Beleza e Saúde

Saiba os benefícios de pular corda

Para algumas pessoas, pular corda é uma brincadeira de criança, mas essa atividade pode ser incluída na rotina de treinos, inclusive, muitas academias oferecem essa modalidade.

Esse exercício traz muitos benefícios à saúde, ajuda a queimar calorias e pode ser feito ao ar livre, em casa ou em qualquer outro lugar. Mas, assim como qualquer outro tipo, é necessário saber praticar e começar do jeito certo.

Também é importante dizer que pular corda é uma atividade física de alto impacto, ou seja, ela exerce peso sobre as articulações dos pés e joelhos, por isso não é recomendada para pessoas que tenham alguma limitação nessas regiões.

Com apenas essa exceção, pular corda é um exercício físico completo, que colabora com a saúde de muitas maneiras, aumentando a resistência física e beneficiando a circulação sanguínea.

Quem procura uma modalidade divertida e que se encaixa a qualquer rotina pode considerar essa atividade, mas é interessante saber um pouco mais sobre ela antes da prática.

Para entender um pouco mais sobre as vantagens de pular corda, neste artigo, vamos como fazer essa atividade do jeito certo, além de listar alguns pontos para quem quer começar. Confira!

Benefícios de pular corda

Pular corda é uma modalidade de exercício aeróbico e, por conta disso, aumenta a frequência cardíaca, melhora o condicionamento físico e ajuda a queimar calorias. 

Tudo isso beneficia o coração e é excelente para quem quer perder peso.

Parece muito fácil pegar uma corda e começar a praticar essa atividade, mas ela exige muito do cérebro, pois é necessário:

  • Equilíbrio;
  • Coordenação motora;
  • Ter foco;
  • Concentração.

O abdômen precisa estar contraído o tempo todo, além de adotar uma postura ereta durante o treino. Tudo isso melhora o condicionamento físico e traz bons resultados ao procurar uma clínica para fazer exame admissional.

Essa modalidade também exige o trabalho do corpo todo, visto que mesmo sendo mais branda para os membros superiores, é mais exigente com os membros inferiores, principalmente pernas e panturrilhas.

Os exercícios de impacto para as articulações dos tornozelos, joelhos e quadril não são recomendados para pessoas que possuem algum problema nessas partes do corpo.

Além disso, pular corda oferece menos riscos do que uma corrida intensa, visto que os pulos são baixos e o peso do corpo se divide nos dois pés, não apenas em um, como no caso da corrida.

Entretanto, pessoas que sofreram alguma lesão ou que desenvolveram problemas crônicos nas articulações devem evitar essa prática. Ela também não é adequada para indivíduos com sobrepeso, pois pode sobrecarregar algumas regiões.

Por outro lado, quem pode pular corda precisa se fortalecer e ter acompanhamento profissional no início.

É uma excelente atividade para quem consome remédio manipulado para ansiedade e que quer superar problemas emocionais.

Gestantes e idosos também precisam cuidar dos movimentos, pois o centro de gravidade dessas pessoas pode estar comprometido. 

Inclusive, é comum perder o equilíbrio durante esse exercício, mas existe uma forma de resolver. O praticante pode usar uma corda imaginária e dar pequenos saltos no mesmo lugar, sem usar o item.

Pessoas com problemas cardíacos podem pular corda, mas precisam seguir algumas recomendações, assim como na hora de praticar qualquer atividade física.

Elas dependem de acompanhamento médico e treinamento, e não devem fazer isso todos os dias. Quando estiverem se exercitando, devem pular corda por 1 minuto e descansar por mais 1 minuto.

Passo a passo para pular corda da forma correta

Quem não tem corda em casa precisa providenciar uma e existem várias opções no mercado. Os modelos mais antigos são feitos de nylon, mas você também pode encontrar cordas de PVC, que costuma ser mais rápida e usada por pessoas experientes.

Os cabos costumam ser revestidos de espuma para facilitar o manuseio e torná-lo mais confortável, além de que é um produto com preço bem acessível.

Cuidar da aparência, e com o chip da beleza gestrinona é importante, mas também devemos ter cautela com nossa saúde, por isso, ao começar a pular corda, vá devagar e sem pressa.

Lembre-se de que os resultados só são vistos ao longo do tempo e quando o exercício é feito constantemente, ou seja, quando ele se torna um hábito.

