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Entenda as características de um conteúdo de fundo de funil

A maioria das compras online são guiadas por determinadas informações. Essas informações fazem parte do funil de conteúdo. Ele é composto pelo topo, meio e conteúdo de fundo de funil.

Neste artigo falaremos sobre como o funil de conteúdo pode ajudar visitantes qualificados no processo de compra a se sentirem cada vez mais preparados para a conversão.

Mais que isso, vamos trazer detalhes sobre os tipos de conteúdos pertinentes para cada etapa do funil, com destaque especial para o fundo.

Ao final da leitura, você terá tudo o que precisa para produzir materiais qualificados sobre planejamento tributário e muito mais.

O que é o funil de conteúdo?

O funil deve ser usado, a partir do planejamento estratégico de conteúdo, para tornar o processo escalável, facilitando as decisões de planejamento e estrutura de receita.

Guiados pelo funil de conteúdo, conseguimos criar artigos com base no estágio em que o cliente se encontra na jornada de compra, enriquecendo a experiência.

Esse ciclo se divide em três fases: topo do funil, meio do funil e fundo do funil. 

Cada etapa possui características específicas que precisam ser estabelecidas estrategicamente para o funil de marketing e vendas e para a jornada do consumidor.

Topo do funil

O conteúdo criado para o topo é de vital importância para atrair visitantes para as mídias sociais da assessoria contabilidade e fornecer a eles informações que podem mantê-los na jornada de compra.

No entanto, devemos sempre lembrar que nesta fase o usuário não está 100% focado na compra de um determinado produto ou serviço.

Conteúdo de topo de funil é o que atrai mais visitantes e o truque é fazer com que eles se interessem pelo seu negócio.

Para isso, é fundamental que o material seja relevante e de alta qualidade, para que sua persona reconheça e se aproxime mais da sua empresa.

Com base na persona, a equipe de marketing determina os assuntos mais atraentes. Muitas marcas se concentram em conteúdo mais leve, entretenimento e viralização.

Meio do funil

Aqui o usuário não é mais um simples visitante. Ele tem uma boa ideia de como os escritórios de arquitetura podem ajudá-lo a resolver algum problema.

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Então, é uma oportunidade de aprofundar um pouco o relacionamento, mostrando que você tem a solução para o que a pessoa está procurando. Ou seja: você deve ser um pouco mais vendedor do que foi na etapa anterior.

É essencial tirar dúvidas sobre o produto ou serviço e demonstrar sutilmente que escolher seus serviços é o melhor caminho.

E o fundo do funil?

Chegamos ao foco principal desse texto. A parte inferior do funil é a parte responsável por garantir que os potenciais clientes tomem a decisão de comprar o produto ou serviço oferecido e se tornem clientes reais.

Sabemos que a jornada do cliente muda ao longo do tempo e de pessoa para pessoa. Portanto, alguns leads podem passar horas ou meses nas fases de aquisição (funil inicial) e consideração (funil intermediário).

Mesmo para estes, o fim do funil costuma ser mais curto, até porque o lead pode já ter uma opinião formada.

Na parte inferior do funil, o lead já sabe qual é o problema e sabe que a empresa tem um produto que pode resolvê-lo.

Agora, ele está pesquisando outras soluções e avaliando as vantagens e desvantagens dos produtos e serviços de orçamento obra residencial.

Quais são as características do fundo do funil?

A principal característica do conteúdo de fim de funil é que ele deve ser mais direto e mais focado em negócios e vendas.

Isso não significa que eles precisam ser excessivamente persuasivos e apenas falar sobre o negócio, pois isso pode assustar clientes em potencial, dependendo de como for feito.

Seu negócio é parte da solução, então falar sobre isso é permitido neste momento, desde que não soe como um anúncio óbvio ou o objetivo principal do conteúdo.

Os formatos mais usados nessa hora são:

  • Webinars;
  • Vídeos;
  • E-books;
  • Tutoriais;
  • Guest posts.

Conheça as principais características deles e saiba como produzir conteúdo otimizado para o fundo de funil.

Webinars

Webinar é um tipo de conferência online. Esse formado cria autoridade e intimidade com os espectadores, que podem até tirar dúvidas pessoalmente. Por isso, é um bom formato para se usar no fundo do funil.

Além disso, é possível mensurar a maturidade dos potenciais clientes por meio das perguntas que eles fazem e reconhecer o número real de pessoas que estão nesta fase do funil.

