maiores vitrines de hoje, sem nem sequer chegar a colocar a mão no bolso.

Além de que não se trata de algo promocional ou apelativo em termos comerciais, mas sim de uma relação de médio e longo prazo que vai se estabelecendo com o cliente ou melhor, com os leads e contatos comerciais, que antecedem a compra.

  Marketing para indústria: Invista em eventos corporativos online

Isso é o que nós podemos chamar de prospecção passiva, no sentido de que a marca não sai ao encontro do cliente a todo custo. 

Na verdade, ela cria conteúdos que servem como iscas, que vão pescar os clientes aos poucos e de modo orgânico.

Nesse sentido, as maiores vitrines são justamente as grandes plataformas digitais, especialmente a das redes sociais e dos grandes motores de busca. No primeiro caso, é possível crescer fornecendo conteúdo gratuito de qualidade.

Sendo assim, conforme você faz postagens que agregam valor para a vida das pessoas, elas vão lendo, curtindo e compartilhando seus materiais. 

No segundo caso, temos os grandes buscadores como Google, Bing, Yahoo ou Ask Brasil.

Para aparecer neles com o inbound marketing, basta que uma empresa que vive de alugar ponto de trabalho corporativo escreva artigos igualmente valiosos, fazendo que o cliente em potencial a encontre quando for pesquisar essa palavra-chave.

Diferentemente das redes sociais, aqui o potencial é ainda maior, pois geralmente quando a pessoa chega a escrever uma palavra-chave, é porque ela está em momento de cotação, ou mesmo o que chamamos de “momento de compra”.

Ou seja, aparecer bem ranqueado no resultado dessa busca é algo que tem um alto potencial de conversão, mesmo que se trate de um recurso que está ao acesso de toda e qualquer marca, e que também não exige altos custos de investimento.

Por outro lado, essa democratização que o inbound marketing traz também gera uma concorrência bem grande, de modo que é cada vez mais difícil conseguir realizar essas estratégias gratuitas e conseguir se destacar na multidão.

Por isso, é que deliberamos sobre a criação deste próprio conteúdo, trazendo aqui as 3 maiores vantagens do inbound marketing, bem como as características e conceitos que melhor definem para que exatamente ele serve.

Um ponto bacana disso tudo é que hoje o inbound evoluiu tanto no meio digital, que realmente já pode ajudar empresas de qualquer segmento, sejam da área de serviços como clínica de estética avançada ou de venda de produtos industriais.

Tanto que trazemos aqui vários exemplos bem concretos, de nichos de mercado realmente existentes, como modo de ilustrar o assunto de maneira mais eficiente e ajudar aqueles que desejam colocar as estratégias em prática o mais rápido possível.

Desta forma, se o seu interesse agora é o de mergulhar de cabeça nas vantagens de uma estratégia que pode revolucionar o seu negócio gratuitamente, fortalecendo a marca e atraindo mais clientes, então é só continuar na leitura até o fim.

Definições e funções

Ao falar sobre o que é o inbound marketing e para que exatamente ele serve, não podemos deixar de mencionar o funil de vendas, também chamado pipeline ou jornada de compra.

Na verdade, a jornada de compra nada mais é do que o funil visto pela ótica dos clientes. 

De qualquer modo, o importante é reconhecer que há estágios bem definidos que compõem a relação entre uma marca e seu público-alvo.

Essas etapas podem ser racionalizadas pela empresa e comportarem táticas que aceleram o processo, aumentando as chances de vender, como quando uma empresa de adesivos personalizados começa a gerar conteúdo com esse interesse.

Basicamente, todo funil é composto de topo, meio e fundo, que são divisões universais. Mas, esses níveis podem ser aprofundados, resultando em divisões como:

  • Criação de conteúdo;
  • Disseminação do material;
  • Captação de leads;
  • Qualificação dos contatos;
  • Negociação e esclarecimentos;
  • Fechamento e fidelização.

Pela própria descrição desses estágios já é possível verificar que o inbound torna a comunicação com o cliente algo muito mais próximo e mais assertivo.

Afinal, ao identificar esses pontos eles deixam de acontecer de modo meramente espontâneo, para serem dominados pela marca em questão.

Além disso, surge aquilo que chamamos de pré-venda e de pós-venda, que são estratégias incríveis que o marketing pode operar em compasso com o departamento comercial.

Isso tudo tende a transformar as equipes e funcionários da empresa em uma verdadeira máquina de vendas, melhorando a quantidade e a qualidade da carteira de clientes.

  1. O custo-benefício

Até aqui já deu para perceber que o inbound tem várias vantagens e benefícios, seja comparado ao outbound enquanto oponente seu, seja em relação a si mesmo, que são pontos que existiriam mesmo que ele não tivesse recursos concorrentes.

De qualquer modo, é possível e até necessário aprofundar algumas dessas vantagens, como a do próprio custo-benefício, que revela um dos maiores recursos atuais do marketing digital como um todo, como verdadeiro divisor de águas.

Isso quer dizer que uma empresa da área de aluguel auditório pode conquistar resultados consideravelmente promissores, investindo pouco ou nada em função disso.

  5 formas de trabalhar o marketing de relacionamento

Lembrando que toda ação ou campanha tem um custo residual, nem que seja do tempo investido. 

Além de que quando você começa a gerar conteúdos gratuitos, fazendo postagens e artigos diários em seus canais digitais, isso demanda um esforço dos funcionários, ou seja, indiretamente você está pagando por essa iniciativa.

Contudo, quando comparamos com estratégias tradicionais de marketing, percebemos que o inbound realmente tem um dos melhores custos-benefício que já se viu.

  1. Fortalecimento da marca

Outro benefício tremendo que o inbound traz é o de fortalecer sua marca no mercado como um todo, pois ele posiciona seus conteúdos nas principais plataformas do mundo.

Assim, quando o blog de uma clínica que faz check up médico consegue posicionar um número bacana de páginas nos motores de busca, a marca logo começa a ser tida como referência.

Isso vale para os clientes em potencial que se interessam pelo serviço, como vale para a concorrência que também começa a respeitá-lo muito mais. 

Portanto, podemos falar em um crescimento orgânico e sustentável, que se mantém no tempo.

  1. Clientes melhores

Por fim, além de falar da relação do inbound com a marca, a empresa e até a concorrência de quem o coloca em prática, devemos mencionar também os clientes.

No fundo, um dos maiores desafios de qualquer marca é conseguir compradores conscientes, no sentido de alguém que entende realmente o papel daquela solução em sua vida, seja ela um produto vendido ou serviço prestado.

Assim, se a pessoa faz acupuntura uma vez, a tendência é ela procurar mais vezes e indicar para mais gente. Mas isso só ocorre se ela compreende a fundo o serviço.

Como o inbound traz clientes que foram educados pelo marketing de conteúdo da firma, eles se tornam muito mais engajados e com isso contribuem para um crescimento sério, sólido e sustentável por parte da empresa.

Considerações finais

Sendo assim, nos últimos anos, o inbound marketing se tornou uma das estratégias mais importantes de todo o mundo dos negócios, no Brasil e no mundo.

Acima detalhamos o que ele é, para que serve e quais são as 3 vantagens principais que as marcas podem esperar ao colocá-lo em prática.Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

11 − sete =