Negócios e Política

5 formas de trabalhar o marketing de relacionamento

Sem dúvidas, as empresas do século XXI buscam um destaque na sociedade e querem fidelizar os seus clientes. Dessa forma, a utilização do marketing de relacionamento tem se mostrado como uma excelente estratégia para alcançar esse objetivo. 

De forma geral, o marketing de relacionamento é voltado para a comunicação com os clientes em três períodos: anterior ao processo de atração, durante a venda e no pós-venda. 

Ou seja, essa estratégia de marketing busca o bom relacionamento com o cliente e isso é feito a partir da diversificação de canais de comunicação. 

Como exemplo é possível citar o contato via whatsapp, e-mail, chatbots, formulários, entre outros, bem como a nutrição por meio de materiais de valor informacional.

De modo a compreender melhor essa estratégia, neste artigo você conhecerá o que é a estratégia e algumas formas de trabalhar o marketing de relacionamento em seu negócio. Confira os detalhes a seguir!

Indo mais a fundo no marketing de relacionamento 

Com o cenário do mercado cada vez mais competitivo, manter um bom relacionamento com o cliente é um desafio para muitas empresas, seja de manutenção de máquinas industriais ou de outros segmentos. 

Mais ainda, é o principal objetivo para manter a marca crescendo e de forma competitiva no mercado. 

É nesse contexto que o Marketing de Relacionamento surge e apresenta diversas estratégias que são positivas, como:

  • Construir a imagem da marca;
  • Fidelizar o cliente;
  • Aumentar a autoridade no mercado;
  • Estabelecer o contato com o público a partir de vários canais;
  • Realizar a comunicação com base na linguagem do cliente;
  • Automatizar e otimizar os processos de marketing e contatos. 

Com isso podemos afirmar que o principal objetivo dessa ação é melhorar o relacionamento com o cliente, buscando conquistá-lo e fidelizá-lo. Isso é positivo para a marca porque faz com que os clientes virem defensores do negócio. 

Para que isso ocorra, sua empresa – seja de digitalização de documentos ou de automação industrial – precisa oferecer uma boa experiência em todo o contato com cliente, inclusive por meio das estratégias de marketing que discutiremos com maior profundidade no decorrer do artigo. 

Se você ainda está com dúvida sobre para que serve o Marketing de Relacionamento, uma forma de compreender sua importância é perceber que essa técnica contribui para o aumento de vendas. Mas, não somente isso!

Esse aumento de vendas vem como consequência da conquista dos clientes e seu encantamento, que o faz retornar a consumir. 

Assim, fazer com que a experiência do usuário seja positiva é crucial para o desenvolvimento da marca, mas lembre-se que ele só deve encontrar aquele tipo de atendimento em seu negócio, havendo um padrão entre os canais de atendimento.

  3 vantagens do inbound marketing

Com essa ação, é possível desenvolver o relacionamento e de fato, criar uma relação que seja progressiva com a empresa. 

Em resumo, podemos afirmar que o  Marketing de Relacionamento cria uma ação de aproximar o cliente da sua empresa de forma efetiva e contínua, o que gera o aumento de receita da empresa de projeto elétrico residencial

Isso ocorre por meio do atendimento e de experiências que marcam o usuário, seja por meio de respostas personalizadas ou ações mais rápidas do que os demais. 

Esse tipo de estratégia também diz respeito à busca por soluções para sua empresa e fluxos, proporcionando experiências e serviços cada vez melhores ao cliente. 

A partir desse conhecimento sobre o que é essa técnica, vamos nos aprofundar em como isso pode ser aplicado em sua empresa. 

Como o Marketing de Relacionamento pode ser aplicado em sua empresa?

Agora que você já sabe o que é o marketing de relacionamento e quais são os benefícios que ele pode agregar para sua empresa, é importante identificar como funciona sua aplicação.

De fato, essa técnica pode ser utilizada desde o uso de email marketing até a publicação de conteúdo nas redes sociais. 

Mas, para que você entenda melhor sobre o conteúdo, explicaremos 5 dicas que podem ser aplicadas em sua empresa de cordoalha de aço para melhorar a ação. Confira a seguir!

  1. Invista em tecnologia para obtenção de dados

O primeiro passo que deve ser adotado diz respeito à análise de dados históricos e demográficos dos clientes. 

Somente assim é possível compreender quem é o público-alvo, assim como o que eles compram e quais são seus interesses. 

Sem ter uma compreensão sobre os dados é impossível ter um bom relacionamento com o cliente, pois a empresa não conhecerá quais as prioridades e dores desses consumidores, ou mesmo os valores e os que fazem ser encantados ou desejar consumir.

Além disso, conhecer o público é importante para que esse mesmo público volte a ter contato com seu negócio. 

Um elemento que pode ajudar sua empresa na verificação dos dados é uma consultoria em TI (ou em tecnologia da informação) e adotar práticas e processos para sistematizar análises e propor estudos, como ações de Business Intelligence e Big Data.

Assim é possível trabalhar com aspectos referentes à consolidação dos dados, assim como a mensuração dos resultados de forma mais clara e ágil.

  1. Conheça a audiência e identifique os perfis
  Entenda as características de um conteúdo de fundo de funil

A partir do momento que sua empresa conhece quem são os clientes, é importante levar em consideração que existem perfis diferentes de público para o seu negócio. 

