Decoração

8 Dicas para higienizar cadeiras estofadas

Você sabia que há algumas dicas especificas para limpar cadeiras e poltronas em casa? Além de remover a poeira da estrutura (que muitas vezes é feita de madeira ou metal), é importante lavar as partes estofadas regularmente. 

O recomendado é fazer isso a cada 15 dias ou, pelo menos, uma vez por mês para evitar manchas permanentes no tecido. 

Para ajudá-lo nesse processo, elaboramos um passo a passo simples sobre como limpar o estofado para que ele fique como novo novamente. Aprenda a seguir!

Por que é importante higienizar móveis?

É importante higienizar móveis, incluindo cadeiras estofadas, para remover sujeira, poeira, germes e bactérias que podem se acumular na superfície dos móveis ao longo do tempo.

Esses microrganismos podem causar alergias, irritações na pele e até mesmo doenças se não forem eliminados regularmente. Ademais, a higienização regular dos móveis ajuda a preservar sua aparência e prolongar sua vida útil. 

Cuidar dos móveis também é importante para manter um ambiente de vida saudável e agradável.

Higienizar cadeiras estofados aumenta a vida útil deles?

A acumulação de poeira, sujeira, manchas e resíduos pode danificar o tecido e a estrutura da cadeira estofada com o tempo. Isso porque, microrganismos como ácaros, bactérias e fungos podem se acumular no tecido e prejudicar a qualidade do estofamento.

Ao higienizar a cadeira estofada regularmente, você pode remover esses detritos e microrganismos e prevenir a degradação do tecido e da estrutura da cadeira. 

Isso pode ajudar a prolongar a vida útil da cadeira e economizar dinheiro a longo prazo, pois você não precisará substituir o móvel com tanta frequência.

8 Dicas para limpar cadeiras estofadas

Quando se trata de limpar cadeiras e poltronas estofadas, a melhor sugestão é criar uma solução com produtos e técnicas eficazes. Para isso separamos a seguir algumas dicas para vocês.

  1. Identifique o tipo de tecido: Antes de iniciar a higienização, verifique as informações contidas na etiqueta da cadeira para descobrir qual é o tipo de tecido que ela é feita. Isso é importante porque diferentes tipos de pano exigem diferentes métodos de limpeza.
  1. Aspire a superfície da cadeira: Antes de começar a limpeza, use um aspirador de pó para remover a sujeira e os detritos da superfície da cadeira.
  1. Remova manchas: Se houver manchas na cadeira, use um produto específico para remover manchas. Certifique-se de testar o produto em uma área pequena e discreta da cadeira antes de aplicá-lo em uma área maior.
  1. Use água e sabão neutro: Para limpar a superfície da cadeira, misture água morna com sabão neutro e aplique a solução na cadeira com uma esponja ou pano úmido.
  1. Enxágue bem: Após aplicar a solução de limpeza, enxágue a cadeira com um pano úmido para remover qualquer resíduo de sabão.
  1. Deixe a cadeira secar: Depois de limpar a cadeira, deixe-a secar completamente antes de usar novamente. Não use a cadeira enquanto estiver úmida.
  1. Use um produto desinfetante: Se a cadeira foi usada por alguém que esteja doente ou se você deseja garantir uma limpeza mais profunda, use um produto desinfetante para limpar a superfície da cadeira.
  1. Repita a limpeza regularmente: Para manter a cadeira limpa e higienizada, repita o processo de limpeza regularmente. Isso garantirá que a cadeira esteja sempre limpa e livre de germes e bactérias.

A higienização regular dos móveis estofados ajuda a preservar sua aparência e prolongar sua vida útil. Cuidar deles também é importante para manter um ambiente de vida saudável e agradável.

Percebeu como o processo é simples? O recomendado é fazê-lo pelo menos uma vez por mês, ok? Dessa forma, é possível evitar que as almofadas das cadeiras fiquem sujas e sem cor. Compartilhe!