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Conheça 4 tipos de CRM e saiba como escolher o melhor para sua empresa!

O CRM (Customer Relationship Management) ou Gestão do Relacionamento com o Cliente, em português, é uma ferramenta que tem por objetivo colocar o cliente no centro de todos os processos da empresa.

Ou seja, esse é um software que tem se tornado cada vez mais essencial para as empresas que buscam evidenciar a experiência do usuário e transformar o relacionamento com o cliente.

Mas você sabia que existem quatro tipos de CRM diferentes? Cada um com suas funcionalidades, oferecem vantagens estratégicas tanto para o atendimento ao cliente quanto para as vendas. 

Quer saber mais sobre o que é CRM, quais os diferentes tipos e como eles podem ser aplicados em sua organização? Continue a leitura!

O que é CRM?

Como falamos, CRM é uma sigla para gestão de relacionamento personalizado com o cliente. Mas o que exatamente isso significa? O seu principal objetivo é conquistar e promover um melhor contato entre o lead ou potencial consumidor com a empresa.

Por ser uma estratégia de marketing e vendas, o foco não é mais falar sobre o produto (ou serviço) e todos os seus atributos e eficiência. É claro que isso é fundamental para o sucesso de um negócio, mas o centro de toda a questão agora é o cliente.

Então, por exemplo, para se falar sobre o produto, é fundamental ressaltar suas características em relação ao que o consumidor precisa e em como a solução pode ajudá-lo. 

Mas como um software pode apoiar esse trabalho? Existem diferentes tipos de CRM, mas o que devemos entender é que a ferramenta ajuda a ter uma visão geral do processo de vendas e da jornada do cliente.

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Ou seja, independentemente do tipo, o CRM colabora para a centralização de todos os processos, o que possibilita que os vendedores consigam acompanhar as negociações que estão em andamento de perto.

A ferramenta ainda auxilia no aumento de produtividade do colaborador, uma vez que as etapas estarão devidamente ajustadas de acordo com os objetivos da empresa. 

Com tudo isso, é possível entender as necessidades do consumidor, resolvendo seus problemas e dores e, consequentemente, entregando valor e fidelizando-o.

Parece que benefícios não faltam quando falamos sobre o CRM, certo? Mas antes de pensar em como ele pode ajudar a sua empresa de forma mais efetiva, vamos entender quais são os quatro tipos de CRM.

Quais os 4 tipos de CRM?

1. CRM operacional

O CRM operacional é o tipo mais comum, sendo amplamente utilizado por empresas de diversos segmentos, de pequenos a grandes portes. Apresenta funções relevantes para gerir os processos do dia a dia, auxiliando principalmente a equipe de vendas em suas negociações.

Suas principais funcionalidades são:

  • atendimento ao cliente;
  • SAC;
  • suporte.

Além disso, a ferramenta conta com automatização e integração de todos os contatos com o cliente. Isso significa que as informações e ligações são registradas, já que esse histórico permite uma personalização no atendimento.

2. CRM analítico

O segundo tipo de CRM é o analítico. Como o nome já indica, é responsável por unir, organizar e utilizar os bancos de dados que a ferramenta gera

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Isso facilita no momento de tomar decisões, já que suas funcionalidades analíticas permitem o cruzamento de dados e a criação de relatórios gerenciais.

Com a possibilidade de implementar filtros e painéis, o CRM analítico auxilia na segmentação de clientes, permitindo observar o perfil e a jornada de compras. 

Dessa maneira, é possível entender o que e quando seus consumidores querem e, assim, definir as melhores estratégias e táticas de vendas.

3. CRM colaborativo

O grande foco do CRM colaborativo é a integração de todas as áreas, desde os vendedores, até as equipes de atendimento, suporte ao consumidor e marketing. Mas qual a importância disso?

O compartilhamento das informações é fundamental quando pensamos na experiência do cliente. Isso porque quanto mais rápido tivermos os dados sobre um comprador, mais facilmente podemos oferecer o que querem, satisfazer suas necessidades e até mesmo resolver seus problemas.

Então, independentemente de quem está em contato com o cliente, conseguirá acessar informações sobre quem vendeu o produto, a qual preço e qual o objetivo do cliente. Assim, podemos oferecer um atendimento mais assertivo e eficiente, privilegiando sua experiência.

A partir disso, a possibilidade de fidelização é maior, já que a empresa consegue criar um bom relacionamento, evidenciando as necessidades e promovendo retornos positivos quanto à solução oferecida.

4. CRM estratégico

Por fim, temos o CRM estratégico, que podemos definir como o tipo de CRM mais completo. Com esse infográfico fica mais fácil entender o motivo:

O que isso significa? Que o CRM estratégico agrega as funcionalidades do operacional, analítico e colaborativo, permitindo uma visão mais abrangente dos processos e, consequentemente, favorecendo que as tomadas de decisões sejam mais assertivas.

Ou seja, o CRM estratégico permite que você:

  • trace objetivos e metas;
  • defina segmentações;
  • extraia relatórios relevantes para a operação;
  • planeje ações de marketing;
  • qualifique os leads;
  • faça um planejamento estratégico de vendas;
  • melhore a produtividade e performance da equipe;
  • faça follow-ups e pós-vendas efetivos.
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E muito mais. Esse tipo de CRM é uma ferramenta completa, que facilita na compreensão das necessidades do cliente, possibilitando entregar aquilo que eles precisam.

Qual o melhor tipo de CRM? Como escolher um?

Agora que você conhece os principais tipos de CRM, fica a dúvida: como escolher o ideal para sua empresa?

Todas essas funcionalidades são importantes, o que faz com que a melhor opção seja utilizá-los em conjunto para potencializar os seus benefícios. Pensando nisso, o CRM estratégico é o que oferece melhor essa possibilidade.

Afinal, a partir do momento que você consegue automatizar os processos, otimizar a performance do seu time, gerar um banco de dados efetivo e integrar todas as áreas do seu negócio, podemos oferecer aquilo que seus clientes querem: um atendimento humanizado, com soluções personalizadas às suas necessidades.

A verdade é que essas classificações apenas mostram o foco que determinadas ferramentas podem ter, mas, no fundo, é necessário ir além desse foco. Isso porque apenas integrando todos os recursos que um sistema CRM oferece, desde que na medida certa em sua empresa, é que se pode alcançar os resultados esperados.Este artigo foi escrito por Júlio Paulillo, Co-founder e CRO do Agendor, uma plataforma de CRM que atua como um assistente pessoal para equipes de vendas, dando visibilidade e controle na gestão desde o primeiro dia de uso.

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