Negócios e Política

Saiba como um blog ajuda na geração de leads

Estratégias para a geração de leads estão entre as prioridades das empresas, pois elas sabem que o relacionamento de compra e venda mudou muito nos últimos anos.

Atualmente, um dos principais objetivos do marketing digital é justamente gerar leads, e muita coisa pode ser feita nesse sentido. Mas, tudo só vai funcionar se a marca souber gerar tráfego para o site.

Uma boa estratégia de SEO consegue fazer isso, mas usar apenas ela não é o suficiente para atrair potenciais clientes. Eles não são capturados logo na primeira visita, por isso, a empresa precisa dar uma razão para voltarem.

Só que os usuários não têm muitas razões para voltar ao site da empresa, com exceção para as plataformas e-commerce, onde eles podem comprar alguma coisa.

As pessoas gostam de ler as páginas de serviço, mas as companhias precisam fazer um esforço para capturar os visitantes. Mas, para isso é necessário conhecê-los melhor e investir em marketing de conteúdo.

O blog entra nesse processo, por isso, vamos explicar o conceito de gestão de leads, como o blog pode ajudar a capturá-los e mostrar como qualificá-los.

O que é gestão de leads?

Gestão de leads nada mais é do que o processo de gerar, acompanhar e converter visitantes em potenciais clientes, que futuramente serão oportunidades de negócio, e tudo isso é feito por meio do inbound e outbound Marketing.

Lead é o nome dado a um visitante que forneceu seus dados de maneira espontânea, em troca de algum benefício oferecido pelo negócio.

Por exemplo, uma clínica especializada em harmonização facial com ácido hialurônico pode oferecer um ebook para o usuário em troca de alguns dados simples dele, como:

  • Nome;
  • E-mail;
  • Telefone;
  • Endereço.

Quando a pessoa fornece essas informações, passa a ser considerada um lead, que em outras palavras é uma oportunidade futura de venda. 

São usuários que demonstraram interesse pelas soluções da empresa e agora fazem parte do banco de dados.

Se a companhia está trabalhando na geração de leads, precisa saber quais informações vão ajudá-la a se comunicar com seus contatos e fazer com que eles se sintam cada vez mais interessados pelas ofertas.

  Gestão de leads: 5 etapas para um gerenciamento eficaz

O trabalho de gestão de leads está relacionado diretamente ao funil de vendas. Trata-se de uma jornada pela qual o cliente passa, desde o momento em que conhece a empresa até a compra.

A empresa precisa criar estratégias para atravessar seus potenciais clientes o mais rápido possível dentro do funil, pois isso vai fazer com que eles entendam sua necessidade e queiram comprar um produto ou serviço.

Na primeira etapa do funil, o objetivo da marca é atrair os usuários para que eles se transformem em leads. 

Depois disso, começa o trabalho de gestão de leads, para que esses contatos continuem caminhando dentro do funil de vendas.

Um colégio de educação infantil que faz uma boa gestão de leads consegue apresentar, educar, ensinar e converter seus contatos.

Durante o processo, o potencial cliente precisa criar consciência em relação ao produto ou serviço, o que se dá por meio de 4 fases, que são capturar, qualificar, nutrir e converter.

Como o blog ajuda a gerar leads?

A empresa não deve enxergar a geração de leads como um processo independente, pois na verdade é uma jornada que começa antes mesmo de a empresa ser apresentada aos clientes.

Quando a marca atrai visitantes em seu site, os alimenta por meio de conteúdos que colaboram com a geração de leads, pode começar a trabalhar o processo de conversão, que ajuda a estabelecer um relacionamento duradouro com essas pessoas.

O canal usado para tudo isso é o blog e ele também introduz o seu negócio na mente das pessoas. É claro que os usuários podem visualizar uma publicação de uma empresa de desinfecção de ambientes de escritórios nas redes sociais.

Eles também podem fazer pesquisas no Google e encontrar o site da empresa dessa maneira. Independentemente do que aconteça, o blog consegue captar o interesse do visitante e mantê-lo engajado com a publicação.

O gestor precisa saber quanto tempo deseja manter essas pessoas engajadas. Por exemplo, é necessário saber quanto tempo a empresa deseja que a pessoa permaneça em seu blog explorando outros tópicos.

Mas, ela também pode querer que a pessoa visite o site institucional para conhecer um pouco mais sobre a empresa.

