Beleza e Saúde

Autobronzeadores: entenda como esses produtos funcionam

Os autobronzeadores são produtos de bronzeamento que agem sobre a pele de forma mais saudável

Os autobronzeadores são produtos ideais para quem não quer ou não tem tempo ou hábito de tomar sol, mas deseja ter uma cor de pele bonita e dourada. Eles se tornaram tendências e ganharam fama entre as celebridades.

E toda essa fama não é por acaso. Além de serem uma forma de bronzeamento saudável, os produtos ainda permitem que qualquer pessoa alcance o bronze dos sonhos mesmo fora do verão e são ótimos para quem tem um fototipo de pele mais sensível à luz solar e dificilmente consegue ficar com a pele bronzeada.

Se interessou pelo assunto e quer saber mais sobre os autobronzeadores? Então fique com a gente e confira todas as informações relacionadas a esse tipo de produto. 

Como funcionam os autobronzeadores?

Os autobronzeadores são desenvolvidos a partir de substâncias químicas especiais, chamadas dihidroxiacetona (DHA), que são atóxicas (nocivas) e entregam cor à pele por meio de uma reação química das células mais externas da epiderme, não sendo absorvidas pelo organismo.

O bronzeamento obtido com produtos à base de DHA é bem próximo ao bronzeado natural, principalmente quando comparado a produtos mais antigos.

Esses tipos de produtos são os mais indicados pelos especialistas para bronzear o corpo sem riscos à saúde, uma vez que não precisam do sol para funcionar. Além disso, com eles é possível manter o bronze em dia em qualquer estação do ano.

Cuidados antes de aplicar o autobronzeador

Existem algumas recomendações importantes que devem ser seguidas para preparar a pele antes de aplicar os autobronzeadores. Veja a seguir:

Faça uma esfoliação

Antes de usar o autobronzeamento, é indicado fazer uma esfoliação. Isso garante a eliminação das células mortas, deixando a pele mais uniforme para receber o produto. Esse tipo de tratamento evita manchas e previne que diferentes áreas da pele fiquem com tonalidades distintas.

Faça uma boa hidratação

Hidratar a pele é fundamental para prepará-la para o bronzeamento artificial, uma vez que isso fortalece a camada de proteção cutânea. No entanto, a hidratação deve ser feita após a esfoliação.

Para isso, basta escolher um hidratante específico para o seu tipo de pele e aplicar por todo o corpo. 

Vale ressaltar que a hidratação é muito importante, especialmente para hidratar as áreas mais secas, como joelhos, pés e cotovelos, evitando que elas absorvam uma quantidade maior de produto e fiquem mais escuras que o restante do corpo.

Como aplicar o autobronzeador?

Agora que você já sabe quais cuidados deve tomar antes de fazer a aplicação, veja como ela funciona na prática.

Primeiramente, pegue uma boa quantidade do produto — não economize — e aplique-o fazendo movimentos circulares (de preferência com luvas, a fim de evitar manchar as mãos ou sujar as unhas), seguindo a seguinte ordem:

  • aplicar nas pernas: coloque o produto na parte superior dos pé e até a altura dos tornozelos;
  • aplicar nos braços: coloque o produto até às mãos, peito e barriga;
  • aplicar nas costas: aqui, a aplicação deve ser feita por uma pessoa de sua confiança, para que o produto fique bem espalhado, evitando manchas;
  • aplicar no rosto: espalhe bem o produto, não esquecendo de aplicar atrás do pescoço e das orelhas.
  • aplicar nos locais que possuem dobras: coloque o produto e espalhe bem nos joelhos, dedos e cotovelos. Massageie bem esses locais para espalhar o produto.

Após a aplicação, o bronzeamento começa a aparecer após 1 hora e vai escurecendo com o passar do tempo. Já o resultado final surge depois de 4 horas.

Para ficar com a pele bem bronzeada, é recomendado aplicar o produto durante 2 dias seguidos. Assim, o bronzeamento pode durar até 7 dias.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

um × 2 =