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Saiba o que é arquitetura de marca

Arquitetura de marca é uma estratégia usada por diferentes empresas para organizar todos os produtos e serviços oferecidos por elas, tanto no mercado quanto na mente dos consumidores.

Se a organização veio de produtos diferentes ou possui um portfólio de soluções muito grande, precisa colocar em prática esse conceito. Analisando essa definição, muitos acreditam que essa metodologia se aplica apenas às grandes empresas.

No entanto, a verdade é que, para os pequenos negócios, é uma estratégia fundamental para planejar a expansão de novos produtos e conseguir alcançar segmentos diferentes no mercado.

Você sabe que muitas marcas conhecidas possuem uma grande variedade de produtos e serviços, e é possível reconhecê-los e escolher aqueles que mais se adequam às nossas necessidades, por causa da arquitetura de marca.

Se você quer fazer sua empresa crescer e expandir as soluções que ela disponibiliza no mercado, então chegou o momento de compreender esse conceito, e mais do que isso, saber como colocá-lo em prática.

É assim que o negócio vai decolar e alcançar novos patamares. Pensando nisso, neste artigo, vamos explicar o que é arquitetura de marca, por que essa estratégia é importante e mostrar alguns benefícios que ela traz.

Entenda o conceito de arquitetura de marca

Arquitetura de marca nada mais é do que um sistema que vai organizar a empresa, seus produtos e serviços, para que seja mais fácil identificá-los por parte do público.

É como se fosse uma e hierarquia dentro da empresa, tendo como foco os objetivos de crescimento. Para isso, mantém-se a consistência, de modo que a organização possa ser reconhecida pelo público, fortalecer seu prestígio e se posicionar.

Elas pensam em tudo o que compõe suas soluções, desde a embalagem, por meio de papel acoplado para lanches personalizado, até as estratégias de marketing.

Existem inúmeros exemplos de empresas que utilizam essa estratégia, principalmente, aquelas que oferecem uma quantidade muito grande de produtos e que geram impactos para públicos diferentes.

A partir disso, é como se as soluções recebessem um selo de aprovação de determinada empresa e isso endossa a qualidade do que é vendido.

Importância da arquitetura de marca

Diferentes empresas, independentemente de seu segmento ou porte, precisam de uma boa consistência visual para que possam vender e crescer em seu mercado, principalmente quando se trata de públicos específicos.

A arquitetura de marca consegue organizar a relação entre todas as soluções vendidas pela empresa e seu portfólio de produtos. Como resultado, haverá uma boa sinergia entre as organizações e a maneira como sua expansão é guiada.

Por meio desse recurso, um fabricante de impressoras para front light banner torna seu posicionamento mais claro para a persona, o que fortalece e aumenta sua competitividade.

Entretanto, é fundamental compreender o conceito de arquitetura de marca e saber utilizá-la do jeito certo, pois é assim que os resultados da corporação serão maximizados, além de melhorar consideravelmente os investimentos.

Tipos de arquitetura de marca

A arquitetura de marca costuma ser apresentada por meio de 3 sistemas diferentes. Um deles é a arquitetura de marca única ou monolítica, e dentro dele existe uma marca principal que é fortalecida e se torna única no segmento.

Nesse caso, as demais submarcas da empresa vão utilizá-la, além de aplicar uma variação na descrição, considerando as características do produto ou serviço.

É uma abordagem indicada para os clientes que escolhem com base na fidelidade com uma empresa, portanto, as características e benefícios oferecidos pelas soluções não são mais importantes do que a promessa da marca em si.

Nesse tipo de arquitetura, existe um logotipo principal, que precisa ser aplicado em diferentes variações de cores, e uma de suas maiores vantagens é o fato de que não precisa de tantos investimentos para divulgar novos produtos.

Isso acontece porque se uma empresa de manutenção de jardim investe na arquitetura monolítica não precisa de um orçamento maior. O foco é a construção de uma única marca que vai emprestar sua força para outros produtos.

Entretanto, as organizações que escolhem essa metodologia têm um pouco mais de dificuldade para entrar em novos mercados e qualquer deslize pode comprometer todas as suas outras marcas.

O segundo tipo é a arquitetura mista ou endossada, onde cada produto ou submarca possui presença definida e distinta, portanto, não é endossado pela marca mãe.

São marcas que possuem identidades independentes, mas a marca matriz está sempre presente e confere credibilidade para as outras.

