Beleza e Saúde

O Bruxismo pode afetar a minha alimentação?

Um dos problemas mais conhecidos relacionados à saúde bucal e que impactam diretamente no nosso dia a dia, interferindo na alimentação, causando dores e desgaste dos dentes é o bruxismo.

Alguns problemas de saúde oral tem direta relação com patógenos, muitas vezes oriundos de uma má higienização.

Os cuidados prévios com a limpeza bucal é, portanto, o principal aliado para manter os dentes saudáveis.

Esses hábitos devem incluir uma escovação sempre após as refeições, o uso de fio dental ao menos uma vez ao dia, além de cuidados com a remoção da saburra lingual.

Outros problemas, como os necessários nos tratamentos com aparelho odontológico transparente, derivam de malformações estruturais.

Entretanto, os problemas psicológicos também podem ocasionar problemas relacionados à saúde bucal, como é o caso do bruxismo.

O que é o bruxismo?

Esta é uma condição que se enquadra nas doenças parafuncionais, caracterizando-se por ocasionar movimentos involuntários. Sendo que no caso do bruxismo, estes movimentos se dão nos músculos mandibulares.

Uma vez que estes músculos desenvolvem estas ações involuntárias, os dentes tendem a apertar-se uns contra os outros, ou a ranger-se, provocando desgastes.

Estes problemas mandibulares podem ser corrigidos com o uso de aparelho de dente, pois às vezes é um mau alinhamento que provoca estes movimentos.

Causas do bruxismo

O bruxismo é uma doença que pode estar relacionada com duas causas principais.

Sendo a causa física relacionada principalmente a uma disfunção temporomandibular, afetando os músculos da mandíbula e provocando os movimentos involuntários de apertar e ranger dos dentes.

A má formação da arcada dentária também pode ser responsável pela condição, uma vez que a mordida não se encaixa como deveria e provoca, consequentemente, pressão nos dentes.

Entretanto, na maioria das vezes, esta condição está relacionada a fatores psicológicos como ansiedade e estresse.

Estes fatores psicológicos, muitas vezes desregulam os sinais emitidos por nossas terminações nervosas, provocando muitos tipos de movimentos involuntários, como a síndrome da perna inquieta, por exemplo.

Sendo assim, quando os nervos atingidos são relacionados aos músculos mandibulares, condições como o bruxismo podem ocorrer, sendo preciso realizar um tratamento psiquiátrico em conjunto com o odontológico, que deve indicar aparelho para bruxismo onde comprar.

Sintomas do bruxismo

O bruxismo é uma doença que pode ser identificada inclusive pelo próprio paciente, sendo necessário diagnóstico profissional para confirmação.

Porém, os movimentos involuntários são bem peculiares pois não tem como passarem despercebidos durante o dia.

Isto nos leva a dizer que existem duas formas que esta condição pode acometer o indivíduo, podendo ocorrer durante o dia, ou, na maioria das vezes, durante a noite.

Quando ocorre durante a noite, torna-se mais difícil de identificar, pois muitas vezes você deverá perceber os sintomas que decorrerão dessa pressão.

Portanto, os sintomas principais do bruxismo são:

  • Dores no maxilar e mandíbulas;
  • Dores de cabeça, principalmente laterais;
  • Sensibilidade ou dor nos dentes;
  • Cansaço mandibular.

Muitas vezes, a pessoa demora a dar valor para estes sintomas, e o desgaste primário do esmalte pode tornar-se mais grave, atingindo os nervos.

Quando isso começa acontecer, a sensibilidade e dores começam a aumentar, como no caso dos ataques por cáries.

Todos estes sintomas interferem diretamente na saúde bucal, estando diretamente relacionados com dificuldades na hora da alimentação, como dificuldade para abrir e fechar a boca e dores nos dentes em contato com o alimento.

Qual o tratamento para o bruxismo?

Por se tratar de uma doença relacionada a outros tipos de condições, é preciso primeiramente entender qual a principal causa do problema.

Se esta for de origem física como um alinhamento incorreto que provoca problemas na mordida, buscar por aparelho transparente preço é o caminho indicado.

Entretanto, quando o problema for de cunho psicológico, será preciso realizar um tratamento conjunto com um profissional da área da psicologia também.

O profissional deste segmento, seja através de consultas com psicólogos ou com tratamentos medicamentosos, deverá combater a origem do problema.

Enquanto isso, o dentista poderá indicar procedimentos e a busca por aparelho para bruxismo valor, que permitam que os sintomas sejam amenizados, e que problemas como o desgaste e quebras dos dentes sejam evitados.

Esteja sempre atento aos sintomas do seu corpo, pratique a correta higienização e mantenha uma rotina de consultas para estar sempre em dia com a saúde bucal.

Conteúdo desenvolvido pela equipe do Status Fit Center, blog criado com o intuito de melhorar a saúde e o bem-estar por meio de conteúdos que reforçam a importância dos cuidados regulares.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

doze − um =