Negócios e Política

Livros para líderes: conheça os 7 maiores para se inspirar!

Ser um bom líder é uma tarefa desafiadora. Lidar com uma equipe com muitos colaboradores, entender as suas diferenças, pensar nas metas da empresa e conhecer as tendências do mercado são apenas algumas das questões para se pensar.

Entre diferentes competências que são essenciais para a liderança, encontrar bons livros para líderes pode fazer a diferença nessa jornada de aprendizado.

Afinal, se uma coisa que todo líder de equipe sabe é que conhecimento nunca é demais. Mais do que isso, para ser um bom profissional, é fundamental estar por dentro das maiores tendências.

E para agregar valor à sua experiência e à comunicação com a equipe, vale a pena se inspirar em livros para líderes. Quer conhecer os principais deles? Continue a leitura!

Por que ler livros sobre liderança?

Alguns dizem que a liderança é uma competência nata: ou você tem, ou não tem. Mas a verdade é que muitos podem se tornar grandes líderes, desde que se comprometam com essa atividade.

Muito mais do que entender as especificidades do segmento em que sua empresa está inserida ou conhecer bem os produtos ou serviços oferecidos, não tem como ser um bom líder sem pensar na equipe que está envolvida.

Afinal, para ser líder é preciso liderar. Isso apenas é possível quando colocamos nessa equação as outras pessoas incluídas no seu time. E quando falamos sobre lidar com outros indivíduos, as competências necessárias vão além dos conhecimentos técnicos da área. 

Pelo contrário, também é importante falar sobre motivação, empatia, inteligência emocional e até mesmo como influenciar pessoas. Essas são apenas algumas dicas de liderança que devem ser consideradas. 

  Criptomoedas: Saiba formas de usá-las no seu negócio

Por fim, a leitura é uma das principais maneiras de trazer esses conhecimentos inspiradores, que podem nos transformar enquanto pessoas e, principalmente, possuem o potencial de nos tornar melhores líderes.

Então, vamos conhecer os sete maiores livros para líderes de equipes que querem crescer cada vez mais! Confira.

7 livros para líderes que querem se destacar

1. O monge e o executivo: uma história sobre a essência da liderança

  • Autor: James C. Hunter
  • Editora: Sextante (1ª edição, 1989)

Não poderíamos começar sem falar sobre um dos maiores livros sobre liderança. Essa obra já se consagrou como um clássico, com mais de 35 milhões de exemplares vendidos por todo o mundo.

Ficou tão famosa porque essa pode ser a história de muitos líderes: um famoso empresário se encontra insatisfeito com os próprios resultados.

Para resolver isso, decide participar de um retiro espiritual, que o ensina de forma clara e agradável os princípios fundamentais dos verdadeiros líderes.

Sobretudo, essa obra é uma lição sobre como se tornar uma pessoa melhor e aprender uma nova forma de lidar com os outros.

2. Inteligência Emocional: a teoria revolucionária que redefine o que é ser inteligente

  • Autor: Daniel Goleman 
  • Editora: Objetiva (1ª edição, 1996)

Com mais de 400 mil exemplares vendidos apenas no Brasil, esse livro mudou a forma de se pensar a inteligência, o que acabou influenciando o mundo dos negócios.

O autor traz o conceito de “duas mentes” – a racional e a emocional – e mostra que, juntas, podem moldar o nosso destino. 

Por meio de exemplos cotidianos, indica que a incapacidade de lidar com as próprias emoções pode minar a experiência escolar, acabar com carreiras promissoras e destruir vidas.

Por fim, Goleman descreve as cinco habilidades-chave da inteligência emocional e mostra como elas determinam nosso êxito nos relacionamentos e no trabalho

3. A Essência do Líder: o grande clássico de liderança

  • Autor: Warren Bennis
  • Editora: Elsevier (1ª edição, 2010)

Nesta obra, Bennis fala sobre algo que trouxemos no início deste artigo: líderes não nascem líderes, mas são feitos

Respondendo à pergunta “o que torna alguém um bom líder?”, o autor fornece um guia prático e sólido para preencher essa lacuna por meio de uma obra filosófica e psicologicamente rica que procura primeiramente definir o que é liderança.

