Blog

Fulfillment: 3 dicas de como aplicar 

fulfillment

Gerenciar um e-commerce, ou um marketplace, não é algo tão simples. Há uma série de etapas que precisam ser colocadas em prática para que o processo de vendas seja completo e de excelência. Para isso, existe o fulfillment.

Apesar de o termo ser pouco conhecido para quem não atua no ramo das vendas online, o fulfillment é cada vez mais discutido no universo dos e-commerces. De fato, ele se trata de uma ação muito importante para esse tipo de negócio.

Não é difícil imaginar o quanto o processo logístico e operacional presente no universo das vendas online faz toda a diferença na gestão da empresa. Porém, igualmente, ele pode ser fundamental para que o nível de satisfação dos clientes seja alto.

Seja para comprar uma porta de correr em ACM ou para fazer uma compra de supermercado online, os clientes de uma empresa desejam que o processo seja rápido, sem que isso prejudique a integridade do que foi comprado.

Diante disso, investir em um processo logístico de qualidade deve ser um dos maiores objetivos das companhias que desejam se manter no mercado por longos anos. Nesse cenário é que surge o fulfillment, que também pode ser conhecido como order fulfillment.

A abrangência do fulfillment é grande, pois envolve uma série de fases do processo operacional e logístico de um e-commerce. Tendo sucesso nessas etapas, a companhia garante uma excelente experiência ao seu cliente.

Afinal, ter o melhor produto do mercado sendo vendido não é a garantia da conquista do cliente. É preciso que cada etapa da compra seja feita da melhor forma possível. E é nesse momento que entra o papel do fulfillment.

Neste artigo, será possível entender mais sobre o tema, conhecendo o conceito de fulfillment, sabendo quais são os seus benefícios e aprendendo dicas de como ele pode ser aplicado com sucesso em um e-commerce.

O que é fulfillment?

Não importa qual seja o setor no qual uma empresa trabalhe. Seja ele o de soldagem de tubulação ou uma loja virtual, é sempre necessário investir em ações que garantam o melhor processo de compra para o seu cliente.

O fulfillment é um dos melhores caminhos para isso. Isso porque ele se trata de um conjunto de ações operacionais e de logísticas que são indispensáveis dentro de um negócio de vendas online. Ele abrange etapas como:

  • Processamento do pedido;
  • Separação no estoque;
  • Preparação da embalagem;
  • Entrega;
  • Pós-venda.

O fulfillment pode ser aplicado pela própria loja virtual, mas também é uma opção para empresas terceirizadas. O mais fundamental é, justamente, que a eficiência no processo de venda seja o essencial.

Um e-commerce pode gerenciar o seu próprio fulfillment, tornando a sua gestão interessante e exclusiva. No entanto, a integração das áreas de operações, de logística e de atendimento precisa ser feita de modo impecável.

O funcionamento do fulfillment se dá com o recebimento do pedido do cliente. Então, essa compra é enviada para a área de armazenamento, para que a separação do item seja realizada.

Na sequência, o item é enviado para o setor de pacotes, que deve fazer uma embalagem segura e confiável. Afinal, o cliente que compra um produto, como um misturador de tintas industriais, deseja que ele chegue intacto e sem avarias.

Então, o pacote é enviado para o setor de transporte, que será responsável por conduzir a encomenda até o endereço do comprador. Depois do pedido recebido, quanto há a necessidade, a empresa deve oferecer um pós-venda de excelência.

Todo esse processo também pode ser realizado por uma empresa terceirizada. Nesse caso, o repasse do pedido recebido costuma ser feito por meio do sistema de ERP da loja, que deve estar integrado ao da companhia prestadora de serviço.

Quando isso acontece, o e-commerce deve ficar responsável por repor o estoque dos seus produtos na empresa parceira. Com isso, todo o processo do fulfillment é realizado por esta, garantindo a entrega do pedido com tranquilidade.

Diante disso tudo, é possível perceber que é fundamental unir um produto de qualidade, como um carro porta cabo, com o processo logístico ideal, para que tudo ocorra bem.

Isso porque um cliente que acessa uma loja virtual e encontra o que procura, com um valor de frete acessível, com prazos de entrega que atendem às necessidades dele, uma entrega adequada e um atendimento primoroso, se torna um cliente fiel e defensor da marca.

Quais as vantagens do fulfillment? 

