Blog

Principais tipos de fritadeiras

Cansou de sujar a cozinha inteira na hora de fritar alimentos? Confira os principais tipos de fritadeiras para agilizar sua vida na hora de cozinhar

As fritadeiras elétricas deixaram de ser itens exclusivos e gourmetizados. Hoje se transformaram em um item necessário em todas as cozinhas, pois, além de serem muito mais seguras na hora de fritar, são ágeis, práticas e evitam a sujeira comum quando o óleo é usado para preparar os alimentos.

Por isso, atualmente existe uma série de tipos e modelos de fritadeiras elétricas, já que a procura pelo item não para de aumentar. No entanto, em meio a tamanha diversidade, é preciso se informar direito para garantir que o modelo seja realmente o melhor para suas necessidades e expectativas.

Neste conteúdo, vamos te explicar como funcionam as fritadeiras elétricas e mostrar os diferentes tipos para que você saiba como escolher a mais adequada para sua realidade e necessidade. Boa leitura!

Como funcionam as fritadeiras elétricas?

Essas fritadeiras sem óleo são como fornos portáteis e funcionam por meio de uma resistência elétrica e um potente sistema de ventilação. Elas fazem com que o ar passe pela resistência, seja aquecido e soprado, passando em alta temperatura e velocidade pelos furinhos ou aberturas do cesto que acomoda os alimentos e, por fim, cozinhando-os com mais rapidez que os fornos convencionais.

A intensa circulação de ar quente (entre 80°C a 200°C) dentro da fritadeira causa efeito parecido com o de fritar no óleo quente, no qual as moléculas de água são extraídas do alimento devido à alta temperatura, deixando-os crocantes por fora e macios por dentro. Alguns exemplos são o frango frito e as deliciosas batatinhas fritas.

Desta forma, as fritadeiras elétricas são o produto ideal para quem ama uma fritura e, ao mesmo tempo, quer ter hábitos mais saudáveis na alimentação. Elas têm a capacidade de preparar receitas que precisariam de imersão em óleo sem a necessidade de gorduras prejudiciais à saúde.

No caso das fritadeiras elétricas que utilizam óleo, o princípio de aquecimento é o mesmo: uma resistência elétrica, o que muda é o veículo do calor (óleo em vez de ar) e os alimentos são submersos no fluido para serem fritos.

Tipos de fritadeiras elétricas 

As fritadeiras elétricas podem ser encontradas nos dois tipos citados no tópico anterior. Seja por meio do ar, seja por meio do óleo, o resultado final da fritura é muito agradável, mas é claro que cada um dos tipos tem suas características únicas e marcantes, o que irá determinar qual é a melhor para sua casa é o que você busca com a fritadeira.

Fritadeira com óleo

Este tipo de fritadeira elétrica, como seu nome já diz, frita alimentos mergulhados no óleo quente. Obviamente, a comida fica um tanto oleosa, muito menos do que um alimento frito na panela, mas com um pouquinho de óleo. 

A grande vantagem deste tipo é seu custo inferior ao das “air fryers” e a possibilidade de controlar a crocância dos alimentos exatamente no ponto que você espera. Afinal, mesmo não sendo tão saudável quanto as fritadeiras com ar quente, o sabor dos alimentos fritos no óleo novinho é muito mais agradável e eles ficam bem mais crocantes.

É o jeito tradicional de fritar, só que sem sujeira e em pouco tempo. Para deixar os alimentos fritos nela um pouco mais saudáveis, você pode utilizar óleo de coco ou girassol.

Fritadeira sem óleo

As fritadeiras sem óleo, mais conhecidas como air fryers, se tornaram um sucesso tremendo por dispensar óleo para a fritura de alimentos. Assim, é possível ter refeições mais saudáveis e com os mesmos aspectos de uma “friturinha” gostosa.

Elas funcionam como fornos elétricos com correntes de ar quente de alta velocidade que criam camadas crocantes nos alimentos muito parecidas com as das frituras tradicionais. 

Apesar de não entregarem o mesmo sabor que as frituras submersas no óleo, essas fritadeiras são muito vantajosas, já que, além de deixar os alimentos mais saudáveis por dispensar o uso do óleo, têm a capacidade de fritar/cozinhar uma grande diversidade de alimentos.

Assim, além de ajudarem a poupar os gastos com óleo (que está uma fortuna), as air fryers não deixam cheiro de fritura pela casa, ajudam a economizar com o gás (outro produto bem caro atualmente) e garantem que você e sua família coma alimentos mais saudáveis.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

14 + quatro =