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5 dicas para melhorar positivamente a gestão do seu e-commerce

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O e-commerce é uma modalidade de negócio que tem atraído muitos empreendedores e pessoas interessadas em ter o próprio negócio. Consiste na venda de produtos por meio de uma plataforma na internet.

Ao mesmo tempo em que chama a atenção de pessoas que querem ter a própria empresa ou até mesmo que já possuem um estabelecimento físico e querem vender na internet, também atrai muitos consumidores.

Isso porque as pessoas já perceberam o quanto é confortável comprar dessa forma, afinal, é possível encontrar diversos tipos de produtos e serviços, por preços mais acessíveis e receber tudo no conforto do lar.

Para quem vende, é a oportunidade de levar a marca para vários lugares do Brasil e do mundo. Mas assim como qualquer outro tipo de negócio, o e-commerce também depende de um bom trabalho de gestão.

Para que ele possa competir em um mercado extremamente concorrido, precisa ter uma boa administração para que possa direcionar seus recursos às estratégias de marketing, vendas e para os próprios processos de gestão.

Devido à sua importância, este artigo vai explicar o que é gestão de e-commerce, para que serve e dar algumas dicas para melhorar esse trabalho na plataforma.

Gestão de e-commerce: o que é?

Para entender o conceito de gestão de e-commerce, primeiro é necessário entender que esse tipo de negócio se refere ao comércio eletrônico, que nada mais é do que a comercialização de produtos e serviços pela internet.

É um tipo de comércio que acontece em lojas virtuais próprias ou por meio de marketplace, é um tipo de shopping virtual que reúne revendedores de vários segmentos.

Mas assim como no caso de um centro veterinário perto de mim, uma plataforma de vendas também precisa de uma boa gestão. A gestão de e-commerce se refere a diferentes processos que ajudam a administrar um negócio online.

É um trabalho que tem características e desafios próprios e que precisa cuidar de diversos aspectos importantes, como:

  • Domínio;
  • Plataforma;
  • Hospedagem;
  • Descrição de produtos;
  • Entrega;
  • Financeiro.

Existem vários outros aspectos que precisam ser trabalhados para fazer uma boa gestão de e-commerce e assim garantir que o negócio possa prosperar e impactar os clientes certos.

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Gestão de e-commerce: qual a sua finalidade?

A gestão de e-commerce serve para que o negócio possa funcionar sem maiores problemas, além de evitar a falência. 

Isso é importante porque oferecer os melhores produtos e serviços do mercado não é o suficiente para alcançar bons resultados.

É necessário contar com uma gestão de qualidade para que a empresa realmente possa trazer lucros. Qualquer tipo de negócio precisa disso, como no caso de uma clínica de fisioterapia em animais de grande porte.

No caso do e-commerce, não adianta nada vender produtos de determinada marca e com preços baixos se a plataforma não cumpre o prazo de entrega.

Também é um erro comprar diversos produtos, armazená-los no estoque e depois de muito tempo perceber que eles estão parados e causando prejuízos financeiros, visto que existe um investimento para disponibilizar essas mercadorias.

Isso costuma acontecer quando não existe um estudo aprofundado sobre os interesses do consumidor e descobrir que alguns itens não são interessantes para as pessoas.

Isso mostra o quanto é importante fazer uma boa gestão de e-commerce e que isso depende de conhecimentos específicos. Se houver um mau funcionamento na parte comercial, provavelmente a equipe de marketing vai ser impactada.

A gestão serve justamente para evitar e identificar problemas que possam atrapalhar o negócio e os resultados que ele pretende alcançar.

Como incrementar a gestão de e-commerce?

Para que o negócio possa crescer e competir com seus concorrentes, precisa ser muito bem administrado. Essa condição é importante em qualquer segmento, como no caso de uma autoescola que orienta sobre cnh cassada reabilitação.

O e-commerce está diante de um mercado que cresce muito, mas que ao mesmo tempo é cada vez mais competitivo. Por essa razão, depende de um bom trabalho de gestão para que possa funcionar adequadamente, em algumas dicas para isso são:

  1. Ter organização

Administrar uma plataforma de vendas envolve várias etapas e preocupações, mesmo que se trate de um pequeno empreendimento online. Ainda assim, existem muitos afazeres que fazem parte da rotina.

Organizar todas essas demandas é essencial para que tudo funcione adequadamente, e cada uma dessas obrigações, em diferentes setores de trabalho, devem ser organizadas por meio de plataformas que melhoram a produtividade.