A loja virtual que opta por implementar o fulfillment em sua estrutura pode perceber impactos em diversos elementos, tais como vendas, custos e na própria reputação do seu e-commerce.

Com isso, é possível perceber que investir em processos bem estruturados é o caminho certo para garantir a eficiência na entrega de pedidos. Essa é também uma forma de prevenir problemas, sendo também um meio para melhorar o nível de satisfação do cliente.

De fato, assim como uma companhia que vende material para injeção de poliuretano em concreto pode ter sucesso no seu negócio ao investir na sua estrutura de logística, um e-commerce com fulfillment colhe benefícios importantes.

O primeiro deles trata-se da redução de custos. Quem já teve problemas com logística sabe o quanto isso traz prejuízos para a empresa. A falta de um produto ou o atraso na entrega pode fazer com que a loja perca o cliente.

Além disso, quando se opta pelo fulfillment por uma empresa terceirizada, a companhia ainda pode reduzir custos com locação de espaço, já que toda a estrutura é montada pela empresa parceira.

Outro ponto de destaque do fulfillment é o de que ele oferece economia de tempo e maior agilidade. Qualquer serviço, quando realizado rapidamente, como o de montagem industrial e caldeiraria, agrada os seus clientes e garante mais tempo para gestão própria.

Em um e-commerce não seria diferente. Por meio do fulfillment, o e-commerce consegue otimizar o seu tempo e aproveitar para direcionar a sua atenção para uma administração mais detalhista e completa.

Por fim, outra vantagem que costuma ser o foco de qualquer empresário é a escalabilidade do negócio. Uma loja virtual, tal como um estabelecimento que oferece buffet de churrasco para 50 pessoas, deseja atender cada vez mais clientes.

Para isso, deve haver um plano que possibilite essa conquista. Ao optar pelo fulfillment, a loja virtual pode expandir sem que isso signifique buscar um espaço maior ou contratar muitos mais colaboradores.

Sendo assim, o processo de expansão passa a ser mais simples e mais vantajoso, podendo ser feito muito antes do previsto, o que torna a marca ainda mais forte no mercado.

Como aplicar o fulfillment

Depois de entender o que é o fulfillment e quais são os benefícios que ele oferece, é interessante conhecer dicas que ajudam na aplicação dele para uma loja virtual. Em seguida, será possível verificar alguns pontos.

1. Ter uma gestão eficiente de estoque

Toda boa gestão impacta de forma positiva no crescimento de uma empresa. No fulfilment isso não é diferente e, por isso, é indispensável que a administração do estoque seja eficaz, tanto no formato de gestão própria quanto no de empresas parceiras.

Isso porque o fulfillment costuma ser bastante dinâmico. Dessa forma, é imprescindível que nada falte no estoque da companhia. Outro ponto interessante relacionado ao estoque é justamente o de priorizar itens que vendem mais.

Com esse cuidado, a gestão tende a ser bem mais simples, uma vez que dificilmente haverá sobra de produtos que não vendem bem e podem acabar se tornando obsoletos.

2. Ter uma plataforma robusta

Em tempos nos quais a tecnologia facilita uma série de ações, que podem ir desde a contratação de um serviço de reabilitação carteira de motorista até o de compras virtuais, é essencial que a loja virtual seja montada em uma plataforma robusta e completa.

No caso, é preciso garantir que ela conte com integrações eficientes que otimizam a rotina como um todo. Promover uma conexão com ERPs, APIs e outros recursos faz com que a dinâmica da gestão de pedidos seja muito mais organizada e produtiva.

3. Ter bons canais de atendimento

Por fim, mas tão importante quanto as dicas acima, uma sugestão é a de que a loja virtual construa e mantenha bons canais de atendimento para se relacionar com os seus clientes. É muito comum que esse recurso já esteja presente em plataformas de fulfillment.

No entanto, a presença nas redes sociais hoje é bastante importante e necessária. Por isso, integrar esses elementos é fundamental para potencializar o atendimento do e-commerce, e isso pode ser feito por meio de ferramentas como o ERP, ou seja, facilmente.

Considerações finais

Não há como negar que a dinâmica de uma loja virtual pode ser bastante exigente, principalmente para aquelas que desejam conquistar bons resultados.

O fulfillment é um recurso indispensável para atingir essa meta, tornando a gestão de logística e operacional muito mais eficiente e devidamente conectada.Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.