Beleza e Saúde Universo Feminino

Dicas para monitorar o fluxo e ciclo menstrual

Veja por que monitorar o seu ciclo menstrual é importante e como fazer isso em sua rotina

Monitorar o ciclo menstrual é importante não só para evitar gravidez indesejada, mas também para manter a sua saúde, lidar com efeitos diversos, muitas vezes, relacionados à menstruação e detectar possíveis problemas envolvendo o sistema reprodutor.

Por isso, além de comprar um bom absorvente, é preciso criar estratégias para fazer esse monitoramento. Veja mais sobre este tema, aqui, e como manter o monitoramento adequado!

Importância de monitorar o ciclo menstrual

Para boa parte das mulheres, o ciclo menstrual provoca experiências de dor e desconforto. Alguns exemplos são: cólicas, enxaqueca, síndrome do intestino irritável, dor de cabeça, indisposição, entre outros.

Essas condições são sensíveis a mudanças nos níveis de alguns hormônios produzidos pelos ovários, tais como estradiol (uma forma de estrogênio) e  progesterona, que podem impactar as funções dos sistemas imunológico e nervoso.

Assim, saber quando o seu ciclo menstrual começará te permite se planejar e se preparar para lidar com essas experiências mais desafiadoras. Por exemplo, se você está planejando viajar e percebe que estará menstruada neste período, pode levar alguns itens para reduzir a intensidade de cólicas (como compressas de água quente, chás específicos, medicamentos, entre outros artigos). Ou se você é convidada para uma festa e enfrenta dores de cabeça intensas durante a menstruação, vale pensar sobre o quanto ir ao evento vai te demandar física e mentalmente.

Monitorar o ciclo menstrual também é importante para que a pessoa veja a regularidade do seu ciclo e os momentos em que os sintomas costumam aparecer. Isso ajuda a perceber a possível presença de problemas ligados à irregularidade do ciclo, como hipotireoidismo, ovários polimicrocísticos, falência ovariana prematura e até menopausa.

Como monitorar o fluxo menstrual?

Existem diferentes formas de monitorar o seu fluxo menstrual. Veja alguns deles e lembre-se que é essencial identificar aquele que mais combina com a sua rotina e o seu estilo de vida.

Uma forma antiga e bem conhecida é fazer a tabelinha, que consiste em calcular o início e o fim do período fértil a partir de um calendário. Isso é feito com a contagem do primeiro dia do início da menstruação.

Em um ciclo de 28 dias, as menores chances de engravidar ocorrem entre o primeiro e o nono dia. A fertilidade está no auge entre o décimo e o décimo nono dia e, após o vigésimo dia, a fertilidade volta a diminuir.

Esse método é bastante comum, mas é preciso cuidado, pois ele pode falhar a partir de irregularidades e alterações no ciclo. Uma dica para organizar melhor a sua tabelinha é utilizar cores diferentes para indicar quando se está menstruando e, também, quando se está ovulando.

Outra opção para monitorar são os aplicativos. Com fácil uso e acesso com apenas alguns cliques, esses apps podem ser acessados em qualquer momento do dia. Além de registrar o primeiro dia do ciclo menstrual, nesses programas você coloca como se sente em cada dia (como está o seu humor, sintomas, se fez atividades físicas, se transou, entre outras situações).

Com tais informações, os apps criam um gráfico com seus hábitos e alguns até recomendam materiais relevantes para te ajudar a compreender melhor o funcionamento do seu corpo. É indicado prestar atenção sobre a política de privacidade desses programas e pesquisar sobre cada um deles, a fim de evitar apps que compartilham seus dados pessoais de forma ilegal. Utilize apenas aqueles que mantenham os seus dados sob sigilo.

Uma terceira possibilidade de monitorar o seu fluxo menstrual é a mandala da Lua, ferramenta que te ajuda a entender o seu corpo em cada fase lunar. Ela te ajuda a conhecer os padrões emocionais e físicos que ocorrem durante o seu ciclo menstrual. Ainda, este método não depende do controle de calendários, mas, sim, das 29 luas pintadas no gráfico segundo cada fase, representando os dias do ciclo. Você inicia o preenchimento de uma nova “Moondala” no primeiro dia da menstruação e completa os dias seguintes.