Negócios e Política

Como usar CTA para impulsionar as vendas

Você já ouviu falar sobre Call To Action ou CTA? Se você trabalha com marketing digital ou vendas, já deve ter ouvido falar, e, além disso, é muito possível que você já tenha sido capturado muitas vezes por ele.

Nesse sentido, você deve pensar na palavra como uma adição persuasiva a determinados textos, imagens, anúncios, propagandas, etc.

Primeiro, você precisa saber que CTA ou Call-to-Action significa “chamada em ação” em português.

O que é um CTA (Call to Action)?

O CTA é resumidamente convidar alguém para uma ação e elas podem ser uma compra, assinatura, download, etc.

Por exemplo, se você tem uma empresa de gestão de marketing e vendas, utilizar comunicações com “compre agora” ou “conheça nossos produtos clicando aqui” podem ser dois exemplos de Call To Action.

O objetivo é fazer com que o leitor tome alguma iniciativa que fará bem a você e a ele.

Ou seja, eles são falados em um tom imperativo, sempre com um tom de comando, autoritário, inquiridor, ou melhor, comandando você.

Então, quando essa pessoa (seja um cliente ou um visitante) faz o que você está pedindo, significa que ela foi captada no CTA.

Ou seja, a ação esperada foi executada e você atingiu seu objetivo. Para uma melhor compreensão, podemos usar outro exemplo. Pense que você quer divulgar um curso gestão de startups. Com a estratégia de segmentação e atração de potenciais estudantes, você pode utilizar CTAs para “invista em seu futuro”, “saiba tudo sobre o universo das startups”, etc.

Nesse sentido, você estará chamando o público para agir, ou seja, fazer o que você quer que eles façam.

Da mesma perspectiva, esse padrão de comportamento geralmente ocorre quando você navega na Internet. Por exemplo, quando de repente você vê um anúncio em seu feed das redes sociais.

Geralmente, eles possuem algumas fotos e ao final tem a seguinte frase: “Se você gostou, por favor clique aqui para baixar nosso eBook e insira seu melhor e-mail para acessá-lo”.

Essas expressões estão chamando você para agir. Nesse sentido, observe também que ele diz “clique aqui”, “execute agora”, etc. Não há dúvida de que são no sentido de regulamentação, sendo a Chamada de Ação — comumente ensinada em cursos e especializações em gestão comercial e marketing ead.

Por que os CTAs são importantes?

Acredito que até agora todos os fatos vieram à tona e você tem uma ideia de como funcionam os CTAs. No entanto, vamos aprofundar este tópico para que você possa aprender mais sobre como ele funciona.

Como citamos anteriormente, o principal objetivo do CTA é chamar as pessoas à ação, por isso é importante envolvê-las em primeiro lugar.

Uma chamada para ação é vital para o seu negócio digital, pois ajuda a atrair novos clientes. Sua aplicação é efetiva em todo o ambiente da Internet, principalmente na publicidade nas redes sociais.

Quando você chama à ação, você está guiando seu público em sua direção. Seja usando seu conteúdo, se inscrevendo em workshops ou cursos gratuitos e muitas outras opções.

Uma chamada à ação é uma via de mão dupla e, quando você chama à ação, seus visitantes ganham algo. Portanto, é importante informar o que o usuário deve fazer e o que ele obterá.

Caso você possa e queira, ter uma especialização em um curso de empreendedorismo ead ou presencial pode ser fundamental para entender um pouco mais sobre as Chamadas de Ação e a importância dela para a sua empresa.

Tipos de chamada para ação

Quando você entende a importância e a utilidade desse recurso, precisa entender que ele permite vários aplicativos. Ela não está apenas condicionada ao texto, mas pode ser explorada e aplicada de outras maneiras.

Não há dúvida de que esta tecnologia evoluiu mais ao longo do tempo. Assim, torna-se versátil e pode ser aplicado de diferentes formas. Então, agora vamos discutir maneiras de aplicar CTAs para aumentar sua taxa de conversão.

Ou seja, você poderá fazer com que alguém curta uma postagem, salve, compartilhe, comente ou compre um produto.

Então vamos começar. Veja alguns tipos de CTAs:

Botão

Neste modelo, a chamada escrita fica dentro de um botão com o seguinte texto “clique aqui”. Além disso, ele é um dos modelos mais comuns na internet.

Texto

Aqui, o modelo não tem botões, é apenas texto.

Muitas vezes com expressões como “clique aqui e inscreva-se” sem botão de acompanhamento.

Link no texto

No último modelo, o link é inserido no texto através da opção “Hyperlink” em algumas plataformas.

Mais importante ainda, entenda que não há padrões textuais a serem seguidos quando se trata de chamadas para ação.

No entanto, você pode encontrar modelos padrão usados ​​na Internet. Mas saiba que um bom CTA precisa ser criativo, chamativo e persuasivo.

Por exemplo: descubra gestão de recursos humanos o que estuda neste link. E, incluir o link de cta nesta frase.

