Blog

PIXEL ART ONLINE: EVOLUÇÃO, TÉCNICAS E APLICAÇÕES

Este artigo explora a evolução e a aplicação da pixel art, uma técnica de representação visual digital associada à estética dos videogames. Analisando sua predominância em jogos digitais, sua relevância contemporânea em diversas formas de expressão visual e suas implicações estéticas e emocionais, destaca-se a pixel art como um meio artístico dinâmico e relevante na era digital. A seguir veremos como se dá a pixel art online e como ela está inserida no contexto de jogos digitais.

O que é o pixel art?


O pixel art é uma forma de representação visual digital que enfatiza o pixel como a unidade fundamental na criação de imagens. Esta técnica, intrinsecamente ligada à estética clássica dos videogames, utiliza convenções específicas para destacar o papel do pixel na formação de uma imagem. Segundo Downing et al. (2009), o pixel é definido como um dos pontos individuais que compõem uma imagem gráfica, enquanto Govil-Pai (2004) o descreve como um ponto de luz na tela do computador configurável em diferentes cores.

Pixel Art Online em Jogos digitais

A Pixel Art em Jogos Digitais, uma técnica tradicional de representação visual através de pixels, foi predominante até a popularização do 3D nos anos 90. Apesar de ter sido substituída em grande parte, continua sendo preferida por desenvolvedoras independentes devido à sua simplicidade em comparação com o 3D. No entanto, criar pixel art online pode ser trabalhoso e exigir tentativa e erro, especialmente ao animar personagens. Uma ferramenta de otimização do processo de criação pode ser valiosa para simplificar essa tarefa.

Estilo de Representação Gráfica

Um estilo de representação gráfica explora duas tendências contrastantes: uma que distorce e simplifica formas, e outra que busca fidelidade de proporções e realismo, mesmo dentro das limitações do pixel art online. Essas tendências influenciam a forma como personagens são representadas em jogos digitais, afetando as relações empáticas entre jogador e personagem. A abstração é fundamental nesse contexto,pois trata da simplificação ou complexidade dos elementos visuais em uma representação. A abstração não é uma dicotomia entre realismo e simplificação, mas sim uma escala de possibilidades que varia entre formas mais complexas e mais simples se tratando do Pixel Art Online.

Artifícios Configurativos

Destacamos a importância de explorar além da representação principal do personagem nos jogos de pixel art. Diferentes elementos narrativos e da interface podem oferecer oportunidades para revelar o personagem em novos ângulos e aprofundar sua visualidade, contribuindo para uma maior empatia do jogador com ele. Estes artifícios, mais do que regras rígidas, são sugestões para enriquecer a experiência visual da personagem e valorizar seu potencial empático.

Conclusão

A pixel art, mesmo limitada pelas restrições de hardware, evoluiu consideravelmente com o avanço da tecnologia, tornando-se uma técnica versátil e atrativa para diversas aplicações. Hoje, além de seu papel tradicional no desenvolvimento de jogos digitais, ela é amplamente utilizada no design de websites, produção de arte e muito mais. A capacidade do pixel art online de transmitir nostalgia e sua estética única continuam a encantar artistas e espectadores, destacando-se como um meio artístico dinâmico e relevante na era digital.

Referências

TELOCKEN, Alex Vinícios et al. Pixel Art: uma técnica de arte simplificada para desenho Digital. Simpósio de Pesquisa e Desenvolvimento em Computação, v. 1, n. 1, 2016.
DE ASSIS SOUZA, Felipe. Otimizando o processo de criação de personagens 2D em pixel art para jogos digitais através da ferramenta SpriteGen. 2017. Tese de Doutorado. Universidade Federal de Pernambuco.
SILVEIRA, Rowan Henrique Sarmento. Potencial empático visual em personagens Pixel Art: um referencial de design para jogos digitais. 2017. Dissertação de Mestrado. Universidade Federal de Pernambuco.