Blog

Business broker: como atua na compra e venda de empresas?

Se você pretende vender ou comprar uma empresa, saiba que é vital contar com um bom profissional business broker para intermediar toda a transação de modo sigiloso, transparente e seguro.

Também conhecido como corretor de negócios, ele tem conhecimentos e experiência no mercado de fusões e aquisições (M&A), o que representa uma vantagem na hora de negociar valores e fechar boas transações.

Continue a leitura e saiba mais sobre o que é business broker, suas principais funções tanto na compra quanto na venda de um negócio e, ainda, a importância para todos os envolvidos na operação.

O que é business broker?

O business broker é um profissional especializado em fusões e aquisições, que trabalha, geralmente, em uma consultoria de compra e venda de empresas, podendo também ser autônomo. Ele é responsável por intermediar as operações de M&A para que sejam bem-sucedidas e benéficas para as partes envolvidas.

Bastante comum nos Estados Unidos, podemos dizer que esse papel é considerado novo no Brasil, apesar de já existirem consultorias renomadas e experientes no mercado nacional e internacional.

No começo, ele era ligado apenas ao investidor ou à empresa compradora, mas, com o passar dos anos, o consultor também se tornou indispensável para os empresários que desejam vender parte ou a totalidade de seu negócio.

Com conhecimento aprofundado, experiência e extensa rede de contatos, o business broker se torna a chave para realizar operações de M&A de modo seguro e altamente profissional, encontrando o melhor preço de compra ou venda.

Qual é a função do business broker na compra e venda de empresas?

A principal função do business broker na compra e venda de empresas é intermediar a transação, garantindo a confidencialidade, segurança e transparência para uma negociação bem-sucedida, atendendo às leis vigentes para cada operação.

Ao ser contratado pelo lado comprador, ele tem a função de ajudar a empresa a se preparar para a venda, encontrar bons investidores, avaliar o preço de mercado (valuation) e conduzir a negociação com calma e profissionalismo, acompanhando também o trabalho de contadores, auditores e advogados.

Além disso, há alguns casos em que os sócios contratam esse profissional para intermediar a saída de um ou mais acionistas, buscando novos parceiros para a sociedade.

Por outro lado, se a consultoria de compra de empresas trabalhar para os investidores, seus business brokers atuam na busca por boas oportunidades de negócios e durante todas as etapas da operação, até a assinatura do contrato.

Entenda melhor quais são as funções do business broker abaixo!

Fazer o valuation da empresa à venda

Para encontrar o preço justo de venda de um negócio, o business broker realiza cálculos de valuation para avaliar o cenário geral e definir um valor a ser negociado com potenciais investidores.

Elaborar e acompanhar documentos

Assim como em outras transações financeiras, as operações de fusões e aquisições têm certa burocracia e necessidade de criar, compartilhar, assinar e armazenar diversos documentos legais.

Entre os documentos, citamos, por exemplo, acordo de confidencialidade, apresentação da empresa ao mercado, contratos e afins. 

Fora a documentação que a empresa à venda precisa organizar para o business broker calcular o valuation.

Encontrar boas oportunidades ou bons investidores

Seja para o lado do comprador ou do vendedor, esse profissional está sempre em busca de bons negócios. E, para isso, usa sua rede de contatos e experiência para identificar as melhores alternativas de acordo com os clientes.

Além do mais, por se tratar de operações sigilosas, é realmente preciso alguém que saiba onde encontrar potenciais compradores e vendedores sem fazer alarde no mercado.

Conduzir a negociação

Outra função do business broker no M&A é, literalmente, conduzir a negociação para encontrar um bom acordo entre as partes, evitando que os sócios se desgastem ou deixem de trabalhar em suas empresas para ficar à frente da operação.

Lembramos que a negociação de aquisição total ou parcial de um negócio costuma demorar meses – podendo chegar a anos, dependendo do porte, do setor e da complexidade da transação.

Gerenciar o processo e suas etapas

Mesmo em etapas nas quais não atua diretamente, o corretor de negócios faz o devido acompanhamento, como durante a auditoria (Due Diligence) junto aos contadores/auditores, na elaboração de documentos e contratos junto aos advogados, entre outros.

Aconselhar de forma estratégica

Uma imensa vantagem de ter um corretor de negócios na sua operação de M&A é usufruir, na prática, de toda sua expertise no ramo. Afinal, ele também pode dar conselhos estratégicos aos clientes para orientar as decisões ao longo da jornada.

Qual a importância do business broker em M&A?

Bem, até aqui, já dá para entender a importância do business broker em processos de fusões e aquisições. Porém, para deixar ainda mais claro, elencamos as principais vantagens de contratar uma boutique de M&A qualificada e experiente.

A primeira delas diz respeito ao vendedor, afinal, os sócios dedicaram tempo e esforço na construção e no desenvolvimento da empresa e, por isso, a melhor forma de honrar todos esses anos é confiando a operação a um profissional especializado. 

Ninguém quer entregar seu patrimônio a qualquer investidor, né? Logo, contratar um business broker é um investimento.

Há também a valorização da empresa na hora da venda, pois o consultor realiza o cálculo do valuation a fim de determinar um valor justo para a transação. E esse preço de venda precisa ser determinado por quem sabe analisar e aplicar os métodos de avaliação corretamente.

Isso sem falar na especialidade de encontrar os investidores certos e que tenham a sinergia necessária com o negócio à venda, o que eleva as chances de sucesso da operação.

Outros benefícios de contratar um business broker

  • Mitigar riscos financeiros: com o processo feito de forma profissional desde o início, o consultor de M&A consegue identificar e mitigar possíveis riscos financeiros, pensando em acordos e cláusulas de segurança.
  • Garantir o melhor preço de mercado: não é fácil calcular o valuation de uma marca, pois há vários métodos e requisitos exigidos pelo mercado para comprovar o preço de uma empresa. Para não errar nos números, é indispensável ter um consultor ao lado.
  • Melhorar as tomadas de decisão: os empresários costumam receber muitas informações e dados que ajudam a tomar decisões ao longo do processo de compra e venda de empresas. O consultor dá conselhos e indica as melhores oportunidades.
  • Agregar valor à operação de M&A: ter um consultor de negócios à frente da operação de compra ou venda traz mais profissionalismo e autoridade à transação, o que agrega valor ao processo.

Vale lembrar que não é obrigatório ter um business broker intermediando suas operações de fusões e aquisições. Porém, sua assessoria é vital para uma negociação bem-sucedida. 

Por isso, nossa dica final é: pesquisar consultorias de M&A experientes e qualificadas para fazer um bom negócio!

Fonte: Capital Invest, uma das principais boutiques de M&A no Brasil, com quase 20 anos de experiência em assessoramento financeiro para avaliação, compra e venda de empresas.