Negócios e Política

5 dicas de persuasão para usar em seus negócios

Ouvir um “sim” saindo da boca de um cliente é o sonho de qualquer vendedor, mas quem atua na área sabe que essa tarefa está longe de ser fácil. Trabalhar com vendas é uma jornada difícil que muitas vezes requer o uso de diferentes estratégias para alcançar o sucesso. 

Antes de você embalar o produto vendido na caixa de papelão e comemorar por mais uma venda concretizada, são inúmeras etapas que devem ser passadas, desde o primeiro contato até a resposta positiva como veredito final. 

Para isso, muitas vezes o vendedor precisa ter um certo tipo de “lábia”, saber conversar com seu consumidor de uma maneira diferente, com um tom de convencimento, e é exatamente aí que entra a persuasão. 

A persuasão é uma estratégia da comunicação que consiste em utilizar recursos emocionais ou simbólicos para induzir alguém a aceitar uma ideia, ou realizar uma ação. É um conjunto de falas e argumentos que mexem com a cabeça da pessoa, e convencem ela a executar algo que você deseja.

Essa é uma das técnicas mais utilizadas por vendedores, e no texto de hoje, vamos separar 5 dicas de persuasão para você usar em seus negócios e começar a alcançar mais resultados, bora conferir? Então vamos lá!

Dica 1: Comece de forma amistosa e busque a reciprocidade

Para você conseguir persuadir uma pessoa e melhorar o rendimento do seu negócio, o primeiro passo é começar a conversa de forma amistosa, procurando sempre a reciprocidade. 

Seja simpático, educado, se apresente de maneira correta e dê o lugar de fala para a pessoa na qual você está conversando, tenha paciência, saiba escutar, se possível, até forneça algo de bom grado como alguns brindes corporativos. Isso ajuda a quebrar o gelo e estabelecer uma primeira conexão boa, gerando afeto na sua imagem. 

Dica 2: Utilize provas sociais

Cada um possui sua própria opinião, mas é claro que as pessoas muitas vezes são influenciáveis ou têm a tendência de executar uma determinada ação de acordo com a opinião de outras pessoas. 

Quem nunca comprou um produto ou adquiriu um serviço por conta de uma indicação? Isso é natural, comum e muitas vezes pode ser usado como uma forma de persuadir. Mostre seus resultados, suas indicações, demonstre do que é capaz e gere interesse nas pessoas com provas concretas. 

Dica 3: Seja uma referência e tenha autoridade

As pessoas se sentem muito mais confiantes em fechar negócio com alguém que entende sobre determinado assunto e demonstra ser uma referência e uma autoridade dentro da sua área, e é exatamente isso que você deve buscar replicar em sua jornada. 

Mostre que você é um especialista, domine completamente o assunto, fale com convicção, quanto mais você estiver certo sobre sua fala e colocar precisão no seu tom de voz, mais as pessoas serão persuadidas a realizar uma ação. 

Dica 4: Identifique as dores e necessidades e trabalhe em cima disso

Se você quer que a negociação seja benéfica para ambos os lados, é preciso entender as necessidades, dores e desejos do seu consumidor, afinal, como saber o tom do diálogo e realizar ofertas se você não tem a certeza do que ele deseja?

Procure fazer uma análise do perfil e entenda o que aquela pessoa deseja, saiba exatamente o que oferecer, como fazer isso e de forma eficiente, se a pessoa procura imprimir cupons fiscais e etiquetas, identifique essa necessidade e saiba oferecer sua bobina de papel de maneira eficiente e vantajosa para ambos os lados. 

Dica 5: Utilize gatilhos mentais e fale as palavras certas

Por fim, os gatilhos mentais estão entre as melhores táticas de persuasão para qualquer negócio, através deles é possível trabalhar com a emoção das pessoas e despertar sentimentos distintos e profundos, que são ativados dentro do subconsciente. 

Isso pode gerar uma atitude baseada em emoções ou impulsos, o que facilita a sua venda, use as palavras certas de forma cuidadosa, cautelosa e extremamente aperfeiçoada. 

O que achou do texto de hoje? Está preparado para usar essas técnicas de persuasão em seus negócios? Comente sua opinião abaixo e não se esqueça de compartilhar com seus amigos e familiares, até a próxima!
Esse artigo foi escrito por Iago Lourenço, criador de conteúdo do Soluções Industriais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

quinze + 3 =