Negócios e Política

O que é SKU?

SKU

Com a expansão do comércio eletrônico, é fundamental que os empreendedores estejam atentos às melhores práticas para gerenciar suas lojas virtuais, por isso o SKU surgiu.

O SKU se mostra uma das ferramentas mais essenciais nesse processo, porém poucas pessoas sabem realmente o que é o SKU e como utilizá-lo em sua loja virtual nos dias de hoje.

Já as pessoas que conhecem a ferramenta estão aproveitando as várias vantagens que ela leva para uma loja que vende, por exemplo, rede para quadra de areia e a aplica no dia a dia.

Neste artigo, será esclarecido o que é SKU, como usar o SKU em uma loja virtual e qual a importância de utilizá-lo para uma gestão eficiente de um negócio online.

Entendo o que é o SKU

SKU é uma sigla em inglês que significa Stock Keeping Unit, e que pode ser traduzido livremente para o português como Unidade de Manutenção de Estoque.

Ele nada mais é do que um código alfanumérico exclusivo que identifica cada item de um inventário de produtos. É utilizado para gerenciar o estoque de uma empresa e controlar tanto a entrada quanto a saída de mercadorias.

O SKU é composto por uma combinação única de letras e números que permite identificar cada um dos produtos de forma individual, sem confusão com outros itens que sejam semelhantes.

É comum que as empresas que vendem grupo gerador 10kva criem seus próprios códigos de SKU para os seus produtos, a fim de simplificar a gestão do estoque e tornar ainda mais fácil a identificação de cada item.

Além de ajudar a controlar o estoque, o SKU também pode ser utilizado para muitas outras finalidades como o rastreamento de vendas e também para a análise de dados.

Por meio do SKU, é possível identificar quais produtos estão vendendo mais, quais estão encalhados no estoque e qual é o desempenho geral das vendas da empresa.

  Saiba como alavancar os resultados da sua empresa

Como usar o SKU em uma loja virtual?

O uso de SKU em uma loja virtual é essencial para que os produtos possam ser gerenciados de forma eficiente e a experiência do usuário seja melhorada.

A seguir, será possível conhecer algumas maneiras de utilizar essa ferramenta em uma loja virtual que vende kit GNV geração 6 e vários outros tipos de produtos:

Fazendo a identificação dos produtos

Atribuir um SKU único para cada produto é algo essencial para que a companhia possa identificar cada item individualmente no estoque e sistema da loja virtual.

Assim, é possível evitar a confusão entre produtos semelhantes e garantir que o estoque esteja sempre atualizado.

Realizando o controle de estoque

O uso de SKU deve ser realizado para o controle de estoque, permitindo que os gestores possam saber quantas unidades de cada produto estão disponíveis e evitar a falta de mercadorias na loja virtual que vende porta de enrolar para garagem.

Aplicando o rastreamento de vendas

O SKU também pode ser utilizado para o rastreamento de vendas, permitindo que os gestores identifiquem quais são os produtos que estão vendendo mais e quais são os produtos que estão vendendo menos.

Pode não parecer, mas isso ajuda muito na tomada de decisões estratégicas em relação aos próximos passos de uma loja virtual.

Fazendo a análise de dados

Ao utilizar SKU em uma loja virtual, uma pessoa pode analisar, de forma detalhada, alguns dados como:

  • A rentabilidade de cada produto;
  • Margem de lucro;
  • Ticket médio;
  • Margem de prejuízo.

Essas informações são extremamente cruciais para o planejamento estratégico da loja virtual que vende materiais de escritório compartilhado advocacia, por exemplo.

Facilitando o atendimento ao cliente

Quando o SKU é utilizado de forma correta, ou seja, como deve ser, o atendimento ao cliente é o ponto que mais tem benefícios com isso.

É muito mais fácil, por exemplo, localizar um produto no estoque e oferecer informações precisas sobre a disponibilidade de um item.

Tudo isso mostra que utilizar SKU em uma loja virtual é essencial por uma série de razões, tanto para a organização quanto para o aumento da eficiência do negócio.

Atribuir códigos exclusivos para cada produto, controlar o estoque, rastrear vendas, analisar dados e facilitar o atendimento ao cliente são alguns dos passos para aplicar  essa ferramenta na loja virtual.

