Auto e Moto

Aprenda a analisar quando vale a pena comprar um seminovo

Aprenda a analisar quando vale a pena comprar um seminovo

O mercado de carros seminovos em SP é intensamente movimentado. A tal ponto que um dos critérios levados em consideração para considerar o carro um bom carro é a sua facilidade de revenda. Afinal, em algum momento a pessoa precisará ou querer um novo carro e desejará então se desfazer do anterior.

Sendo assim, há sempre um grande número de pessoas interessadas em adquirir carros usados. O maior atrativo deles é a questão do preço. Eles são mais baratos que carros novos, além de, com o tempo, o IPVA dele também diminuir o valor cobrado. Mas quando vale a pena comprar um carro seminovo/usado? Confira adiante.

Confira o preço de varejo

 Esse é o preço mais alto que você esperaria pagar pelo carro se estivesse comprando um carro em uma concessionária.

Se você está comprando de um vendedor particular, geralmente pode esperar pagar um preço um pouco mais baixo.

O varejo também é consideravelmente mais alto do que o preço que você receberá pela sua troca porque inclui uma margem de lucro para a concessionária.

Preço de atacado / valor de troca

Este é essencialmente o valor de troca de um carro para um revendedor, que provavelmente o venderá para outra pessoa para obter lucro. Compreensivelmente, o preço de troca é muito menor do que o preço de varejo e é improvável que você consiga comprar um carro usado por esse preço.

  Novos projetos de engenharia adaptam tomadas carregadores para carros elétricos

Mas é algo que você deve saber se está tentando decidir se troca seu veículo atual ou se vende você mesmo.

No segmento de atacado do negócio, um carro pode, na verdade, ter vários preços. Uma delas é o que o revendedor oferece a um cliente como troca. Então, há um preço de concessionária para concessionária quando uma concessionária vende aquele carro para outra.

Se o carro for para um leilão, o que muitos fazem, então haverá um preço de leilão. Os revendedores e corretores podem comprar carros de leilão para revenda. A cada passo do caminho, os intermediários recebem uma marcação e o carro adquire um novo “valor”.

Encontre o valor do carro na tabela FIPE

O primeiro passo para avaliar o verdadeiro valor de um veículo usado é verificar seu valor na tabela FIPE. Este é o valor que você encontrará em guias de preços e sites de preços de carros usados, que lista o valor de varejo básico de um veículo.

Para obter um número mais preciso, você deve levar em consideração todas as opções, bem como a quilometragem e a condição.

Ou você pode verificar sites ou guias de preços impressos. Eles apresentam o valor normalmente cobrado por um carro novo nas concessionárias e também o valor do carro na tabela FIPE. A verificação de várias fontes fornecerá mais informações sobre preços quando você começar a negociar com compradores em potencial.

O que os vendedores estão perguntando?

Embora os guias de preços impressos e as estimativas da tabela FIPE possam dar uma ideia geral do preço de um Fiat Toro, por exemplo, muitas vezes você pode obter uma melhor determinação do valor de um carro em sua região localizando sua pesquisa, seja verificando as publicações de anúncios classificados e de concessionárias e alguns dos sites de venda de carros usados.

  Auto Compara entra no segmento de serviços automotivos e mira consumidor fora do mercado de seguros

Às vezes, é difícil separar os vendedores particulares dos anúncios de revendedores ocultos, mas é um bom lugar para começar. Procure veículos semelhantes ao que você está considerando em termos de ano do modelo, quilometragem, nível de acabamento, opções e condição.

Você também pode verificar sites de venda de carros usados ​online. Você pode limitar sua pesquisa à sua área geográfica geral e obter instantaneamente uma lista dos carros à venda e os preços. Os preços em outras regiões podem ser diferentes daqueles em sua área.

Saber o que outros vendedores estão pedindo por veículos semelhantes pode fornecer munição para você fazer um lance menor no carro que deseja comprar. Tenha em mente que os preços listados são os preços pedidos, não o que as pessoas estão pagando.

Como comprar um carro usado com inteligência?

Supondo que você tenha feito uma análise profunda e detalhada e tenha chegado à conclusão que vale a pena comprar um carro usado, agora você precisa saber como fazer isso com cautela e inteligência, da melhor forma possível.

·         Definir o orçamento disponível

Decidir quanto dinheiro gastar em um carro, caminhão ou SUV usado é mais complicado do que apenas procurar um veículo com um pagamento mensal acessível. Você precisa examinar o preço total do carro, incluindo o custo de financiamento da compra, além de considerar a probabilidade de que ele exija reparos caros no futuro.

  Crise no setor automotivo: até quando faltarão chips semicondutores?

Quanto mais velho for um carro, mais baixo será o seu preço. Mas, infelizmente, quanto mais velho for o veículo, maior será a probabilidade de ele precisar de reparos caros. Muita coisa não parecerá tão boa quando você está esperando por um guincho em vez de ir para o trabalho ou a escola.

·         Escolha o carro certo para seu perfil

Ficar ao volante do carro usado certo é mais desafiador do que comprar um carro novo. Na hora de comprar um novo, você só precisa encontrar um veículo que se adapte às suas necessidades e orçamento.

A compra de usados adiciona etapas adicionais à mistura, como encontrar um carro com baixa quilometragem, ausência de danos significativos em colisões e um histórico de serviços regulares.

·         Confira a documentação e condições do carro

É de suma relevância que você, ao ter definido o orçamento disponível e ter selecionado o carro mais adequado ao seu perfil, aos seus desejos e necessidades, como um Punto, por exemplo, que você verifique toda a documentação do carro, para saber se ela está em dia, correta.

Além disso, procure averiguar também as reais condições do carro. Muitas vezes ele pode estar bonito por fora, mas sua mecânica não estar tão bem assim.

Agora você sabe quando vale a pena ou não comprar um carro usado e como comprar um, caso decida fazê-lo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

3 + 17 =