Negócios e Política

Anúncios do Google: Por que o formato de vídeo é importante para o seu negócio

O Google Adwords foi lançado em 2000, apenas dois anos após o mecanismo de busca ter entrado no ar. Funciona como uma estratégia de marketing pay-per-click direcionada aos consumidores digitais. Em 2018, a plataforma foi rebatizada como Google Ads.

Embora o mercado do Google esteja repleto de potenciais leads, sua popularidade faz dele um ambiente competitivo. No final de 2019, os anúncios na plataforma estavam sendo vistos por 90% da população da Internet. E os custos das palavras-chave estão aumentando, tornando estas campanhas cada vez mais caras. Esta mudança levou a perguntas como: “O que devo fazer para evitar gastos excessivos e ainda atender às exigências de um mercado  que está saturado?

Os anúncios do Google podem ser inundados com propagandas de empresas já conhecidas que apenas trabalham o reforço da sua marca, porém ainda há caminhos que podem ser conquistados por novos anunciantes. O vídeo é um exemplo perfeito de um recurso inexplorado com muito potencial de crescimento.

Vamos dar uma olhada de perto na forma como os anúncios do Google aparecem nos vídeos e como fazê-los funcionar para você.

Entendendo os anúncios do Google para vídeo

Os anúncios de vídeo mais usados no YouTube são chamados de TrueView, e podem ser apresentados em três formatos. São eles:

  • In-Stream: Como o título sugere, um anúncio In-Stream é aquele que é reproduzido durante um fluxo de vídeo do YouTube. O apresentador do vídeo, também conhecido como um parceiro do YouTube, concorda em ter anúncios veiculados em troca de compensação monetária. Eles normalmente aparecem no início, meio ou fim do fluxo. Os anúncios In-Stream são benéficos porque fornecem ao espectador a opção de ignorar o anúncio após cinco segundos e retornar ao seu vídeo. Ao contrário de outros tipos de conteúdo PPC, estes anúncios não lhe cobram, a menos que o telespectador assista ao seu anúncio por 30 segundos ou mais.
  • In-Search: Ao contrário do conteúdo In-Stream, os anúncios in-search estão vinculados a palavras-chave. Quando um usuário do YouTube procura por sua palavra-chave, seu anúncio aparece na janela de resultados. Se o vídeo do anúncio for clicado, você será cobrado por ele. Este método carece da rede de segurança da regra de cinco segundos de pulo, mas tem méritos próprios. Por exemplo, é mais provável que seu anúncio atinja seu público-alvo se ele for entregue por um termo de busca.
  • In-Display: Finalmente, os anúncios In-Display são aqueles que aparecem na barra lateral ou nos resultados da busca. Eles são marcados com um indicador “anúncio”. Uma vez clicado, você é cobrado pelo anúncio. Estes anúncios são extremamente precisos, garantindo que o telespectador visualize o seu conteúdo. Ao contrário de outros formatos de anúncios que se auto-populam, o telespectador escolhe este anúncio por sua própria conta.
  Livros para líderes: conheça os 7 maiores para se inspirar!

Uma quarta opção costumava estar disponível e oferecia ao telespectador a escolha de três anúncios para assistir durante um vídeo de dez ou mais minutos. Esse formato foi retirado em favor dos estilos alternativos TrueView.

Conectando seus Anúncios ao Vídeo

Antes de começar com as complexidades de vincular anúncios ao streaming de vídeo, você precisa de uma conta no Google e no YouTube. Uma vez que você os tenha, crie sua conta no Google Ads. Agora, você está pronto para se conectar e começar sua campanha a partir destas etapas:

Conecte suas contas

Em sua página de anúncios do Google, selecione a opção de configuração, e proceda para vincular suas contas. O YouTube deve ser uma das opções listadas no painel de contas. Se você tiver vários canais no YouTube, você pode escolher aqueles relevantes ao seu anúncio.

Crie e especifique as condições da campanha

No painel de anúncios selecione “campanhas”, “adicionar campanha”, e depois “vídeo”. A ferramenta o levará a especificar se você deseja aumentar o conhecimento da marca ou a consideração da marca com seu vídeo. Depois que uma campanha for selecionada, dê-lhe um título e determine quanto você gastará diariamente. As condições da campanha que você é obrigado a especificar são

  • A data de lançamento e de encerramento
  • O idioma e os países a serem transmitidos
  • Se o vídeo está em In-Stream, In-Search ou In-Display
  • Sua estratégia de posicionamento online
  • Cronograma para aparição
  Como se destacar nos buscadores do Google?

