Negócios e Política

Administração financeira: 4 erros para evitar no seu negócio

A administração financeira é essencial para o dia a dia de sua empresa. E, portanto,  independentemente se você trabalha no setor de moda ou de brindes corporativos, deve entender alguns conceitos fundamentais.

Mas antes de pontuarmos estes erros, responderemos a uma questão que muitos ainda têm dúvidas, ou seja, o que é este conceito? Para entender melhor sobre o tema, continue com a gente!

O que é Administração Financeira?

Em sua essência, a administração financeira é a prática de fazer um plano de negócios e, em seguida, garantir que todos os departamentos permaneçam no caminho certo. Isso pode, além de tudo, criar uma visão de longo prazo, informar sobre onde investir e fornecer ideias sobre como financiar investimentos e muito mais. 

Atualmente, existem diversos softwares que podem ajudar as equipes financeiras a atingir esses objetivos. Dentro de sua programação existem fatores que combinam várias funções como contabilidade, gerenciamento de ativos fixos, reconhecimento de receita e processamento de pagamentos. 

Ao integrar esses componentes, um sistema de Administração financeira garante que as operações do dia-a-dia sejam feitas de um jeito mais assertivo. Quase como se estivesse usando um exaustor centrífugo para ventilar o que é de interesse da empresa para frente, gerando lucros mais robustos.

Vamos evitar os erros!

1- Deixar de fazer um plano de negócios

Muitos empreendedores não conseguem construir um plano de negócios. Tal documento não deve ser longo ou muito detalhado. Mas reserve um tempo para traçá-lo e isso ajudará a manter seus esforços consistentes e um ponto fundamental para fornecer e medir seu progresso.

2- Recursos financeiros inadequados

É comum que vários empreendedores negligenciem o planejamento financeiro e diminua o valor do capital para colocar seus negócios em funcionamento. O resultado: muitas vezes um grande stress para atingir seus objetivos e um aperto de caixa no momento em que o negócio está avançando.

Para evitar tais problemas, prepare projeções para os primeiros 12 meses (e vá estruturando ao longo dos anos). Isso também pode ajudá-lo a garantir financiamento e investimentos.

3- Deixar de monitorar o progresso

Pense que não é possível apenas comprar uma máquina de datador automático e deixá-la sem manutenção. A mesma coisa ocorre com a Administração Financeira. Então, monitore-os continuamente e atualize seu plano e suas projeções.

4- Comprando ativos com seu fluxo de caixa

Um erro frequente que pode causar escassez de caixa é usar seu caixa operacional para pagar ativos de longo prazo. Em vez disso, ao determinar como pagará por grandes compras, como equipamentos, maquinário e etc., considere fazer um empréstimo comercial. Normalmente eles têm um prazo compatível com a vida útil do ativo. (Por exemplo, um empréstimo de sete anos para uma melhoria que espera ter em sua empresa por este mesmo período).

Agora é o momento de deixar de lado todos os erros primários e garantir que a saúde financeira de sua marca seja sempre positiva. Crie formas de agilizar tudo isso e fortalecer seu dia a dia e dos colaboradores.

Esperamos ter ajudado com essa postagem, caso tenha gostado, comente e compartilhe em suas redes sociais.
Este artigo foi escrito pela equipe do Soluções Industriais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

3 × 3 =