Ou seja, a segmentação é essencial para que as estratégias de marketing sejam criadas de forma mais efetiva. 

Os clientes têm gostos diferentes, mas não somente isso: eles também estão em estágios diferentes de compra. 

A experiência do cliente só é diferencial se o seu negócio trabalhar com o desenvolvimento de perfis e considerando a jornada de compra junto a empresa, com representações de quem é a persona do negócio.

Dessa forma, vale a pena realizar o mapeamento de algumas estratégias que visem a identificar e conhecer profundamente o público. 

  1. Comece com o envio de Email Marketing

Várias ferramentas podem ser utilizadas quando o assunto é marketing de relacionamento. Uma dica para o seu negócio de assessoria contábil é utilizar o email marketing, pois ele permite a personalização e segmentação da mensagem. 

Dessa forma, sua empresa consegue utilizar essa ferramenta para criar mais valor às interações por meio vantagens como:

  • Melhorar a proximidade com o cliente;
  • Enviar mensagens em datas comemorativas;
  • Disparar conteúdo relevante;
  • Ofertar promoções e descontos;
  • Realizar anúncios e envio de brindes;
  • Manter o contato por um período pós-venda;
  • Ofertar novos produtos ao cliente;
  • Enviar pesquisas de satisfação e sugestões. 

Essa é uma forma muito importante, pois faz com que o cliente se sinta representado e valorizado, além de estimulá-lo a participar de alguns processos da empresa com o envio de sugestões e avaliações, preferências e potenciais melhorias – o que impacta diretamente nas ações tomadas nas próximas campanhas e processos de atendimento.

  1. Utilize as redes sociais no marketing de relacionamento 

Imagine uma empresa de PABX em nuvem, uma clínica estética, uma indústria ou uma loja de roupas. 

Sabe o que essas empresas têm em comum? O fato de todas poderem utilizar redes sociais para se posicionar no mercado e se aproximar do público.

Existem várias redes sociais como o Facebook, Instagram e Linkedin que podem ser utilizadas para aproximar a empresa dos clientes, conforme o público identificado e os objetivos do negócio. 

Por meio dessas redes sua empresa consegue divulgar produtos, fixar a marca no imaginário do público, melhorar o relacionamento com o cliente, promover ações de interação, divulgar um novo conteúdo e, até mesmo, atrair novas pessoas para o seu negócio.

Para que isso seja possível e mais efetivo, algumas dicas podem ser adotadas por sua empresa quando o assunto é redes sociais. 

Dicas para um melhor uso das redes sociais

A primeira é conhecer o público e a linguagem da rede, já que existem espaços que permitem uma linguagem mais informal e outras que têm um tom mais empresarial e corporativo.

  Páscoa: A importância das datas comemorativas para o marketing

Outra dica é realizar um planejamento de conteúdo e ter periodicidade para realizar as postagens, realizando as ações de forma estratégica, o que potencializa os resultados.

Isso também permite uma avaliação dos dias e horários que os clientes mais acessam e em quais conteúdos mais interagem, identificando os tópicos e produtos de interesse. 

Além disso, é fundamental que a empresa consiga acompanhar as interações que são enviadas via inbox, assim como as curtidas, compartilhamentos e mensagens que são enviadas pelo cliente de modo a respondê-las adequadamente e para estimular ainda mais as interações.

O ideal é que o tempo de resposta seja o mais curto possível para que o cliente não fique insatisfeito com o negócio e tenha uma boa experiência, evitando que desista de uma compra – por exemplo.

A última dica sobre redes sociais diz respeito à possibilidade de realizar anúncios, ou seja, promover campanhas pagas que ajudam na promoção da marca, assim como na visibilidade do negócio. 

Algumas redes que permitem a criação de campanhas são o Instagram Ads e Facebook Ads (que inclusive podem ser integradas), ou mesmo o Twitter.

  1. Não se esqueça da Automação de Marketing

Nossa quinta dica se relaciona ao processo de automação de marketing. 

Assim é possível realizar uma ação personalizada e ter um bom relacionamento com o cliente por meio de softwares de automação, agilizando o processo.

Essa estratégia trabalha com o envio de emails e mensagens que favorecem a melhora do relacionamento da empresa com o cliente, mas principalmente para responder os leads mais rapidamente quando entrarem em contato com o negócio.

Além disso, o envio de e-mails e conteúdos se torna ainda mais fácil, ágil e qualitativo por meio da segmentação dos leads, visto a praticidade do uso da ferramenta e adequação conforme os interesses e comportamentos dos usuários/consumidores.

Com isso, basta segmentar os seus leads e os clientes, bem como programar para que os emails sejam enviados de forma automática para eles conforme os temas e fase de funil identificados. 

Considerações finais

Ao aliar as técnicas de marketing de relacionamento com ferramentas de gerenciamento e automação sua empresa de manutenção em notebook consegue trabalhar de forma estratégica para obter um melhor resultado no mercado e ter uma boa interação com os clientes. 

Assim, a partir da aplicação dessas 5 dicas e os cuidados abordados, seu negócio pode  melhorar o relacionamento com os clientes e fidelizá-los, adquirindo um destaque no cenário competitivo. 
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Business Connection, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

4 − 3 =