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É assim que o empreendedor vai conseguir cuidar de tudo, sem se esquecer de coisas importantes. Existem várias ferramentas que podem ajudar nesse processo, como no caso do Google Agenda, o que o gestor precisa é identificar suas necessidades e escolher.

  1. Cuidar das finanças

Todo tipo de empresa, como uma clínica de consulta oftalmológica popular, precisa de dinheiro para que possa se manter ativa no mercado. Com o e-commerce não é diferente.

Só que ainda existem muitos empreendedores que fazem suas vendas, olham a conta, fazem novos pedidos e recolhem os lucros, só que isso não é o suficiente.

Fazer uma boa gestão das finanças está muito além disso e exige muita dedicação com os detalhes nos resultados que a empresa gera constantemente.

Ter cuidado com as finanças da loja virtual depende de algumas etapas rotineiras, como monitorar o fluxo de caixa, definir um orçamento para o negócio, definir e manter capital de giro e avaliar a margem de lucro pretendida em cada produto constantemente.

Também é muito importante monitorar os períodos em que as vendas acontecem em maior quantidade, pois isso ajuda a manter o estoque em dia e a criar boas estratégias de marketing.

  1. Preparar-se para as entregas

Um fabricante de lavador de gases para cozinha industrial que vende pela internet precisa estar sempre preparado para entregar os produtos, de acordo com os pedidos.

É por isso que a logística é um dos trabalhos mais importantes para o e-commerce, uma vez que pode impactar no tempo de entrega do produto para o cliente.

Quanto mais a marca se esforçar para garantir que o fluxo aconteça de maneira ágil, melhor. Por isso é tão importante monitorar as entregas e compreender se elas estão acontecendo de maneira ágil.

Também existem outras frentes de trabalho que previnem atrasos, como automatizar o faturamento, definir um processo de preparação para envio ágil, despachar as vendas o quanto antes e contar com bons parceiros logísticos na entrega.

Sem se esquecer de que também é tarefa da gestão do e-commerce monitorar as entregas, preferencialmente em tempo real.

  1. Monitorar emissão de nota

Quando uma pessoa paga a mensalidade de uma clínica de recuperação de alcoólatras, tem direito a receber a nota fiscal, e o comércio eletrônico também precisa emitir esse documento.

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É necessário investir em cuidados rigorosos com a etapa fiscal, visto que se trata de uma obrigação diante dos órgãos regulamentadores, como no caso da Receita Federal.

A nota fiscal é um documento que comprova o pagamento de tributos, além de ser uma forma de prestação de contas diretas, relacionadas às vendas realizadas.

Realizar o acompanhamento da emissão é uma etapa fulcral no trabalho, e para cada venda é necessário se certificar de que a nota foi devidamente emitida e enviada para o cliente.

Recomenda-se que o negócio retenha uma cópia dessa nota para fazer o controle fiscal, e existem ferramentas automatizadas integradas à loja virtual que ajudam a fazer isso.

  1. Divulgar a loja

Não importa se a plataforma vende roupas ou rastreador via satélite para caminhão, para conquistar clientes, é necessário divulgar o negócio.

A concorrência no mercado eletrônico é muito intensa, e se o site quiser se destacar no meio de tantos concorrentes, precisa levar seu nome ao conhecimento das pessoas.

É fundamental trabalhar com estratégias de divulgação que vão trazer mais visibilidade para o canal e atrair usuários até ele.

Mas isso só vai acontecer se o gestor souber escolher a estratégia certa, e para divulgar uma loja virtual, não existe nada melhor do que o marketing digital.

Aliás, o marketing digital é uma necessidade para qualquer tipo de negócio, desde uma loja pela internet até um fabricante de injeção de poliuretano para impermeabilização.

Isso porque ele reúne estratégias inteligentes, como blog institucional para veicular conteúdos de valor para a audiência, estratégias de otimização para os motores de busca (SEO) e campanhas de divulgação no Google e nas redes sociais.

Considerações finais

Investir no e-commerce é algo muito promissor, porque o comércio eletrônico está crescendo muito, e os consumidores cada vez mais preferem comprar pela internet.

Mas criar uma loja e vender produtos de qualidade por um preço acessível não é o suficiente. O gestor da plataforma precisa investir em boas práticas de gestão para fazer com que seu e-commerce cresça e consiga gerar lucros.Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.