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Um webinar precisa de um bom roteiro. Como dissemos, o mais importante é transmitir credibilidade e confiança aos potenciais clientes.

Webinars fracos e desorganizados podem afastar mais do que ajudar a vender seu produto ou serviço.

Existem boas ferramentas de webinar gratuitas disponíveis, como o Google Hangouts, além de lives pelo Facebook, Instagram e YouTube. 

Vídeos

Embora não seja um bate-papo ao vivo como em um webinar, fazer pequenos vídeos explicando algumas das informações do produto, uso e algumas dúvidas que podem impedir a compra também é um bom formato para o final do funil.

Por ser mais curto e exigir menos atenção, é provável que um lead o veja mesmo que não esteja tão engajado quanto um lead disposto a participar de um webinar.

Além disso, os mini-vídeos são fáceis de assistir e podem ser exibidos em seu site para visualização rápida, facilitando o processo para quem deseja fazer perguntas específicas.

Devido à sua curta duração, esses vídeos precisam ser mais diretos e focados nos serviços de contabilidade preços.

Tome cuidado para não torná-los inconvenientes e preste atenção na qualidade do material.

Como o fundo do funil tem menos conteúdo do que outras etapas da jornada do consumidor e é tão importante na jornada de venda, investir em equipamentos ou em uma produtora de vídeo pode valer a pena. Isso garante uma excelente produção.

E-books

E-books voltados para o fundo do funil, ou seja, com mais detalhes sobre seus produtos e os benefícios da sua empresa também ajudam as pessoas a tomarem a dianteira nas decisões de compra.

Conhecer a persona ideal da decoração apartamento é essencial em uma estratégia de marketing de conteúdo, incluindo essa etapa em que você deve criar um e-book com temas que interessem o público.

Mais uma vez, enfatizamos a necessidade de conteúdo e design de e-book de qualidade para ter o impacto desejado nos clientes em potencial.

Tutoriais e amostras grátis

Fazer um diagnóstico, conversar com os especialistas da empresa e uma avaliação gratuita são boas maneiras de mostrar que você domina o assunto.

É uma relação interessante para ambos, pois permite que você mostre seu conhecimento e possibilita que os leads entendam o caminho dentro de sua empresa.

Esta oferta não é muito difícil de fazer: requer cerca de 30 minutos do seu tempo por lead, o que pode ser rotina para sua equipe de vendas de instalações elétricas prediais.

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Mas esse é o momento de investir em leads extremamente qualificados e que estão muito perto de comprar. Mas não tente só vender seu produto: o objetivo é ajudar os clientes em potencial.

Outros formatos pertinentes para o fundo de funil são pedidos de demonstração, avaliações gratuitas, amostras grátis e cotações para seu produto ou serviço.

Este tipo de oferta é útil porque, muitas vezes, a decisão de um consumidor depende da sua capacidade de realmente experimentar um produto ou serviço.

Guest posts

São postagens de convidados, ou seja, quando alguém é convidado a escrever em um site ou blog de uma empresa parceira.

Se você possui um blog e convida um especialista no nicho que seu blog atua para escrever, esse post será publicado como guest post.

O conteúdo escrito por convidados permite que o site ganhe credibilidade. Ao envolver especialistas em diferentes temas, qualquer página será mais aceita pelo público.

Guest posts em outros sites de destaque direcionam mais tráfego para seu site. E, dependendo da demanda, isso aumentará suas chances de conquistar altas classificações nos buscadores, como o Google.

Antes de começar a escrever e publicar guest posts, é essencial definir o objetivo que deseja alcançar. Esse objetivo será fundamental na hora de escolher os blogs certos para enviá-los.

No caso dos leads de fundo de funil, esse formato é recomendado porque traz as informações mais específicas e qualificadas sobre manutenção industrial. Assim, os leads vão ser direcionados para a conversão mais rapidamente. 

Mas cuidado, o processo de conversão e conteúdos mais específicos devem ser colocados em sua própria página.

Considerações finais

Agora que você sabe mais sobre o segredo das conversões de fundo de funil, pode avaliar como aplicá-lo ao seu negócio.

A produção de conteúdo deve ser muito bem feita, pois ajudará na tomada de decisão dos leads. Produza conteúdo sob medida para esse período específico com foco em vendas e amplie suas oportunidades de conversão.Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Business Connection, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos

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