Beleza e Saúde

Tudo que você precisa saber antes de entrar na faculdade de administração

A faculdade de administração é um dos cursos mais procurados pelas pessoas, tendo em vista que essa formação permite ao futuro profissional atuar em diferentes tipos de empresas.

Todo negócio precisa de um bom administrador, tanto uma multinacional, quanto hospitais, lojas, estabelecimentos alimentícios, entre muitos outros. Escolher este curso é um bom caminho para quem quer trabalhar e conseguir boas oportunidades.

Mas, mesmo que o estudante tenha decidido entrar no curso de administração, muitas pessoas ainda têm dúvidas que precisam ser respondidas, antes de dar este importante passo.

Aliás, escolher uma faculdade sempre deixa muitas dúvidas, a não ser que a pessoa tenha total convicção daquilo que deseja fazer para o resto da vida. Inclusive, o curso de administração costuma ser escolhido por conta dessa dúvida.

Administrar uma empresa é uma grande responsabilidade, principalmente quando se trata de uma grande corporação. O administrador é um profissional que está à frente da companhia e seu trabalho vai determinar o sucesso ou fracasso da empresa.

Se você pensa em fazer essa faculdade, leia este artigo. Vamos explicar o que é ensinado no curso, o perfil ideal do estudante e dar algumas dicas para quem quer iniciá-lo.

O que você vai aprender no curso de administração?

Boa parte das pessoas que se interessam por esse curso gostaria de saber qual é a composição de sua matriz curricular. Muitos acreditam que durante os 4 anos de estudos aprenderam apenas disciplinas voltadas aos números.

Na verdade, essa crença está equivocada, pois durante a faculdade, as matérias estudadas vão muito além da matemática. 

Existem disciplinas voltadas para as esferas culturais, política e econômica, para trazer uma visão analítica de vários setores.

É assim que o profissional poderá administrar uma empresa de construção cisterna alvenaria e muitos outros empreendimentos. Será capaz de lidar com questões financeiras e gerenciais, de modo a atender as demandas da instituição.

O curso ajuda a avançar e desenvolver o aluno para o mercado para que seja um profissional capaz de trazer melhorias para a sociedade. 

Dentre algumas das matérias estudadas estão:

  • Comunicação e linguagem;
  • Matemática básica;
  • Direito administrativo;
  • Comércio exterior.

A partir do sétimo semestre, um estudante precisa do estágio supervisionado, e no oitavo período, além das matérias obrigatórias, é fundamental fazer as atividades complementares e o estudo de casos empresariais.

Por fim, é necessário apresentar o trabalho de conclusão de curso (TCC), que será orientado por um professor escolhido pelo próprio aluno. 

Trata-se de uma pesquisa aprofundada sobre algum tema de administração para articular os conhecimentos adquiridos.

Perfil do estudante de administração

O gerente de uma empresa de locação de guindaste pode fazer o curso de administração, tendo em vista que já possui certa experiência no setor.

Mas, não basta apenas se interessar por essa área, é fundamental ter afinidade, portanto, os estudantes precisam reunir algumas características que vão fazer muita diferença nesse processo. São elas:

Gostar de matemática

Uma das características mais importantes é gostar de matemática e se dar bem com números, pois embora nem todas as disciplinas sejam da área de exatas, muitas delas são, como matemática financeira, logística e estatística básica.

Antes de se matricular no curso, verifique qual é o seu nível de dificuldade com cálculos em geral e antes mesmo de começar o curso, conheça um pouco mais sobre as matérias estudadas.

Saber lidar com pessoas

Existem administradores assumindo posições de liderança em diferentes áreas, portanto, trabalham com vários setores e têm contato com outros colaboradores.

Assim sendo, é fundamental saber lidar com o próximo, ser cordial, justo e educado e não se deixar abalar por problemas pessoais.

No dia a dia, esse profissional vai precisar formar equipes para os projetos, contar com o auxílio de outros funcionários e outros processos internos que envolvem o capital humano.

Ter visão sistêmica

Dentro de uma empresa de laudo elétrico de baixa tensão, o administrador pode atuar em diferentes departamentos, como logística, auditoria, marketing, produção, recursos humanos, comércio exterior, vendas, financeiro, entre outros.

Independentemente disso, é necessário ter visão sistêmica para conhecer toda a corporação, mas isso não significa saber detalhes de cada segmento, entretanto, boas noções são muito bem-vindas.

