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Segmentação: estratégias para identificar nichos

Entender o nicho de um negócio permite uma melhor tomada de decisões com estratégias de marketing que atraiam clientes em potencial

A segmentação de mercado é uma estratégia que promove resultados mais objetivos, direcionados e assertivos. Quando um empresário entende qual é a sua base de clientes e quem é a pessoa que faz parte desse perfil, fica mais fácil criar métodos que atraiam esse nicho. 

Quanto mais limitado e preciso for esse grupo, melhores são as chances de criar estratégias que dialoguem melhor com ele. Assim, aumenta-se a chance de obter uma clientela fiel e que realmente proporcione lucro para o negócio. 

A identificação desse grupo específico, porém, pode não ser tão fácil quanto parece. É importante prestar atenção a alguns fatores que ajudam o empresário a entender quem é a pessoa com quem ele deve conversar nas suas estratégias de marketing.

O que é segmentação de mercado? 

A segmentação de mercado é uma metodologia que permite maior delimitação da base de clientes de um negócio. Toda empresa possui como foco um nicho mais específico. Uma loja de roupas femininas tem como público-alvo mulheres. Já uma loja de peças de carro tem como foco montadoras de automóveis ou oficinas, por exemplo. 

A estruturação de um nicho permite que o empresário saiba quem deve ser atingido pelas campanhas de marketing. No caso de uma loja de roupas femininas, não adianta fazer propaganda em uma revista com foco no público masculino, por exemplo. 

Portanto, a segmentação de mercado ajuda a separar o público em diferentes fatias, até encontrar qual é o nicho que vai melhor dialogar com um negócio. As pessoas que fazem parte desse grupo não são todas iguais, mas possuem interesses e determinadas características em comum que as tornam clientes em potencial para a empresa. 

A delimitação de um nicho é crucial para a obtenção de maiores lucros. O empresário que sabe quem é o seu cliente consegue direcionar melhor as estratégias de marketing para o seu alvo. Isso evita gastos desnecessários e traz resultados mais positivos, uma vez que os recursos utilizados serão mais assertivos no diálogo com seu nicho. 

Assim, a segmentação de mercado permite que o marketing de um negócio seja pensado exatamente para atrair esses clientes em potencial, garantindo maior credibilidade para o negócio e maior interesse do cliente. As ações passam a ser centralizadas no nicho, aumentando o desejo de compra e a fidelização, trazendo lucros a curto e longo prazo. 

Estratégias para identificação de nichos

Alguns nichos podem parecer mais óbvios logo de cara: loja de roupas femininas tem como alvo mulheres. Já outros são mais difíceis de identificar: loja de departamento com itens para casa é um exemplo de negócio muito amplo. Porém, nos dois casos, é possível conseguir um nicho ainda mais restrito na hora de pensar em estratégias de marketing.  

Alguns fatores são importantes para identificar nichos na segmentação de mercado. Para descobrir quem são os clientes em potencial, é preciso pensar em seu lugar. O primeiro critério é a segmentação geográfica. 

O empresário deve analisar onde moram as pessoas que vão consumir determinado produto/serviço. Qual seu país, estado e cidade? Pode ser ainda mais específico: qual bairro e qual rua? Esses fatores ajudam a entender melhor o perfil do cliente. Um cliente que mora em um bairro mais nobre, por exemplo, costuma ter interesses diferentes daquele que mora no subúrbio. 

A partir disso, é possível entrar no critério da segmentação demográfica. Qual é a idade, gênero e escolaridade de quem vai consumir seu produto? E qual é a sua renda? Clientes com melhores condições financeiras gostam de itens luxuosos enquanto pessoas de renda mais baixa são atraídos por promoções e preços mais acessíveis. Até mesmo fatores como estado civil, escolaridade e ocupação podem ajudar na identificação do nicho. 

No caso da loja de roupas femininas, o empresário pode ir além de ‘mulheres’ e descobrir que, na verdade, seu alvo são mulheres de 18 a 27 anos que moram na região mais nobre do Rio de Janeiro, são majoritariamente solteiras, gostam de ir para a praia e seguem um estilo de vida mais natural’. 

Já a loja de departamentos sai de um grupo bem vago e passa a direcionar seu marketing para homens e mulheres de 29 a 37 anos que vivem no subúrbio do Rio de Janeiro, estão começando a morar sozinhos e gostam de praticidade no lar. Com essas informações, fica muito mais fácil criar estratégias que ajudem a atrair justamente essas pessoas.

Testes e ajustes são essenciais 

Para descobrir o nicho ideal, o empresário pode fazer alguns testes. Realizar pesquisas de satisfação entre os clientes e moradores próximos à região onde o negócio se encontra são boas maneiras de entender o perfil de quem vai comprar na loja. 

Outra dica é fazer uma análise dos clientes que já deram lucro ao negócio. Vale investigar a faixa etária, local onde mora, tipo de produto/serviço que foi consumido dentre outros fatores que ajudem a entender o perfil médio desses clientes. 

A partir desses testes, fica mais fácil identificar o nicho e promover estratégias que dialoguem e atraiam quem faz parte dele. Porém, é importante se atentar ao fato de que o público-alvo pode sofrer alterações com o tempo. A loja de roupas femininas pode começar a ficar popular entre um público mais jovem, o que requer uma nova análise de perfil. Já a loja de departamentos pode passar a atender uma clientela mais idosa que se interessou por seus produtos para casa. 

Por isso, é importante realizar testes com frequência para descobrir como continuar fidelizando seu público e abranger possíveis novos compradores. A partir disso, podem ser necessários ajustes nas estratégias de marketing, a fim de garantir que os clientes em potencial, independentemente de quem sejam, continuem sendo atraídos e oferecendo lucros ao negócio.