Negócios e Política

Marketing Financeiro: como aplicar

O marketing tem um papel muito importante nos negócios, gerando oportunidades de vendas de produtos e serviços de uma marca. Com isso o marketing financeiro, uma vertente do setor, tem crescido consideravelmente, graças à demanda das pessoas que desejam entender mais sobre o mercado financeiro.

As transformações digitais mudaram a maneira como as pessoas interagem e consomem conteúdos das empresas de diversas áreas. Com essas mudanças, o marketing financeiro ganhou mais espaço, conceito focado para as ações neste mercado.

Os bancos e instituições financeiras já possuem uma fama quando o assunto é comunicação, ou seja, sempre focaram no lucro. Agora estas empresas se esforçam para mostrar que possuem um lado humanizado.

O que é marketing financeiro?

O marketing financeiro consiste em um segmento focado na publicidade, construção das marcas e desenvolvimento de conteúdo de instituições financeiras e agentes que trabalham neste setor.

Deste modo, bancos, assessorias financeiras, fintechs, investidoras, escritórios de contabilidade e as empresas de recuperação de crédito podem se beneficiar destas estratégias de marketing.

Além de ajudar na divulgação financeira tradicional, é possível implementar ferramentas do marketing digital que ajudam a potencializar a presença das marcas para novas gerações. 

Considerando que o perfil de investidor está cada vez mais jovem, os investimentos nos canais de comunicação corretos são uma excelente opção para a captação de leads (potenciais clientes) e conversão de clientes.

A relevância do marketing financeiro

O marketing financeiro permite que os bancos e instituições financeiras possam utilizar estratégias que colaboram na construção de autoridade e se posicionar como uma referência no mercado.

Focar em estratégias alinhadas com as necessidades do público é uma maneira de criar um relacionamento a longo prazo e assim conduzir a audiência pela jornada de compra.

Os bancos digitais que surgiram nos últimos anos, criaram a demanda por marketing focado na área financeira e as empresas tradicionais já entenderam que precisam investir em estratégias de como essas para não ter prejuízos.

As instituições que nasceram no digital sabem da importância de utilizar os meios de comunicação para traçar uma relação com o público que sejam eficientes e geram resultados. 

Com este entendimento, as ações publicitárias passaram a ser mais focadas no contexto digital e com uma linguagem mais adaptada.

Tendências do marketing financeiro

Adaptar as estratégias para o digital não é o suficiente, sendo assim, é importante conhecer as tendências e considerar o comportamento dos consumidores.

Há várias atividades e ideias que podem ser adaptadas para que as empresas tenham bons resultados como:

  • Aumentar a aquisição de clientes;
  • Melhora fidelização e retenção;
  • Agrega modernidade para as empresas financeiras;
  • Permite construir autoridade para a marca e torná-la mais relevante no mercado.

As principais tendências no marketing financeiro são:

Big Data

A utilização de dados não é uma novidade no marketing, pois, as informações são muito úteis na criação das estratégias. 

Mesmo não sendo uma novidade, ainda há empresas com dificuldades no uso dos dados na prática.

O Big Data  permite tornar a experiência de cada cliente mais agradável e única. 

Para que isso aconteça, os dados devem ser utilizados corretamente, ou seja, o processo de coleta e análise deve ser feito, focado nos usuários.

Conexões mais humanas

Essa é uma dica válida não só para  qualquer estratégia de marketing, mas é fundamental para o marketing financeiro. 

A transparência é um fator essencial para os clientes confiarem nas empresas e assim criar uma conexão mais humana entre os consumidores e as marcas. 

Este é um aspecto que deve sempre ser reforçado, mesmo com o uso de tecnologias mais avançadas. 

As pessoas não gostam de ser atendidas por robôs, mesmo com a automação, os processos precisam ser mais humanizados para gerar ganhos positivos para ambas as partes (consumidores e empresas).

Uso de conteúdos

A utilização do marketing de conteúdo é uma tendência em diversas áreas e pode ajudar as empresas a conquistar mais clientes. 

Com esta estratégia é possível oferecer conteúdos de qualidade para nutrição, além de ajudar o seu lead (potenciais clientes) com soluções eficientes.

Ao entender as dores e necessidades dos consumidores, criar conteúdos para blogs e redes sociais são maneiras de ajudar a resolver os problemas. 

Deste modo, a marca consegue ativar um gatilho da reciprocidade e isso aumenta as chances de conquistar mais clientes.

Automação de marketing e o uso das redes sociais são outras tendências no marketing financeiro que podem render excelentes resultados para os negócios.

Deste modo, conhecer o conceito de marketing financeiro e criar estratégias para a sua empresa é o caminho para se destacar no mercado, conquistar novos clientes, ter uma ótima lucratividade e sucesso.
Texto originalmente desenvolvido pela equipe Ideal Marketing, plataforma e blog que sua empresa precisa para gerenciar e entender muito mais sobre marketing em um só lugar.

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