Quem atua no departamento de marketing precisa saber como as atividades dessa área podem afetar o departamento financeiro, os resultados trazidos pelas campanhas e outras informações que fazem parte da visão sistêmica.

Também é este profissional que vai fazer a ponte entre as áreas da companhia, o que exige noções básicas do funcionamento de cada departamento.

Ser comunicativo

O curso de administração é indicado para pessoas que sabem se comunicar e transmitir ideias e conceitos de maneira clara.

Em um fabricante de cortador de batata frita industrial, por exemplo, em algum momento será necessário fazer reuniões, oferecer feedback, dentre outros momentos onde a comunicação é primordial.

Além disso, ao se reunir com um cliente, pode ser necessário ter que explicar e interpretar estatísticas, porcentagens, gráficos, dentre outros materiais que precisam ser esclarecidos durante uma conversa.

Ser disciplinado

O estudante de administração precisa ser disciplinado, visto que o conteúdo ensinado durante o curso prepara o aluno para acompanhar processos, organizá-los, colocarmos em prática, prestar contas e assim por diante.

Não se trata apenas de relatórios e planilhas, mas também de programas, arquivos online e outros materiais que precisam ser administrados no dia a dia e exigem disciplina para que possam ser planejados.

Gostar de trabalhar em equipe

A maioria dos administradores precisa liderar uma equipe, e por isso precisam gostar de trabalhar em conjunto com outras pessoas.

Por exemplo, em uma loja especializada em bateria 60, existem pessoas que pensam diferente e todas as ideias precisam ser ouvidas para se chegar a um acordo.

O administrador não pode ter dificuldades em aceitar ideias e escutar o que sua equipe tem a dizer, pois isso pode prejudicar o desenvolvimento do trabalho.

Pessoas que sabem trabalhar em equipe são aquelas que são mais flexíveis e empáticas, por outro lado, o administrador não pode ser autoritário e ignorar sugestões alheias.

Dicas para estudar administração

Se você já está se preparando para iniciar o curso, separamos algumas dicas que vão te ajudar a ter um excelente desempenho. São elas:

Aproveitar as oportunidades

Ao longo da vida, muitas oportunidades surgem pelo caminho e é fundamental saber aproveitá-las. Analise todas as situações e verifique se elas são compatíveis com seus objetivos e metas.

Só assim você vai tomar uma decisão que não vai atrapalhar os seus planos e ainda permitir que você aproveite uma chance de crescer como pessoa e profissional.

Aprender a falar em público

O gestor de marketing de um fabricante de decantador lamelar precisa falar em público quando for apresentar uma campanha ou um projeto de divulgação dos produtos e serviços.

Esses profissionais não podem ser tímidos, da mesma forma que o administrador precisa desenvolver essa habilidade. Não deixe que a timidez te domine, pois ela vai te impedir de fazer apresentações brilhantes e se destacar na carreira.

Lembre-se de que a faculdade vai abrir muitas oportunidades no mercado de trabalho e as entrevistas vão acontecer aos montes. Se você não for tímido, pode conquistar uma excelente oportunidade em um fabricante de torre pinça inox.

Fazer cursos e especializações

Os profissionais precisam estar preparados para as oportunidades que vão aparecer, por isso, conheça novas matérias, faça cursos variados e busque coisas novas.

Aprender outro idioma, conhecer um sistema, desenvolver as habilidades de comunicação, entre outros tipos de cursos são excelentes para preparar o seu currículo.

Ler constantemente

Todo universitário sabe que a faculdade exige muita leitura e pesquisa, e essa exigência não é diferente no curso de administração.

Lembrando que ler livros sobre a sua área de atuação é muito importante, mas é necessário ir além e procurar leituras variadas, inclusive romances, revistas, jornais e assim por diante.

O gestor de uma empresa de controle de ponto para professores procura manter a leitura em dia, e isso faz toda a diferença em sua carreira e no dia a dia de trabalho.

É uma forma de fortalecer os argumentos, desenvolver boas ideias e conhecer um pouco mais sobre diferentes culturas.

Considerações finais

Sendo assim, o curso de administração é um dos mais procurados pelos estudantes porque traz ótimas oportunidades no mercado de trabalho. Como falamos, simplesmente todo tipo de negócio precisa de um bom administrador.

Desenvolver a habilidade de tocar uma empresa é essencial para que a própria sociedade possa usufruir de produtos e serviços de qualidade. Ser administrador é prestar um serviço importante e garantir a qualidade das soluções do mercado.Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

quatro × dois =