Saiba quem é seu público

Embora, até agora, tenhamos entendido o que significa CTA, e estamos aprendendo sobre sua importância e aplicação. Não posso deixar de falar sobre um fator muito importante que é muito importante para sua taxa de sucesso.

Conheça seu público. Para fazer isso, você precisa ter uma compreensão do funil de vendas. No entanto, você pode estar se perguntando, “mas por quê?”

Para obter bons resultados, essa ferramenta deve ser aplicada da maneira correta. O sucesso é garantido quando você sabe exatamente quem é seu personagem.

Por isso, caso você não saiba como funciona um funil de vendas, procure por uma faculdade gestao financeira a distancia e se aprofunde no assunto.

Nesse sentido, seu call to action deve ser adaptado às necessidades do seu público. Ou seja, você irá oferecer a solução para uma dor ou problema que aquele potencial consumidor pode ter.

Ou seja, a terminologia é nova, o mercado é novo e ainda há muito o que aprender. Nesse sentido, acredito que você percebeu a importância da estratégia e a necessidade de saber quem é seu público.

Além disso, é importante entender seus hábitos, preferências e situação financeira para oferecer o produto certo.

Isso definitivamente ajudará você a se sentir mais confiante em sua chamada à ação!

Dessa forma, ter uma estratégia e um bom conhecimento vai te ajudar a conseguir conversões, aumentar o tráfego, compartilhamentos, vendas, etc.

Defina o objetivo do call to action

Você certamente entende a necessidade de entender seu público e como um call to action otimiza seu negócio.

Dessa forma, será muito importante definir o objetivo do seu CTA, caso contrário você não o executará. Afinal, quando você não tem uma boa estratégia, as chances de perder seus objetivos são muito altas.

Então, para ajudá-lo ainda mais, mostraremos a quais alvos você pode aplicar chamadas. Eles são:

  • Link interno;
  • Newsletter;
  • Download;
  • Seguidores;
  • Assistir vídeos;
  • Adquirir produtos.

Confira um pouco mais a fundo sobre cada tópico!

Gerar tráfego (link interno):

Essa chama no texto pode levar os leitores a outro texto em seu próprio site. Além disso, é muito eficaz e estratégico.

Assine a Newsletter

Muitas empresas usam essa estratégia quando um visitante ou leitor entra em um site e é imediatamente convidado a assinar a newsletter.

Download

Por exemplo, uma estratégia amplamente utilizada para fazer com que as pessoas baixem e-books ou outros arquivos.

Você pode utilizar em diversos assuntos, desde receitas à aprofundamento de um curso gestão de pessoas a distancia.

Seguidores nas redes sociais

Essa tática é muito usada nas mídias sociais. Geralmente é aplicado no final do texto, pedindo que as pessoas compartilhem e curtam uma página, perfil ou post.

Assistir vídeo

As chamadas para ação também podem ser usadas para chamar as pessoas para assistir a vídeos no YouTube.

Comprar produto

O último da nossa lista, mas não menos importante. Ele pode ser usado para incentivar as pessoas a comprarem seu produto, seja ele online, físico ou digital.

Onde colocar o CTA

À medida que avançamos e aprendemos mais sobre o apelo à ação, podemos ver várias aplicações.

Conforme mostrado nas seções anteriores, daremos alguns exemplos de onde fazer chamadas. Você pode testar e descobrir a melhor forma de aplicá-lo ao seu negócio!

Página inicial do site

Uma chamada para que as pessoas saibam sobre o resto do seu site. Sua rede social e, como dissemos antes, assinar sua newsletter pode ser muito útil.

Páginas internas do site

Isso está vinculado à opção anterior. No entanto, você pode inserir um call to action em todas as páginas internas do seu site.

Dessa forma, você fará com que seus visitantes gerem tráfego que visitem muitas outras guias.

Mídia social

Ver chamadas para ação nas mídias sociais é bastante comum nos dias de hoje. Pode ser curtir um post, uma página ou visitar o site de uma empresa.

Além disso, você pode encontrar muitos anúncios lá como exemplos.

Postagem do blog

Além disso, temos ligações para solicitar postagens no blog, e é muito comum convidar os leitores a voltar. Ou comente os artigos publicados e visite as redes sociais.

Por exemplo: “Gostou do nosso conteúdo? Acesse nosso outro artigo e descubra mais sobre gestão financeira melhores faculdades”.

Anunciar

Por fim, temos anúncios. É muito provável que você já tenha se deparado com CTAs como “Saiba Mais”, “Clique Aqui” e por aí vai. A chamada à ação tem que ser bem aplicada aqui.

Agora que chegamos ao fim, você pôde ver a importância de um call to action para o seu negócio e como ele pode melhorar sua taxa de conversão.

Suas chances de sucesso e respostas dos leitores só aumentam quando você aplica essa ferramenta incrível de forma estratégica!Conteúdo originalmente desenvolvido pela equipe do blog It Business Fórum, site voltado para a veiculação de conteúdos relevantes sobre negócios, startups e estratégias para pequenas, médias e grandes empresas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

três + sete =