Uma vantagem desta estratégia publicitária é que ela visa seu público por demografia e interesses. Esta discriminação aparece sob a guia “pessoas” e permite que você faça a captaçãio do seu público-alvo atavés da:

  • Idade
  • Gênero
  • Tamanho da família
  • Renda
  • Celebrações de eventos da vida
  • Interesses ou afinidade
  • Interações passadas
  • Interesses semelhantes
  • Hábitos

Com seu público escolhido, você pode agora selecionar a colocação clicando em sites ou canais do YouTube que você deseja que seu anúncio seja veiculado. Você também pode selecionar palavras-chave e categorias que se relacionam com seu público-alvo.

Execute e monitore seu anúncio

Com os processos de criação de anúncios completos, tudo o que resta a fazer é publicar e manter. Os relatórios de métricas de anúncios mostrarão como seu anúncio está tendo sucesso e onde ele precisa ser melhorado.

5 Dicas para anúncios bem-sucedidos no Google em vídeo

Agora que você sabe como são os anúncios do Google e do YouTube e como eles trabalham juntos, aqui estão cinco dicas para uma campanha de sucesso:

Faça um anúncio que as pessoas queiram ver

Em vez de projetar um anúncio para que os seus consumidores não se importam de parar um vídeo, projete um anúncio que eles queiram assistir do início ao fim. Considere seu público-alvo e os vídeos pelos quais eles são atraídos. A chave para um anúncio de sucesso em vídeo é fazer o seu público esquecer que é um anúncio.

Uma maneira única de mostrar uma marca e reduzir sua aparência como um anúncio é transformá-la em algo interativo. Por exemplo, se você fosse uma empresa de calçados lançando um novo tênis, você poderia ter tentado criar um anúncio em um formato comercial. Em vez disso, por que não mostrar aos telespectadores algo que eles viram, e projetar o anúncio “como ele foi feito”?

Mostrar Opiniões Reais do Consumidor

Nove em cada dez consumidores lêem críticas antes de comprar um produto ou serviço. Tornou-se uma segunda natureza ver o que os outros estão dizendo antes de tentar algo por nós mesmos. Como comerciante, você pode lucrar com este fato, incluindo opiniões reais dos clientes em seu anúncio em vídeo.

  Vale a pena anunciar no Google?

Segundo Pedro Amorim, sócio-diretor da Estação Indoor Agência de Marketing Digital, é importante se posicionar no máximo de locais onde são possíveis fazer reviews do seu produto ou serviço, como Google Meu Negócio, Apontador, Guiamais, Diretórios de site, entre outras opções. 

Mantenha-o curto e doce

Esta é uma dica especialmente útil para anúncios que correm no meio de outro vídeo. Você está tirando a atenção do consumidor do link original em que ele clicou. 

Manter seu conteúdo curto e doce aumenta as chances de que um telespectador o deixe correr até a conclusão. Como guia, você deve tentar manter seus anúncios entre 12 e 20 segundos de duração.

Pesquisa Antes de Escrever

Entender o que seu público-alvo quer ver é crucial para uma campanha publicitária de sucesso em vídeo. Pesquise quais anúncios no YouTube estão indo bem dentro de sua indústria e em que tipos de vídeos eles aparecem.

Você também pode perguntar diretamente ao seu público que tipo de anúncios eles gostariam de ver e onde. Use uma pesquisa no feed da sua mídia social ou envie uma pesquisa incentivada por e-mail para coletar informações.

Inspire-se no conteúdo do passado

Você fez sua pesquisa e conhece seu público. Provavelmente já tem muito conteúdo postado em blogs e feeds de mídia social para provar isso. Em vez de tentar criar anúncios novinhos em folha a partir do zero, aproveite a inspiração do conteúdo passado. 

Repor seu próprio conteúdo para formar algo novo como um vídeo é uma maneira brilhante de dar ao seu público algo que você já sabe que foi um sucesso.

Prontos para Começar?

Hora de colocar a sua criatividade para trabalhar. Reveja seu plano de marketing e use todas as dicas para se destacar da concorrência. Lembre-se, caso tenha dificuldade em fazer suas campanhas, procure um especialista ou uma Agência de Google Ads que possa te ajudar.

 Com certeza, o uso dos vídeos nas campanhas de Google Ads irão fazer diferença para sua empresa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

um × 5 =