Você pode praticar em frente ao espelho e em uma superfície plana. Pule rodando as mãos para que a corda possa dar voltas e atente-se a todo o corpo. Comece com saltos baixos, de 5 cm, e mantenha o ritmo.

A postura precisa estar ereta, sempre olhando para a frente e com o abdômen contraído. Ao voltar para o chão, use as pontas dos pés para não sobrecarregar o calcanhar, pois isso pode provocar dores no joelho.

As pernas precisam estar levemente dobradas, posto que reduz os impactos no joelho e traz mais firmeza para o corpo.

Pule durante um minuto e descanse durante um minuto, em um tempo de 10 a 15 minutos por dia. O tratamento em espaço de massoterapia pode ajudar a aliviar qualquer incômodo nos primeiros dias.

Eles podem aparecer principalmente em pessoas que não praticam nenhum tipo de exercício físico, mas passam depois de alguns dias.

Ao longo do tempo, você pode aumentar a frequência e o modo como realiza o exercício, por exemplo, pulando em um pé só, dando 2 voltas com a corda em um único movimento e cruzando os braços durante o giro.

Dicas para começar a pular corda

Quem está começando a praticar essa modalidade, precisa seguir algumas dicas importantes. São elas:

1 – Escolher a corda ideal

Existem diferentes tipos e tamanhos de cordas, o que ajuda a encontrar aquela mais adequada às suas capacidades físicas do momento.

Para saber qual é o tamanho de corda ideal para você, segure as duas hastes com as mãos, pise no centro da corda com os pés unidos e estique os cabos. Eles devem estar na altura do peito, bem próximos à axila.

Afinal, assim como um consultório de neuropsicopedagogia oferece tratamentos personalizados, também existem cordas que se ajustam ao seu tamanho e necessidade.

Prefira materiais leves, como o nylon, pois outros materiais como aço, sisal e couro costumam ser mais pesados.

Cordas pesadas são mais indicadas para quem já pratica essa modalidade há algum tempo, pois elas ajudam a intensificar o treino. Ademais, quando for comprar sua corda, verifique se as manoplas podem ser substituídas ao se desgastar.

2 – Usar roupas confortáveis

Mesmo que você possa pular corda em casa, é fundamental usar roupas confortáveis e um bom par de tênis.

Pular é uma atividade de impacto para as articulações e o calçado tem o papel de amortecer os pés.

Antes de comprar roupas e tênis adequados, visite uma clínica médica ginecologia para fazer alguns exames de rotina e ser liberado pelo médico.

Depois, na hora de escolher o tênis, procure uma opção para esportes com pulos, como no caso dos tênis de basquete. Quanto às roupas, elas precisam ser confortáveis, leves e arejadas para que o suor possa evaporar.

3 – Escolher o espaço adequado

É necessário um espaço adequado para essa prática, que de preferência seja arejado e fresco para que o corpo não esquente muito.

A distância entre o teto e o chão precisa ter o dobro da sua altura, assim como o espaço à frente e atrás, para evitar que a corda derrube alguma coisa.

Lembre-se de manter uma distância de um braço das paredes e prefira um piso mais liso para reduzir a pressão dos impactos.

4 – Fazer um aquecimento

Qualquer profissional da saúde, como um ginecologista para jovens, ressalta a importância de fazer um aquecimento antes de começar qualquer exercício físico. Pode ser um alongamento ou até mesmo dar alguns pulos baixos com a corda.

É um exercício que ajuda a aumentar a frequência cardíaca gradualmente e vai preparar o seu corpo para pulos mais intensos.

Se quiser aquecer os braços, faça um movimento de giro com a corda por cima da cabeça e passando por cima dela sem pular.

5 – Respeitar os próprios limites

Quem está começando agora precisa respeitar os próprios limites e progredir com o treino aos poucos. Como falamos anteriormente, pule durante um minuto e descanse durante um minuto.

Faça isso por cerca de 15 minutos, de 3 a 5 vezes por semana e intensifique os movimentos, conforme sentir que está preparado, sempre respeitando os próprios limites.

Considerações finais

Quando pensamos nos cuidados com a saúde, logo nos lembramos de alguns recursos, como um andador idoso, mas os exercícios físicos têm o poder de prevenir qualquer doença que possa impactar o organismo.

Pular corda é uma das modalidades mais completas e benéficas para a saúde, além de muito divertida. Você pode praticá-la em qualquer lugar e convidar alguns amigos para fazer com você. Logo, em pouco tempo, vai se sentir mais saudável e bem-disposto.Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

17 − 8 =