Tech

Principais dicas de web design para utilizar em 2022

Se você trabalha como web designer ou é dono de uma empresa — que tem um site —, é muito importante que saiba quais são as principais dicas de webdesign para 2022. 

Sem dúvida, a credibilidade de um site depende em grande parte da sua aparência. Por esse motivo, uma má experiência ao usuário pode custar a perda de oportunidades de vendas para o seu negócio. 

A usabilidade e a funcionalidade do seu site são extremamente importantes para oferecer uma boa experiência ao usuário. No entanto, você não pode deixar de focar no design das páginas. 

Cores, tamanho de espaçamento e elementos visuais precisam trabalhar juntos para que o seu site represente a empresa da melhor maneira possível. 

E, assim como outros temas relacionados a marketing digital, a criação de sites com design de qualidade está sempre se atualizando e você precisa saber quais são as novas tendências. 

Neste artigo, falaremos sobre algumas das principais dicas de web design para 2022 para que você possa considerar se as utilizará ou não. Confira! 

Dicas de web design 

Para ter certeza de que o web design está em constante evolução, basta observar os últimos anos e ver como os elementos de design e os recursos dos sites evoluíram. 

  2022 é um ano bom para empreender?

Hoje em dia, é preferível optar por um design mais minimalista enquanto que, anos atrás, víamos sites repletos de elementos. 

Dito isso, aqui está a nossa lista com algumas das principais dicas de web design para você implementar o quanto antes. 

1. Sites claros e informativos

Os sites que são projetados com clareza, simplicidade e conteúdo relevante ganham a maior quantidade de tração no mercado.

Embora essas características possam resultar de uma infinidade de elementos de design e conteúdo, uma das primeiras tendências de web design a considerar é criar um site que compartilhe com o usuário, em vez de apenas exigir.

O que isto significa?

Isso significa que os usuários devem estar mais inclinados a se conectar com um site que funciona em mensagens inspiradoras por meio de recursos visuais e interações que surpreendem e envolvem.

2. Ascensão das microanimações

Uma maneira pela qual os inovadores de sites estão usando esse método é por meio de microinterações e microanimações. Isso inclui vídeos de fundo e animações que envolvem ativamente a mente do usuário.

Isso deve ser feito de forma sutil, mas perceptível. Detalhado, mas organizado. Simples, mas refinado.

  Conheça quatro dicas para economizar na compra de um carro

Microinterações e animações em um site adicionam um nível de detalhe que pode ajudá-lo a se destacar para os usuários. Essas interações e animações podem incluir a mudança de uma imagem ou a coloração de um botão – tudo com o passar do cursor.

Tão simples quanto o movimento de um ícone ao interagir com o cursor, seu site pode emular uma sensação tátil e uma experiência interativa para seus usuários.

Estes são necessariamente úteis para ilustrar conceitos e processos que de outra forma podem ser complexos e confusos, de uma forma clara, concisa e simples.

3. Paletas de cores em negrito

Um design minimalista não precisa ser chato. Um esquema de cores brilhante e ousado pode fazer seu site se destacar sem depender de recursos chamativos e supersaturados. 

Mesmo um único tom de contraste em um design monocromático pode ter um efeito atraente. Nem todo espaço em branco precisa necessariamente ser branco!

4. Rolagem Parallax

Essa técnica faz com que o plano de fundo se mova mais lentamente do que o conteúdo do primeiro plano, o que cria camadas e profundidades em seu design e um nível de hierarquia visual. 

Como um bônus adicional, também pode ajudar a chamar a atenção para o call to action (CTA) e os formulários.

5. Designs personalizados de acordo com as necessidades do usuário

A personalização em qualquer produto tem muito mais chances de atrair a atenção de clientes em potencial. As pessoas querem produtos que atendam às suas necessidades.

  5 dicas para definir o seu posicionamento nas redes

Com isso, o design do seu site em 2022 deve considerar esse elemento sempre atraente.

O que inclui a personalização de um site?

Bem, você deve considerar a acessibilidade geral do seu site. Como um elemento cada vez mais importante, os níveis de acessibilidade devem ser capazes de acomodar usuários que possam ter deficiências visuais ou auditivas.

Certifique-se de que seu site esteja acessível em:

  • Segurança;
  • Projeto;
  • Estratégia de conteúdo.

Isso garante que sua mensagem chegue a todos.

Quando os usuários tomarem a decisão intencional de ativar os recursos de acessibilidade em seus dispositivos, eles perceberão que você decidiu apoiá-los.

Conclusão

O design de um site é um dos principais fatores para que ele conquiste os visitantes das páginas. 

Portanto, pensar e projetar um design de qualidade e que esteja de acordo com as tendências atuais, é fundamental para que uma empresa consiga se destacar entre tantas opções de sites disponíveis na internet. 

Não importa se você é um profissional de web designer, ou se é dono de uma empresa, agora que conferiu nossas dicas de web design para 2022, comece o quanto antes a considerar quais deve utilizar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

4 × quatro =