A medida busca tornar o ambiente de trabalho mais agradável, acolhedor e criativo. Entenda o conceito e veja dicas para aplicá-lo
O escritório de uma empresa é mais do que um local de trabalho; querendo ou não, é espaço de convivência, de troca de ideias e de tomadas de decisão.
Por isso, o conceito de living office busca mostrar que além de uma boa infraestrutura e itens de escritório de qualidade, é preciso pensar também na decoração, no posicionamento dos móveis e muito mais. Saiba mais sobre o conceito e veja dicas para aplicar na sua empresa!
Acesso rápido aos tópicos deste conteúdo
O que é living office
O termo “living”, em inglês, é utilizado para falar de ambientes sociais, aqueles em que ficamos com a família ou amigos. O “office”, por sua vez, significa “escritório” e remete ao trabalho, claro. Portanto, como o nome sugere, o conceito de “living office” busca unir as duas ideias ao transformar escritórios em um espaço mais social e agradável.
O conceito foi criado nas últimas décadas e vai ao encontro das novas formas de trabalho que surgiram com o tempo. Não à toa, é algo bastante comum nas startups, conhecidas pelos ambientes modernos, criativos e com incentivo à interação social.
Resumindo, o “living office” nada mais é do que um escritório com ambiente montado de maneira a incentivar a interação social entre os colaboradores, assim como melhorar o dia a dia de trabalho e tornar o espaço mais benéfico para o bem-estar dos que trabalham ali. Com isso, acaba se assemelhando com uma sala social (daí o termo “living”), uma vez que evita divisórias e prioriza os espaços comuns.
Benefícios do living office
Esse modelo não foi sugerido à toa: com o tempo e as mudanças na percepção do trabalho, especialistas passaram a perceber como a organização do ambiente influencia a produtividade e o desenvolvimento de projetos.
Para isso, era preciso buscar maneiras de tornar esse local de trabalho mais benéfico como um todo. Veja alguns dos pontos positivos de adotar essa abordagem:
- mais interação entre os colaboradores, favorecendo a interdisciplinaridade dos projetos;
- ambiente de trabalho mais criativo, por conta da maior quantidade de troca de ideias;
- reuniões mais produtivas, pelo espaço que favorece a comunicação;
- maior união da equipe, pela maior sensação de pertencimento;
- menos isolamento de ideias, já que o ambiente incentiva a troca de informações.
De maneira geral, o living office ajuda no aumento da produtividade ao tornar o ambiente mais acolhedor a novas ideias e mais interativo. Isso porque espaços pensados de maneira integrada acabam, também, unindo as pessoas que estão ali. Assim, o sentimento de pertencimento aumenta e novas ideias surgem.
Outro ponto interessante é que esse tipo de ambiente é a preferência para a maior parte dos jovens que estão entrando no mercado de trabalho, o que pode ser um diferencial para encontrar mão de obra qualificada e de acordo com os propósitos da empresa.
5 dicas para aplicar a ideia de living office
Algumas características são marcantes no living office e fazem toda a diferença no dia a dia, como os espaços mais integrados, a decoração pensada para estimular o cérebro e locais de convivência.
Mas vale lembrar que nem todos os ambientes precisam estar organizados dessa maneira. Muitas empresas optam por aplicá-lo em ambientes que exigem mais troca de ideias e manter um formato mais tradicional nos que exigem mais concentração e análise. Veja como aplicar a ideia!
- Crie espaços de reuniões informais: espaços mais criativos e acolhedores podem ajudar nas novas ideias, na produtividade geral e também na tomada de decisões. Crie espaços como salas de convivência;
- Crie locais de debate e criativos: ter pequenos espaços para que seu time se reúna para discutir novas ideias sem ter que agendar horário numa sala de reunião é imprescindível para o aumento da interação e criatividade;
- Crie ambientes de convivência: ter ambientes em que as pessoas se encontrem só para “jogar conversa fora” na hora do cafezinho também é uma ideia que vai ao encontro do conceito. Isso porque muitas ideias e resoluções podem ser tomadas nesses espaços de convivência, então criá-los e incentivar o uso é uma boa ideia;
- Crie uma copa confortável: o espaço de alimentação é um dos mais importantes em uma empresa, já que é um local onde praticamente todos os setores se encontram uma hora ou outra. Criar um ambiente confortável pode ajudar no descanso mental e também contribuir com a integração das equipes;
- Crie ambientes de relaxamento: muitas startups oferecem locais para jogar videogame, fliperama ou apenas tirar um cochilo depois do almoço. Isso não quer dizer que os colaboradores trabalharão menos. Pesquisas já mostram que o ambiente descontraído aumenta a produtividade de forma geral.
Também é importante saber que nem todos os setores da empresa podem ser pensados dessa maneira. Muitas precisam de atenção com segurança e salubridade. Além disso, mesmo os projetos de living office precisam ser pensados de maneira segura e que não causem problemas futuros nos colaboradores. O correto é sempre encontrar a maneira mais potencializadora, dentro das medidas necessárias.