A principal vantagem dessa metodologia é o baixo risco de contaminação de uma marca para outra, o que vai acabar reduzindo os conflitos de canais, mas é necessário investir um pouco mais na comunicação entre elas.

Por fim, existe a arquitetura independente, ou seja, todas as empresas irmãs atuam de maneira independente, mas nunca de forma isolada.

Embora a matriz possa ser invisível ou irrelevante, cada submarca constrói sua própria imagem com muito cuidado, mas os riscos de contaminação entre elas são muito baixos, mas os investimentos em comunicação são maiores.

Benefícios da arquitetura de marca

Todo tipo de negócio, desde uma pequena loja de bairro até um grande fabricante de caixa de papelão tipo maleta, deve investir em arquitetura de marca. Mas, quando se trata de pequenas empresas, muitos acreditam que são muito pequenos para pensar nisso.

Entretanto, como falamos anteriormente, essa metodologia não serve apenas para as grandes organizações, pois mesmo as pequenas podem perceber muitas melhorias em seu desempenho, por organizarem melhor suas soluções.

A verdade é que, independentemente de qual seja o tamanho do seu negócio, a arquitetura de marca vai trazer muitos benefícios para ele, como:

Reduz os custos com marketing

Quando uma empresa e suas submarcas são arquitetadas do jeito certo, considerando uma lógica, os esforços de marketing acabam diminuindo.

Todo tipo de estratégia, como uso de placa ACM com letra caixa na fachada, e várias outras opções de marketing são melhoradas, como:

  • Marketing de conteúdo;
  • E-mail marketing;
  • Anúncios em geral;
  • Presença nas redes sociais.

Isso acontece porque surge uma oportunidade de promover as companhias de maneira cruzada, fazendo com que qualquer estratégia de marketing se torne mais eficaz.

Torna a marca mais flexível

Quando se estabelece uma arquitetura de marca de maneira intuitiva, é a organização quem define o cenário e como vai adicionar novos produtos e serviços, respeitando seu ritmo de crescimento.

Consequentemente, a organização se torna algo modular e que está sempre preparada para receber outras marcas.

Mais clareza e sinergia

Desde uma clínica especializada em drenagem linfática barriga até o menor dos negócios deve ser considerada como entidade complexa.

Quando todos os componentes que fazem parte dessa entidade são claramente definidos e compreendidos, são possíveis de trabalhar juntos, com mais eficiência e eficácia, em direção a objetivos comuns.

Aumenta a visibilidade no mercado

Quando existem várias divisões de uma marca e elas não são claramente delineadas, é necessário confiar em uma matriz que vai chamar a atenção do mercado.

Por meio da arquitetura de marca, é possível diversificar os produtos e serviços utilizados e destacar suas qualidades e quais são os pontos fortes das submarcas.

Melhora a segmentação de necessidades

Hoje em dia, uma empresa de terceirização recepcionista precisa terceirizar sua audiência para que possa atender a necessidades específicas.

Investir em arquitetura de marca é uma forma de segmentar a mensagem, produtos e serviços para diferentes públicos e compreender melhor o que essas pessoas têm a dizer para falar o que elas querem ouvir.

Consequentemente, a organização vai ser capaz de oferecer exatamente a solução que seu público está procurando.

Esclarece o posicionamento da empresa

A clareza é fundamental para aumentar a eficácia do posicionamento da companhia, fazendo a articulação clara dos nomes das submarcas.

É assim que as mensagens são muito mais claras, e como resultado, o desempenho também melhora consideravelmente.

Aumenta a confiança do público

Se um fabricante de brindes personalizados investe nessa metodologia, consegue aumentar a confiança das pessoas em relação a ele.

Essa prática nada mais é do que uma forma de garantir o crescimento do próprio negócio, e ter um futuro é fundamental até mesmo para atrair e tranquilizar investidores e talentos para a corporação.

Conscientiza a audiência

Por fim, quando as divisões são claras e bem delineadas, os consumidores conseguem compreender o propósito de valor.

Sem falar no fato de que é muito mais fácil converter um cliente que já compra com uma submarca do que um consumidor que nunca teve um histórico com seu negócio.

Considerações finais

Sendo assim, se você parar para observar, vai perceber que existe uma grande quantidade de empresas que trabalham com a arquitetura de marcas.

Muitos produtos e serviços que consumimos no dia a dia fazem parte desse processo e conseguem melhorar sua qualidade continuamente.

Neste artigo, você conheceu um pouco mais sobre essa estratégia e todos os benefícios que é capaz de trazer para as organizações.Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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