Negócios e Política

5 estratégias comerciais para você vender mais

Conheça estratégias comerciais que vão ajudar a aumentar as vendas da sua loja e comece a aplicá-las hoje mesmo

Em um mercado cada vez mais competitivo,o lojista precisa estar sempre inovando. Existem diversas estratégias comerciais que podem ser implementadas visando melhorar os resultados do negócio. Modalidades como o cartão de crédito com cashback, por exemplo, têm ganhado cada vez mais adeptos.

Os lojistas lidam hoje com desafios trazidos pela tecnologia e digitalização do processo de compras. Em um contexto no qual não existem mais fronteiras geográficas que limitam os clientes, como vender mais?

  1. Utilize a tecnologia

A tecnologia deixou de ser um diferencial para se tornar uma necessidade competitiva. As empresas, independente do seu porte ou segmento de atuação, precisam estar atentas às tendências tecnológicas e adaptá-las à realidade de seus negócios.

Com o crescimento das compras online, os lojistas devem aproveitar para oferecer também aos seus clientes a possibilidade de comprar online. O uso das redes sociais como mecanismo de marketing também é uma solução que precisa estar no plano estratégico do seu negócio.

  Sim, vender no Mercado Livre dá dinheiro! Mas como?

Adaptar soluções tecnológicas às demandas dos consumidores e às possibilidades da sua empresa vai ajudar a aumentar as vendas e captar novos clientes. Sem dúvida, o lojista que deseja vender mais precisa usar os recursos tecnológicos que estão à sua disposição. 

  1. Personalize ofertas

Com o uso inteligente da tecnologia, o lojista tem condições de entender o comportamento e as necessidades dos seus clientes. Esse é o ponto de partida para a personalização das ofertas.

Trabalhe para oferecer ao seu cliente aquilo que ele está buscando, de forma personalizada. Personalizar significa adaptar um produto ou serviço às expectativas do consumidor.

Por isso, quando se trata de personalizar uma oferta, o objetivo é trabalhar desde as propostas até a publicidade, atendimento e promoções que estejam focadas nas necessidades do seu cliente.

  1. Gerencie os dados dos seus clientes

Concomitante às estratégias anteriores, o gerenciamento de dados é uma consequência do uso da tecnologia, que auxilia na personalização de ofertas. Este gerenciamento consiste na coleta, manutenção e uso dos dados dos seus clientes de forma segura, eficiente e econômica, visando algum objetivo.

  Como fazer um plano de ação para atingir metas de vendas em 8 etapas

Neste ponto, o lojista precisa estar alinhado com o que determina a legislação em vigor. A Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) versa a respeito da regulação e tratamento de dados de clientes. Lembre-se que você deve coletar dados e tratá-los apenas após a autorização expressa do consumidor.

  1. Diversifique produtos

A diversificação do mix de produtos segue sendo uma das estratégias comerciais mais eficientes no contexto lojista. Quanto mais restrito for o mix de produtos oferecidos, mais restrito será o alcance de clientes atendidos.

Com uma quantidade de produtos adequada é possível atingir mais pessoas e garantir que mais compras aconteçam. Com diversificação e maiores possibilidades, o lojista consegue aumentar o ticket médio e, consequentemente, vender mais. 

  1. Adote o cashback

O cashback é um benefício oferecido aos consumidores, no qual eles recebem de volta parte do dinheiro gasto em uma compra. Atualmente, no mercado, os consumidores encontram cashbacks em percentuais de devolução que variam entre 5% e 15% do valor total.

Além de ser uma forma de estimular o consumo, o cashback traz vários outros benefícios para os lojistas: aumenta a satisfação e fidelização dos clientes, dá maior visibilidade para a loja e favorece o crescimento da base de clientes. 

  Sim, vender no Mercado Livre dá dinheiro! Mas como?

Grandes lojistas já utilizam essa estratégia em favor dos seus clientes, por isso, adotar o cashback no seu negócio é uma forma de ampliar a competitividade. Observar as estratégias e práticas adotadas pela concorrência é um mecanismo de gestão importante para a sua loja.

Tenha em mente que você precisa conhecer a concorrência e entender como ela está se comportando. Avalie quais são os produtos mais vendidos, as promoções e ofertas lançadas e de que forma isso está atendendo as demandas do mercado.

Essas informações são preciosas para a sua loja. Veja o que tem funcionado e o que não tem trazido resultado, adapte as soluções e trabalhe com diferenciais. 

Todas as estratégias comerciais da sua empresa devem ser colocadas em prática pensando nos consumidores. O cliente precisa encontrar na sua marca um bom atendimento, confiabilidade, qualidade, segurança, preços competitivos e agilidade.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dois + nove =