Negócios e Política

A importância do escritório de advocacia

O escritório de advocacia possui uma atividade essencial na administração da justiça e uma das mais antigas profissões. Com o tempo, assim como nas outras profissões, a advocacia evoluiu e se adaptou às mudanças da sociedade. No Brasil, é regulada pela OAB (Ordem dos Advogados do Brasil).

Para se tornar um advogado é preciso cursar a faculdade de Direito por 5 anos. Após o término do curso, é necessária a aprovação no Exame da OAB para poder praticar a atuação. 

Conforme descrito no Art. 133 da Constituição Federal, o advogado é indispensável quando se trata da administração da justiça, contando com um relevante papel na formação da sociedade, defendendo seu bom funcionamento, buscando um mundo mais justo e leal. Além disso, este profissional firma um compromisso de garantir a defesa de todas as pessoas.

Fatores que ressaltam a importância do escritório de advocacia

A advocacia se torna importante pelo fato da sua atuação ser indispensável para o funcionamento da justiça. O advogado tem o papel de cooperar e defender a ordem jurídica, tornando obrigação a procura de uma sociedade justa, defendendo e protegendo a democracia. O profissional deve analisar o direito da pessoa lesada, preparar sua defesa com base na legislação, princípios, doutrinas e jurisprudência.

A importância do escritório de advocacia se dá através da capacidade de prestar assessoria e consultoria jurídica, além de postular os interesses das pessoas em juízo, protegendo os cidadãos. Sua atuação vai além de defensor, pois ele também exerce a função social, combatendo a injustiça e zelando pela democracia sempre!

O profissional de direito é indispensável nos momentos que o cidadão se sente perdido, precisa de auxílios sobre legislação e defesa dos seus direitos. O profissional é totalmente preparado e capacitado para orientar, dar opiniões, entrar com ações e pedidos de execução, dependendo da necessidade de cada caso. A importância do escritório de advocacia também se destaca quando se trata de negociações, atuando na solução de conflitos, como excelentes conciliadores.

Exercício profissional da advocacia

A advocacia tem um grande crescimento e aperfeiçoamento, diversificando suas áreas de atuação, conforme a sociedade e suas necessidades crescem. Com isso, o profissional do Direito precisa se manter atualizado em sua área de atuação, se aperfeiçoando por cursos de especialização, para melhor fazer seu trabalho.

Abaixo estão listadas funções jurídicas básicas que destacam a importância da advocacia:

— Assessoria Jurídica (interna ou externa);

— Consultoria Jurídica;

— Procuradora Jurídica;

— Auditoria Jurídica;

— Controladoria Jurídica;

— Planejamento Jurídico;

— Ensino Jurídico;

Por atuar em várias funções, a importância do escritório de advocacia se destaca bastante perante a sociedade. Além de se destacar na consultoria jurídica que consiste na verificação de negócios importantes perante o aspecto legal, prevenindo problemas futuros e eventuais litígios, auditando ou controlando, para usar a terminologia da Ciência da Administração, o advogado também pode se especializar em uma área do Direito.

O escritório de advocacia é responsável por um exercício constante da virtude, principalmente quando se trata de ética. O profissional deve se manter firme, atuando sempre perante a ética, gerando assim uma credibilidade. 

Sem esta credibilidade e sem confiança, o advogado pode arruinar sua vida profissional e descumprir sua missão na sociedade, onde ele afirma ser elo entre a sociedade e o Estado na promoção de justiça e paz.

A importância da advocacia também se faz presente na defesa do Estado Democrático de Direito, dos direitos humanos e garantias fundamentais, cidadania, moralidade, justiça e paz social, cumprindo seu papel diante sua função pública e com seus valores inerentes.

A advocacia se submete às normas do Código de Ética e Disciplina, às disposições do Estatuto da Advocacia e da Ordem dos Advogados do Brasil, conforme a Lei N° 8.906 de 1994. Segundo este Código de Ética e Disciplina da OAB, o Art. 1° “O exercício da advocacia exige conduta compatível com os preceitos do Código, do Estatuto, do Regulamento Geral, dos Provimentos e com os princípios da moral individual, social e profissional”. O Código vincula o regramento da conduta profissional aos princípios da moral individual, social e profissional.

São deveres do advogado, segundo a CF, preservar em sua conduta, a honra, a nobreza e a dignidade da profissão, zelando pelo caráter de essencialidade e indispensabilidade da advocacia; atuar com destemor, independência, honestidade, decoro, veracidade, lealdade, dignidade e boa-fé; velar por sua reputação pessoal e profissional; empenhar-se, permanentemente, no aperfeiçoamento pessoal e profissional; contribuir para o aprimoramento das instituições, do Direito e das leis; estimular, a qualquer tempo, a conciliação e a mediação entre os litigantes, prevenindo, sempre que possível, a instauração de litígios; desaconselhar lides temerários, a partir de um juízo preliminar de viabilidade jurídica, dentre outros.

O escritório de advocacia tem, sobretudo, uma missão voltada à realização da justiça e sua missão é defender o princípio da igualdade da justiça perante o juiz. E o advogado é um batalhador nesta busca pela justiça, onde a desigualdade não pode preponderar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

5 × 4 =