  Conheça 4 tipos de CRM e saiba como escolher o melhor para sua empresa!

Qual a importância de utilizar o SKU?

O uso do SKU é algo muito importante nos dias de hoje para qualquer negócio que possui um estoque de produtos, especialmente em lojas virtuais.

Sendo assim, a seguir, é possível conhecer uma lista com seis motivos pelos quais é importante utilizar o SKU em uma loja virtual que vende produtos para clínica veterinária perto de mim, por exemplo.

Identificação única de produtos

Cada SKU é um código exclusivo atribuído a um produto específico, o que acaba permitindo que ele seja facilmente identificado no estoque e em outros sistemas que pertencem à loja virtual.

Isso ajuda que o usuário possa evitar erros de inventário e também garante que a gestão de estoque seja realizada de uma forma muito mais eficiente do que antigamente.

Maior controle de estoque

O uso de SKU permite que a loja virtual saiba exatamente quantas unidades de cada produto possui em estoque, permitindo que ela possa fazer reposições de forma mais eficiente e sem sobrecarregar o estoque.

Além disso, é possível fazer análises de estoque em tempo real para identificar produtos que não estão vendendo bem e ajustar a oferta desses produtos de acordo com esses resultados.

Agilidade na gestão de produtos

Quando cada produto possui um SKU, fica muito mais fácil gerenciá-los e organizar as informações sobre eles, como a descrição, o preço, as fotos, entre outras questões.

Isso ajuda muito a empresa que trabalha com matérias para regularizar CNH cassada e vencida a focar mais na gestão de produtos mais eficiente e que fiquem menos propensa a erros.

Análise de dados

O uso de SKU permite que a loja virtual possa analisar dados que sejam importantes, como o desempenho de vendas de cada produto, a margem de lucro, o ticket médio, entre muitos outros.

Isso ajuda a fazer com que a empresa tome decisões mais estratégicas em relação aos produtos oferecidos e também em relação à gestão que realiza em seu estoque atual.

Maior eficácia no atendimento ao cliente

Quando um produto possui um SKU, fica muito mais fácil para os atendentes localizá-lo no estoque e fornecer informações precisas sobre sua disponibilidade para os clientes em potencial.

  Mercado de acrílicos cresce e empresa investe em novas contratações

Isso melhora de maneira considerável a experiência do cliente e pode aumentar a fidelização para com a marca que vende materiais para casa de repouso terceira idade, por exemplo.

Redução de erros no SKU

Por fim, o uso do SKU é imprescindível, pois ajuda a reduzir erros na gestão de estoque e na identificação de produtos, evitando a perda de vendas e prejuízos para o negócio.

Em resumo, o uso de SKU é essencial para qualquer tipo de loja virtual que deseja manter um controle eficiente de estoque e garantir a satisfação total do seu cliente.

A identificação única de produtos, o controle de estoque mais preciso, a facilidade na gestão de produtos, a análise de dados, a facilidade no atendimento ao cliente e a redução de erros são alguns dos motivos pelos quais se deve utilizar o SKU em suas lojas virtuais.

Considerações finais

No decorrer deste artigo, foi possível notar que o SKU é uma ferramenta extremamente importante para o gerenciamento de uma loja virtual, seja lá qual for o seu segmento.

Ao utilizar o SKU de forma eficiente, pode-se garantir uma gestão mais eficiente do estoque, reduzir erros e garantir uma melhor organização dos produtos no geral.

Portanto, para quem tem uma loja virtual, é fundamental implementar o uso do SKU para gerenciar seu estoque da forma mais eficiente possível.

É preciso lembrar que ao implementar o SKU em uma loja virtual é crucial definir um código único para cada produto, utilizar o SKU para gerenciar o estoque e facilitar a identificação dos produtos, e também utilizar o SKU para gerenciar as vendas.

Além disso, é primordial saber que o SKU é uma ferramenta contínua, ou seja, deve ser atualizado constantemente para garantir a eficiência na gestão do estoque.

Com ele, é possível ter um controle mais preciso das quantidades de produtos, identificar facilmente cada item e gerenciar as vendas de forma mais ágil e segura.

Ao utilizar o SKU de forma adequada, a gestão do estoque e vendas será mais eficiente, aumentando as chances de sucesso da sua loja virtual.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.