Negócios e Política

Sim, vender no Mercado Livre dá dinheiro! Mas como?

Compensa vender no Mercado Livre? Dá dinheiro? E a resposta é: sim! Vender no Mercado Livre é uma ótima opção para quem está pensando em mudar de ramo ou dar um up nos negócios.

Só para você ter uma ideia, em março de 2021 o Mercado Livre teve um crescimento de 23% comparado ao ano anterior. Isso significa que, só naquele mês, eles alcançaram 279 milhões de visitas mensais.

Se ainda tem dúvidas se compensa vender no Mercado Livre, acredito que esse número fale por si só, não é mesmo? Leve em consideração que março é um mês relativamente calmo perto dos campeões de venda, que são:

  • Maio (Dia das Mães)
  • Agosto (Dia dos Pais)
  • Outubro (Dia das Crianças)
  • Novembro (Black Friday)
  • Dezembro (Natal)

Agora, vamos ver o que é possível fazer para começar a anunciar o Mercado Livre e arrasar nas vendas. Confira!

Como vender no Mercado Livre? Dá dinheiro,mas só se você fizer certo!

Começar a anunciar em um dos maiores marketplaces do Brasil e ter bons resultados requer esforço e paciência. Não é uma tarefa difícil, mas precisa de cuidados.

Para anunciar no MeLi, você pode tomar dois caminhos:

  1. Construir seu nome e fazer a sua jornada sozinho
  2. Encurtar a jornada realizando anúncios por meio de uma loja autorizada
  5 estratégias comerciais para você vender mais

Vamos conhecer cada uma dessas possibilidades?

Anunciando no Mercado Livre sozinho

Essa caminhada é longa e satisfatória e você precisará lidar com algumas frustrações logo no início. Pode ficar tranquilo que não é um bicho de sete cabeças prestes a devorar você.

A plataforma do MeLi é intuitiva e muito fácil de mexer, logo não sentirá dificuldades. O primeiro passo consiste em acessar o site e fazer o seu cadastro. Para isso, clique em “Crie sua Conta”.

Em seguida insira os dados da sua empresa (CNPJ, Razão Social e e-mail) e clique em continuar. Por fim, acesse sua conta e clique em “Vender”, selecione o que pretende anunciar (produtos, serviços, imóveis…).

Escreva um título, faça a descrição, selecione a categoria, insira as fotos e o básico foi feito. Agora é hora de decidir como quer anunciar. Existem duas opções, catálogo e lista geral, sendo que essa última você faz a configuração de tudo sozinho e no catálogo o próprio MeLi cuida disso para você.

Não esqueça de informar estoque, se os produtos têm variação (cor, tamanho, sabor…) e o preço correto. Por último, escolha o tipo de anúncio que quer fazer: gratuito, Clássico ou Premium.

A diferença entre as formas de anúncio é que elas oferecem diferentes tipos de exposição, com menos ou mais. Agora, basta clicar em anunciar e está tudo pronto para começar a vender.

Inicialmente pode parecer frustrante, pois as vendas começam devagar até que você construa uma boa reputação. À medida que for vendendo, as avaliações irão chegando e você vai ganhando mais notoriedade e importância.

  Mercado de acrílicos cresce e empresa investe em novas contratações

Comece arrasando em vendas no Mercado Livre: anuncie por uma loja autorizada

Estamos falando do olist, o marketplace dos marketplaces. Podemos afirmar que ele é como uma imensa loja de departamentos, que tem uma reputação invejável e, consequentemente, boa visibilidade.

O olist atua em diversos marketplaces famosos, como é o caso do Mercado Livre. E qual a vantagem de anunciar seus produtos por meio dele?

Você estará economizando tempo e seus produtos terão mais visibilidade, assim como mais saída. Não precisará se preocupar com a reputação, pois olist já possui uma muito sólida.

Para começar a vender no Mercado Livre e ver o dinheiro entrando, procure no olist uma solução chamada Olist Store. Em seguida faça seu cadastro e aguarde a aprovação.

Com o cadastro aprovado, basta escolher qual plano é o mais adequado (Lite, Basic, Pro e Premium) e começar a cadastrar seus produtos.

Pronto, agora você verá que vender no Mercado Livre dá dinheiro. Mas para isso, não pode cometer os erros mais comuns e que são os mais prejudiciais.

Quer vender mais? Não cometa esses erros

Categoria errada

Encaixar seu produto na categoria errada é uma falta grave para quem deseja vender bem. Categorizar erroneamente dificulta o processo para encontrar seu produto.

Dessa forma, quando seu cliente realizar uma pesquisa no Mercado Livre, os resultados exibidos podem não apresentar a sua loja. Além do mais, perde-se um pouco de credibilidade, pois passa um ar de desleixo.

Portanto, muito cuidado ao atribuir categorias.

Fotos de baixa qualidade ou que não são reais

Responda, você compraria um tênis sem saber como é a aparência dele? Acredito que não. A mesma coisa acontece quando um comprador encontra uma loja que exibe imagens de pouca qualidade ou que não condizem com a descrição.

  Mercado de acrílicos cresce e empresa investe em novas contratações

Aqui podemos ter dois graves problemas:

  • O cliente desistir da compra por não saber mais detalhes de como é o produto
  • Cliente efetuar a compra e se decepcionar pois não é parecido com a foto, sentir-se lesado e abrir um processo contra o vendedor

Nenhuma das duas situações é boa. E para evitar essa dor de cabeça desnecessária, capriche nas fotos. Elas precisam ser bem iluminadas e mostrar cada detalhe.

Descrições insuficientes ou fantasiosas

Quando um cliente acessa a sua loja no Mercado Livre, ele procura o máximo de informações possíveis. Sendo assim, apresente na descrição cada detalhe que faz seu produto ser melhor que o do concorrente.

Veja bem, não estamos falando em fantasiar e inventar qualidades, pois o cliente pode se sentir lesado. Uma boa dica é não enrolar e falar tudo da forma mais clara possível.

Outra dica interessante é observar as perguntas que você mais recebe. Inclua essas respostas na descrição.

Por fim, agora que você já sabe que vender no Mercado Livre dá dinheiro e vale a pena, está esperando o que para começar a anunciar? Boas vendas!

Este post foi escrito pela equipe do olist, uma solução completa para lojas que querem vender online de forma prática e profissional. Com milhares de lojas parceiras em mais de 180 países, o olist tem ferramentas que facilitam a criação de loja virtual, a venda em marketplaces, a gestão dos negócios e a operação logística no e-commerce. Conheça o olist.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

catorze + 16 =