Os conteúdos publicados no blog atraem a atenção dos usuários para os assuntos relacionados ao negócio. Mas, as estratégias de SEO mostram que o site institucional oferece conteúdo de valor.

  Gestão de leads: 5 etapas para um gerenciamento eficaz

Quanto mais tempo uma pessoa permanece no site de uma confecção de abadá de carnaval personalizado, mais vai confiar na empresa.

Uma pessoa que permaneceu 15 minutos consumindo conteúdos tem muito mais chances de voltar para o blog do que aquela que acessou a página por alguns segundos.

A companhia precisa construir uma base de relacionamento sólida com o cliente, e este canal ajuda a fazer isso. Depois ela só deve aproveitar seus conteúdos e melhorá-los constantemente para continuar gerando leads.

Só que o blog deve ser trabalhado de modo a fornecer informações incentivos a cada etapa onde o lead se encontra dentro do funil.

Além dos conteúdos publicados, a empresa pode investir em CTA (chamada para ação) ao final dos materiais para incentivar uma ação por parte do visitante.

Isso ajuda a capturar leads com mais facilidade e induz uma ação que a companhia espera que ele tenha.

Só que não basta apenas gerar leads, é necessário qualificá-los para aumentar as chances de convertê-los em clientes.

Como qualificar os leads

Qualificar os leads nada mais é do que segmentar o público prospectado, de modo a compreender o perfil compatível com o de pessoas que comprariam do negócio.

Em outras palavras, uma empresa de aluguel chácara eventos descobre com facilidade quem são seus potenciais clientes. E algumas maneiras de qualificar os leads são:

Identificar as necessidades do lead

Verifique se o contato realmente precisa da solução oferecida pelo seu negócio. Antes de tentar converter um visitante em cliente, primeiro é necessário compreender se ele realmente vai se interessar por seus produtos e serviços.

Muitas vezes, as pessoas acessam o site ou blog da empresa para esclarecer uma dúvida, e não necessariamente estão interessadas em comprar alguma coisa.

Adequar o lead à empresa

É necessário identificar se a solução vendida pela marca é realmente viável para o lead. Veja se sua empresa realmente consegue atender as necessidades dessa pessoa.

Às vezes, ela pode até estar interessada na oferta, mas por conta de sua localização geográfica, é impossível fazer negócio com ela.

Desde o momento da abertura de empresa até a consolidação do negócio no mercado, é necessário adequar o produto ao lead e o lead à empresa.

  Gestão de leads: 5 etapas para um gerenciamento eficaz

Falar abertamente sobre o preço

Muitas empresas já enfrentam problemas nas redes sociais por anunciarem produtos e serviços nessas plataformas e não falarem o preço logo de cara.

É muito desagradável quando a pessoa se interessa pelo produto ou serviço, mas vai descobrir que não consegue comprá-lo apenas conversando com o vendedor.

O ideal é que a empresa saiba rapidamente quem pode ou não ser seu cliente, e uma das maneiras mais eficazes de fazer isso é falando sobre o preço a abertamente.

Avaliar a autoridade do lead

É muito importante saber se o contato tem poder de decisão para se tornar um cliente. Uma pessoa que procura barbearia aberta hoje, certamente vai se dirigir ao estabelecimento.

Mas se uma criança de 10 anos acessa o site do negócio e preenche o formulário para receber um material, isso não significa que a empresa possa vender para ela. Uma criança nessa idade ainda não tem poder de compra e precisa de um adulto.

A mesma situação pode acontecer com empresas B2B, pois para vender qualquer solução, é necessário falar com o colaborador autorizado a fazer a compra.

Saber o timing do lead

Por fim, mas não menos importante, é necessário saber o timing do lead, pois, às vezes, ele está muito qualificado, embora não esteja pronto para se tornar cliente.

Se uma fábrica de adesivo personalizado tem uma grande quantidade de leads, a qualificação precisa ser rápida.

Também pode haver a qualificação prática, que reduz as burocracias e variáveis que podem ser analisadas com facilidade. A qualificação também pode ser duplicável, para que esteja acessível a toda a equipe.

Ao captar informações importantes sobre o negócio, com base em todas as características anteriores, fica mais fácil descobrir o perfil de cliente ideal.

Considerações finais

Sendo assim, conquistar leads no blog é uma das estratégias mais importantes para que o seu negócio tenha contato com pessoas que realmente possam se tornar clientes.

Ele ajuda a estabelecer um relacionamento com esses consumidores, e a partir daí a venda se torna apenas uma consequência natural.Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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