  Anúncios do Google: Por que o formato de vídeo é importante para o seu negócio

4. Líderes se Servem por Último: como construir equipes seguras e confiantes

  • Autor: Simon Sinek
  • Editora: Alta Books (1ª edição, 2019)

Simon Sinek se considera um otimista – acredita na capacidade humana de construir, em conjunto, um futuro brilhante para todos. Como pensador visionário, dedica-se a ensinar líderes e empresas a inspirar pessoas. Como?

Por meio dessa obra, ele mostra que o verdadeiro preço da liderança é a disposição de colocar as necessidades dos outros acima das suas.

Mais do que isso, Sinek mostra como certos locais criam Círculos de Segurança, o que traz a equipes estáveis, adaptadas e confiantes, em que todos se sentem à vontade e devotam sua energia para prosperar e aproveitar oportunidades, junto com a empresa.

Ou seja, em uma organização segura, não só o líder está disposto a compartilhar conhecimentos, mas todos da equipe.

5. Faça acontecer: mulheres, trabalho e a vontade de liderar

  • Autora: Sheryl Sandberg
  • Editora: Companhia das Letras (1ª edição, 2013)

As mulheres compõem grande parte da força de trabalho em todo o mundo. Apesar disso, são os homens que dominam os maiores cargos de liderança. 

Poucos países são governados por mulheres e a porcentagem feminina em papéis de liderança é ainda menor no mundo empresarial. Isso significa que, quando se trata de tomar as decisões mais importantes para todos, a voz das mulheres não tem o mesmo peso.

Neste livro, a autora investiga as razões do crescimento das mulheres na carreira estar há tantos anos estagnado, identificando a raiz do problema e oferecendo soluções práticas e sensatas para que elas atinjam todo o seu potencial. 

Eleita uma das dez mulheres mais poderosas do mundo pela revista Forbes, Sandberg encoraja as mulheres a sonharem alto, assumirem riscos e se lançarem em busca de seus objetivos sem medo. 

Ela acredita que um maior número de mulheres na liderança levará a um tratamento mais justo de todas as mulheres.

6. 7 Hábitos das pessoas altamente eficazes: lições poderosas para a transformação pessoal

  • Autor: Stephen Covey
  • Editora: Best Seller (60ª edição, 2017)
  Criptomoedas: Saiba formas de usá-las no seu negócio

Stephen R. Covey é considerado um dos 25 estadunidenses mais influentes, segundo a revista Time e, não à toa, este é considerado um dos maiores livros para líderes e sobre negócios do século XX.

Desde a primeira publicação da obra, muita coisa mudou no mundo empresarial e político. No entanto, os sete hábitos estabelecidos pelo autor são eternos e imutáveis, guiando inúmeras pessoas neste meio século, de chefes de Estado a indivíduos comuns.

Com mais de 25 milhões de exemplares vendidos e traduzido para 38 idiomas, este manual revolucionário nos mostra como alcançar a paz de espírito e adquirir confiança por meio dos alicerces do comportamento humano.

7. Como fazer amigos e influenciar pessoas

  • Autor: Dale Carnegie
  • Editora: Sextante (1ª edição, 2019)

Este é um dos maiores clássicos, considerado a bíblia dos relacionamentos interpessoais. 

Com mais de 16 milhões de exemplares vendidos, tornou-se referência quando o assunto é o desenvolvimento das relações humanas, das habilidades sociais e da comunicação eficiente ao longo de oito décadas.

Como o próprio autor ressalta:

“Os princípios ensinados neste livro só funcionam quando são de coração. Não estou defendendo um conjunto de truques. Estou falando sobre um novo estilo de vida. Se inspirarmos as pessoas a perceber os próprios tesouros ocultos, poderemos fazer bem mais do que mudá-las – poderemos literalmente transformá-las.”

Afinal, como ser um bom líder?

Com essas grandes obras da literatura mundial, você pode ter insights e considerações valiosas sobre o que é ser um bom líder e, principalmente, a importância da liderança para o sucesso de uma equipe.

Mas conhecer os principais livros para líderes é apenas o primeiro passo. A verdade é que outras formas de conteúdo também são relevantes, como vídeos sobre liderança e motivação.

Afinal, o aprendizado continuado pode fazer a diferença quando falamos sobre como inspirar e nos dedicar ao crescimento pessoal e também de outras pessoas.Este artigo foi escrito por Júlio Paulillo, Co-founder e CRO do Agendor, uma plataforma de CRM que atua como um assistente pessoal para equipes de vendas, dando visibilidade e controle na gestão desde o primeiro dia de uso.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

2 × quatro =