Automotivo

Velas de ignição: para que serve e quando ficar alerta?

As velas de ignição causam dúvidas em todos os usuários de automóveis. Será que essa peça é realmente importante para um veículo? Para que ela serve? E quando ficar em alerta? Essas dúvidas serão todas respondidas no decorrer do artigo.

Em primeiro lugar, temos que salientar que as velas de ignição  são componentes essenciais nos motores a combustão interna dos veículos. Elas desempenham um papel fundamental no processo de ignição do combustível, garantindo o funcionamento adequado do motor.

Velas de ignição: qual o papel delas em um veículo?

Para entender melhor o papel das velas de ignição, é importante conhecer o funcionamento básico de um motor a combustão interna. Por isso, confira atentamente a explicação a seguir.

Quando um motor é ligado, uma mistura de ar e combustível é injetada na câmara de combustão. E neste momento a peça acaba entrando em ação, pois a vela de ignição é responsável por gerar uma faísca elétrica que inflama essa mistura, iniciando o processo de combustão.

As velas são compostas por eletrodos separados por uma pequena lacuna. Quando a corrente elétrica fornecida pela bobina passa por esses eletrodos, ela cria uma centelha elétrica, também conhecida como faísca. 

E após isso, essa faísca é então transmitida para a mistura de ar e combustível, iniciando a combustão e gerando a energia necessária para movimentar o pistão do motor. Bem simples essa explicação não é mesmo?

E agora que você já sabe o papel das velas em um veículo, chegou o momento de saber mais sobre a sua importância.

Importância das velas de Ignição

Como você deve imaginar, após ter visto aquela “pequena aula de mecânica automobilística”, as velas atuam como uma peça crucial no funcionamento do motor, sendo responsáveis por iniciar o processo de combustão. 

Sem uma faísca adequada, a mistura de ar e combustível não será suficiente para queimar corretamente, o que pode levar a falhas de ignição, e outros problemas que podem ocasionar até no alto consumo de combustível.

Além disso, essa peça também ajuda a controlar a temperatura da câmara de combustão, garantindo uma combustão eficiente e reduzindo a emissão de poluentes. 

Portanto, manter as velas em bom estado de funcionamento é essencial para o desempenho e a eficiência do motor. 

Portanto meu querido leitor, se você está suspeitando que as velas de ignição do seu automóvel estão com problemas, confira os sinais de alerta a seguir.

Sinais de alerta

Embora as velas de ignição sejam componentes altamente duráveis, elas estão sujeitas a desgaste ao longo do tempo e uso. Alguns sinais de alerta podem indicar a necessidade de substituição das velas imediatamente, por isso, veja os principais sinais de alerta a seguir:

  1. Dificuldade na partida:  esse problema é um dos clássicos sinais de alerta, se o motor demora para ligar ou apresenta dificuldade para iniciar, o problema pode ter relação com as velas.
  2. Falhas de ignição: caso o motor venha a falhar durante a aceleração ou apresentar marcha irregular, pode ser um sinal de que uma ou mais velas estão com problemas.
  3. Consumo elevado de combustível: quando essa pequena peça se encontra bem desgastada, pode resultar em uma queima incompleta do combustível levando então ao problema mencionado anteriormente, de aumento de consumo do carro.
  4. Ruído do motor: por fim, o motor que está funcionando de forma irregular ou produzindo ruídos anormais pode ser um sinal de problemas.

Momento de ficar em alerta

É importante ficar atento aos sinais de alerta mencionados acima e realizar a manutenção preventiva conforme necessário. 

O recomendado pelos fabricantes da grande maioria dos automóveis, é substituir as velas de ignição conforme o intervalo recomendado pelo mesmo, que é geralmente a cada 30.000 a 50.000 quilômetros rodados.

E como visto até o momento, manter essa peça essencial para o automóvel, em boas condições de funcionamento, é essencial para garantir o desempenho, a eficiência e a confiabilidade do motor do seu veículo. 

Portanto, não negligenciar a manutenção desse importante componente e estar sempre atento aos sinais de alerta que indicam a obrigação de substituir a peça, é importante, por isso, encontrar uma boa oficina, como a Oficina Mecânica Castelo, é algo extremamente importante.

Isso abre espaço para um último tópico, abordando a temática sobre como escolher uma boa oficina.

Escolhendo uma boa oficina para trocar as velas do seu automóvel

Para escolher uma boa oficina, muitos fatores devem ser considerados. Porém os principais são a reputação e avaliação de outros clientes.

Por isso, faça uma pesquisa para encontrar as possíveis oficinas candidatas a cuidar do seu veículo e, após, busque saber se ela é especializada no seu tipo de automóvel. 

Afinal, nem todas as oficinas mecânicas são especializadas em todos os tipos de veículos ou serviços. 

Depois de ter verificado e  finalmente ter escolhido aquela que tem experiência e expertise no tipo de veículo que você possui, basta levar o automóvel para a realização do serviço de troca de velas de ignição.