Negócios e Política

Entenda o que é a Metodologia OKR e saiba como aplicá-la em 5 passos

A aplicação da metodologia OKR foi crucial para que o Google se tornasse a potência que é atualmente. Com ela, a organização saltou de 40 funcionários, para mais de 85.000 mil.

E ao contrário do que você deve imaginar, esta estratégia é adotada de maneira muito simples, prática e versátil, com a finalidade de atingir os objetivos de maneira saudável e, consequentemente, o sucesso das organizações. 

Por esse motivo, a metodologia OKR tem se tornado a queridinha entre as metodologias ágeis implementadas nas startups e é muito utilizada pelas empresas no Vale do Silício.

Afinal, em modelos organizacionais tradicionais, há uma espécie de apego exagerado nas questões operacionais, ou seja, em cada atividade, tarefa ou processo, e não nos resultados. 

Como efeito, o planejamento estratégico da empresa cai no esquecimento e as organizações inovadoras, focadas em números, acabam atropelando estes modelos comuns.

Se você entende a importância do planejamento estratégico, mas não sabe como tirá-lo do papel de forma assertiva, este artigo é para você!

A seguir, apresentaremos a metodologia OKR, quais são suas vantagens e como implementá-la em sua empresa. Boa leitura!

O que é a metodologia OKR?

A metodologia OKR foi criada por Andy Grove, ex-presidente da Intel. No entanto, tornou-se muito popular por meio de John Doerr, investidor de risco e responsável por implementar a metodologia no Google no ano de 1999.

E não se engane: mesmo depois de um crescimento absurdo, o Google não parou de aplicar a metodologia OKR. É aí que está a beleza desta técnica. Ela pode ser utilizada em empresas de pequeno, médio e grande porte!

Este modelo de gestão baseia-se em metas e objetivos e constrói desafios de maneira colaborativa. Assim, é possível focar no que realmente importa: os resultados. Afinal, é isso que promoverá o crescimento de um negócio, e não a quantidade de horas trabalhadas por cada funcionário, por exemplo.

A metodologia OKR desafia a empresa e seus departamentos a pensarem de maneira estratégica, evitando metas mal definidas e traçando uma rota clara e acessível para o alcance desses objetivos. Como resultado, os colaboradores se tornam mais engajados e produtivos, as áreas entram em sinergia e transparência, e esforços desnecessários são minimizados.

Veja esta palestra de John Doerr para o TED Talk sobre a metodologia OKR:

Why the secret to success is setting the right goals | John Doerr

Mas afinal, o que significa OKR?

A sigla se refere à Objectives and Key Results, em português, Objetivos e Resultados-chave.

E qual é a relação entre os objetivos e os resultados-chave?

Basicamente, deve-se definir um objetivo (o que a empresa deseja alcançar) e estabelecer maneiras de mensurar o progresso para o atingimento deste objetivo (como a empresa vai alcançar isso).

Para isso, John Doerr propõe a seguinte fórmula:

Eu vou (objetivo) medido por (resultados-chave)

Não ficou claro? Então veja um exemplo de como seria a aplicação desta forma na metodologia OKR em vendas:

Eu vou melhorar a qualificação de leads (objetivo) medido pela taxa de conversão de leads em clientes (resultados-chave).

Como implementar a metodologia OKR na empresa?

Vamos entender na prática como criar cada componente da fórmula de John Doerr e como aplicá-la na sua empresa, a seguir:

  1. Defina um objetivo

Para definir um objetivo, é preciso pensar em um desejo. Algo abrangente mesmo, que seja qualitativo! 

Pergunte-se: onde a empresa quer chegar em um ano? Qual o será seu propósito?

Pense em algo que esteja alinhado com o planejamento estratégico da organização e que gere valor não só para a empresa, mas também para seus colaboradores. Isso é crucial para mantê-los engajados e motivados, já que desperta o sentimento de pertencimento.

Um objetivo para empresa pode ser dobrar o volume de vendas, por exemplo. Ou então, aumentar seu market share

A partir daí, você precisará traçar caminhos para atingir seu objetivo. Para tanto, é preciso criar os resultados-chave, ou seja, por quais indicadores você conseguirá entender se está próximo do seu objetivo.

  1. Escolha um prazo

Este objetivo deve ser alcançado em quanto tempo?

Se for algo a ser conquistado a longo prazo, é recomendável que você “quebre” este objetivo em objetivos menores (mas tão relevantes quanto) que estejam alinhados. Assim, você terá mais facilidade para mensurar o desempenho das suas estratégias e, se necessário, criar novas táticas para atingir seu propósito.

Na grande maioria das vezes, as empresas que aplicam a metodologia OKR separam um objetivo menor para cada trimestre, o que chamamos de quarter, para que, ao longo do ano, possam atender ao planejamento estratégico da empresa.

  1. Selecione os resultados-chave

Os resultados-chave são indicadores que te ajudarão a compreender o progresso para alcançar aquele objetivo que criamos anteriormente. É o que vai dizer se você está no caminho certo, ou não. Portanto, são informações quantitativas e mensuráveis.

Logo, se o objetivo for dobrar o volume de vendas, um key result adequado para mensurar isso seria, por exemplo, aumentar em 35% o número de clientes conquistados por ligações, ou então, aumentar em 30% o número de clientes conquistados por social selling.

Para cada objetivo, recomenda-se de 2 a 5 resultados-chave para acompanhamento. 

Caso você perceba que estes resultados-chave não estão sendo o suficiente para entender seu progresso, espere até o próximo quarter alterá-los e traçar novas estratégias. Afinal, é necessário um tempo de maturação para entender se essas métricas estão sendo úteis ou não.

  1. Delegue tarefas e acompanhe os resultados

Agora ficará mais fácil saber o que fazer, não é mesmo?

Se meu objetivo é dobrar o volume de vendas e vou mensurar o progresso por meio dos clientes conquistados por ligações, que tal aumentar o time de vendedores internos?

Desse modo, os membros do time terão clareza sobre suas atividades e sobre a expectativa da gestão, o que aumentará sua independência e, por conseguinte, sua produtividade, bem-estar e engajamento. Desta forma, você perceberá que até o clima organizacional melhorará.

Para te ajudar a acompanhar os resultados de maneira simples e prática, você pode contar com a tecnologia como aliada. Já pensou em implementar software como ERPs, plataformas de automação de marketing ou sistemas de CRM para auxiliar sua gestão?

Essa pode ser uma boa saída para parar de depender de planilhas externas e confusas, e deixar de ter barreiras burocráticas para analisar indicadores.

  1. Encerre um ciclo, e inicie outro

A aplicação da metodologia OKR é cíclica, ou seja, ela é renovada a cada quarter, e a cada ano. 

Por isso, analise bem os resultados e seu progresso para que seja possível elaborar resultados-chave mais estratégicos, e objetivos mais ousados!

E aí, ficou claro o que é a metodologia OKR e como aplicá-la na sua empresa? Que tal dividir seu conhecimento? Compartilhe esse texto em suas redes sociais!Este artigo foi escrito por Júlio Paulillo, Co-founder e CRO do Agendor, uma plataforma de CRM que atua como um assistente pessoal para equipes de vendas, dando visibilidade e controle na gestão desde o primeiro dia de uso.

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