Negócios e Política

Quais são os principais tipos de empresa

Abrir uma empresa é um processo muito mais complexo e burocrático do que você pode imaginar, e antes de você já ir alugando seu espaço e arrumando suas coisas em uma caixa de papelão, é preciso entender alguns pontos considerados cruciais.

E uma das grandes dúvidas que muitos empreendedores tem na hora de abrir seu próprio negócio é a configuração do CNPJ que se aplica ao empreendimento que ele deseja iniciar, além disso, quais são os regimes tributários, o porte de um negócio, os sócios e parceiros, tudo isso deve ser levado em consideração e pode ser resolvido assim que você souber o tipo da sua empresa. 

No Brasil, existem vários tipos de empresas totalmente diferentes, cada uma possui suas especificações, vantagens e desvantagens, dependendo do seu segmento e do que você procura, no texto de hoje, vamos mostrar para você, quais são os principais tipos de empresa, bora conferir? Então vamos lá!

Acesso rápido aos tópicos deste conteúdo

MEI

O MEI (Microempreendedor Individual), é o tipo de empresa ideal para quem trabalha por conta própria como autônomo e quer formalizar o seu pequeno negócio, esse é um programa criado justamente para incentivar a profissionalização e dar uma oportunidade maior aos prestadores de serviço. 

Esse é o tipo de empresa considerada mais fácil de ser aberta, com poucas burocracias e dificuldades, porém existem algumas limitações: só se pode empregar até um funcionário e a renda anual não pode ser mais de R$ 81 mil.

 O único pagamento ocorre através do DÁS, uma taxa mensal que varia entre R $60 e R $65 mensais. 

EIRELI

A Empresa Individual de Responsabilidade Limitada é uma modalidade considerada nova no Brasil, ela atua em formato de sociedade mas sem ter a necessidade de ter vários sócios, um único empreendedor pode ser responsável por 100% de seu controle, assim como uma batedeira industrial que pode dar conta de bater massas e entregar ótimos trabalhos de forma individual. 

Talvez o maior empecilho para aderir a essa nova modalidade seja o investimento no capital social, que é de 100 vezes o salário mínimo da época, no caso de hoje seria o valor de R $121.200. 

EI

A Empresa Individual também não precisa de sócios, por sinal, essa é a categoria recomendada para ser o proprietário único de um negócio, desempenhando múltiplas funções e principalmente, misturando suas finanças pessoais com as da empresa. 

Ou seja, quem opta por ser um empresário individual, precisa ter ciência de que seu negócio pessoal se mistura com o profissional, o que pode acarretar em perdas e tomadas de bens materiais caso algo dê errado. 

SS

A Sociedade Simples é o primeiro tipo de empresa que pode envolver mais de uma pessoa intitulada como sócios, extremamente recomendado para exercer atividades intelectuais como médicos, dentistas, advogados, arquitetos e por aí vai. 

Geralmente, é composta por dois ou mais sócios que atuam no ramo e decidem dividir tarefas cuja finalidade é a mesma para o seu negócio. 

LTDA

A Sociedade Empresária Limitada, ou LTDA, é o tipo mais comum e adotado pelos empreendedores que possuem sócios, isso se dá por dois motivos: a responsabilidade limitada ao capital social e o fato de poder incluir outros sócios através de um contrato social. 

Essa é uma modalidade comum e provavelmente a mais popular, sendo vista em diversas empresas como as multinacionais, grandes corporações e até mesmo em nichos diferentes como em uma usinagem de precisão

SA 

Fechamos nossa lista com a Sociedade Anônima, também conhecida como SA, ela é, talvez, o modelo mais diferente que envolve sócios já que os sócios dividem seus capitais em ações,e  por este motivo, são chamados de acionistas.

Por este motivo, os acionistas têm liberdade de comprar e vender ações, o que é comum de se ver em grandes corporações.

O que achou do texto de hoje? Deixe sua opinião nos comentários abaixo e não se esqueça de compartilhar com seus amigos e familiares qual a sua opinião, até a próxima!
Esse artigo foi escrito por Iago Lourenço, criador de conteúdo do Soluções Industriais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

3 + 18 =