Cultura

Melhores blogs de arte: um belo caminho pela História

Para você, quais são as características da arte? Podemos dizer que os movimentos artísticos são: plurais, duradouros, inovadores e impactadores. Quais outros adjetivos você daria para este fenômeno da humanidade? 

Mas, este texto está aqui para mostrar, principalmente, uma dessas características: a pluralidade. Ao longo deste texto, nós vamos trazer os melhores blogs de arte do Brasil. Mas esta não vai ser uma coletânea comum: nós vamos falar sobre vários tipos de arte!  

Ao longo deste texto, vamos falar sobre várias representações da arte. Por isso, colocaremos um site de cada estilo, como dança, arte visual, literatura, cinema, arte digital, fotografia e teatro. 

Ao todo, são oito sites que valem muito a pena conhecer e visitar um pouco mais os trabalhos! São eles: 

  • Artcetera;
  • Dos Passos da Bailarina;
  • Museu do Louvre;
  • BuzzFeed Books;
  • Rotten Tomatoes;
  • David William Baum;
  • Oficina de Teatro;
  • Homeostasis Lab.

Faça uma boa leitura!

Melhores blogs de arte: uma viagem nas expressões artística

Vamos fazer um retrospecto nas artes que vamos abordar antes de conhecer, a fundo, os sites?

  • a dança é conhecida como a segunda arte. Ela se caracteriza pelo arte feita com o movimento do corpo;
  • a pintura vem logo em seguida, denominada como a terceira arte. Ela é muito conhecida pelos grandes museus e artistas famosos;
  • o teatro ocupa a quinta posição, remetendo a sua criação na Grécia Antiga;
  • a literatura é a sexta arte, que conta com todo e qualquer livro escrito no planeta;
  • o cinema vem como a sétima – e até anos atrás – última arte;
  • a fotografia foi reconhecida como a oitava arte;
  • e a arte digital, atualmente, é considerada como a décima primeira arte, vindo depois dos jogos eletrônicos e das Histórias em Quadrinho (HQ).

Gostou da nossa retrospectiva? Então, sem mais delongas, vamos nessa! 

Artcetera: todos os tipos de arte

Sim, nós falamos que cada site seria de uma arte, mas por que não começar por um que engloba cada um desses conceitos? Este é o Artcetera, que é um blog realmente novo, mas que já está mostrando para o que veio! 

Atualmente, o Artcetera possui conteúdos mais voltados para a música e para o cinema, mas suas listas contemplam todos os tipos de cultura e de expressão artística. Portanto, se você é um amante das artes, o seu lugar, com certeza, é no Artcetera! 

Dos Passos da Bailarina: um ode para a dança

Como o nome do próprio site já denuncia, o Dos Passos da Bailarina é um portal voltado para a dança e pela beleza expressa por meio dos movimentos. Criado por Cássia Pires em 2007, o Passos foi uma maneira da comunicadora social em mostrar o seu amor pela dança, principalmente pelo ballet.

O site foi desenvolvido quando Cássia tinha 27 anos e foi uma maneira que ela achou para mostrar que a dança é algo democrático: as barreiras de idade são, meramente, preconceitos arcaicos.  

Museu do Louvre: o centro da arte visual

Você já pensou em visitar o museu mais famoso do mundo sem sair de casa? Bem, isso se tornou possível com a internet. Então, se junte com a gente para conhecer o Museu do Louvre, que está com exposições totalmente virtuais e gratuitas para usuários da web de todo o mundo!

Por meio da tecnologia 360°, você pode ver pavilhões inteiros do museu nos mínimos detalhes sem precisar, sequer, sair de casa. É uma oportunidade imperdível para todos os amantes de arte!

BuzzFeed Books: literatura com diversão

A versão literária de um dos portais mais famosos do mundo é um prato cheio para quem é um verdadeiro apreciador da sexta arte! O BuzzFeed Books reúne milhões de leitores para debater sobre seus livros favoritos de maneira divertida e bastante jovial. 

E, é claro, não podemos esquecer dos famosos testes, que reúnem muitos jovens ao redor do mundo para saber qual personagem de saga literária você é! 

Rotten Tomatoes: críticas construtivas (?)

O Rotten Tomatoes é, sem sombra de dúvidas, o lugar que mais reúne críticos especializados e o grande público do cinema mundial. Neste site, você pode conferir as notas de todos os filmes atuais e antigos, além de, é claro, poder contribuir com a sua crítica. 

Por isso, recomendamos que você sempre entre no Rotten Tomatoes, que significa Tomate Podre em português, antes de escolher um filme. Afinal de contas, o portal dificilmente erra, já que une a crítica especializada com o gosto do espectador! 

David William Baum: paixão por meio da lente

Uma tela em branco com inúmeras fotografias: esta é a definição da Home do portfólio de David William Baum, fotógrafo freelancer que possui um vasto repertório de fotos ao longo dos seus anos de carreira. 

Não existe jeito de não se apaixonar pelas fotos de David, que demonstra todo o seu carinho pela oitava arte de maneira extremamente explícita! No site, você irá encontrar desde fotos conceituais até retratos fiéis da nossa realidade. 

Oficina de Teatro: conexão com a platéia

O Oficina de Teatro une informação com acessibilidade. Como? Simples: com um blog atualizado com dicas e o que está rolando de novidade na cena teatral brasileira e um portfólio recheado de peças de teatro. 

No conforto do seu lar, você é convidado a apreciar centenas de peças. Para deixar um maior número de pessoas felizes, o Oficina conta com uma grande variedade de categorias e estilos teatrais. Vale a pena dar uma olhada! 

Homeostasis Lab: o digital e sua modernidade

O Homeostasis Lab é um site brasileiro que mantém vivo o impacto cultural das artes digitais para o ser humano moderno. A experiência de navegar pela sua página inicial é única: você decide qual imagem deseja conhecer melhor e pode disponibilizar as obras de arte como bem desejar. 

Além disso, não podemos nos esquecer de que o portal se atualiza sozinho, mantendo-se sempre em dia com as novidades do mundo artístico digital! 

A arte é para todos

O que você achou dessa lista? Com ela, você pode navegar pelos melhores blogs de arte presente na internet brasileira e mundial! 

Como falamos anteriormente, a arte é plural, sem fronteiras e, é claro, pertence a todos! Então, se você é um amante das expressões artísticas, comente com a gente qual é a sua favorita!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

2 × 5 =