Blog

Por que as séries médicas fazem tanto sucesso?

Cada episódio é uma dose de emoção que mantém os sentimentos em estado crítico de fascínio constante

As séries médicas nunca deixam de fazer sucesso — que o diga ER, que teve 15 temporadas, e a aclamada Grey ’s Anatomy, já na 20 temporada. Esse universo não é produzido sem sentido. Ao contrário, os roteiristas contam com o apoio de médicos de verdade explicando como funciona a rotina de um hospital.

Assim, para quem pretende seguir carreira médica, as séries se tornam uma inspiração e dão uma boa ideia de como será o dia a dia caso opte pelo plantão de pronto atendimento ou alguma especialização. Afinal, por que essas séries fazem tanto sucesso?

Mostram a realidade da profissão

Para desenvolver a série é feito um estudo e consultoria, ou seja, aquela realidade apresentada em cada episódio é verdadeira. Se você tem interesse em atuar como médico, pode ter uma ideia do que vai enfrentar na residência, por exemplo, ou em uma área específica, como a cirurgia.

Claro que pode surgir aquela dúvida se as séries americanas retratam o que acontece no Brasil. Saiba que existe uma série brasileira, chamada Sob Pressão, que mostra um pouco do mundo hospitalar no país, com a médica Carolina, cirurgiã-vascular de um hospital público no subúrbio do Rio de Janeiro.

Criam identificação e ressignificação

Em cada episódio você é apresentado a uma situação. Um bom exemplo é a série House, na qual o famoso médico lida com doenças estranhas e precisa, com a ajuda de sua equipe, encontrar um diagnóstico e oferecer o melhor tratamento.

A verdade é que todo mundo já passou pela situação de ter um familiar internado ou ser o paciente. Quando essa mesma questão se passa nas telas, acontece uma identificação e até ressignificação, principalmente se um personagem falecer.

 

Geram empatia com o profissional de saúde

Para algumas pessoas o profissional de saúde parece alguém superdistante, por vezes frio, mas por meio das séries vemos que não é assim. Eles têm uma vida pessoal como qualquer um de nós, lidam com seus problemas e ainda precisam ajudar seus pacientes.

Em Grey ‘s Anatomy e ER vemos os profissionais atendendo seus pacientes e conhecemos sua vida pessoal. A doutora Grey já foi casada, tem filhos e perdeu seu marido, e isso não é diferente nas séries brasileiras. Em um dos episódios, por exemplo, a personagem Carolina se identifica com uma paciente que foi vítima de violência sexual.

Mostram que os médicos têm comportamentos diferentes

Outra questão abordada na série são os diferentes comportamentos dos médicos. Você encontra aqueles que se sentem os deuses do hospital porque são cirurgiões e outros que estão na mesma área e são humildes. Da mesma forma, há o residente que se sente superior e o outro que é empático e aberto a tudo.

O objetivo da série é mostrar que o médico não é melhor do que ninguém, que ele pode ser uma pessoa legal ou mais arrogante como qualquer outra. Também é possível analisar diferentes formas de lidar com uma mesma questão. Enquanto um é a favor de um procedimento, outro acredita que é melhor esperar.

Misturam gêneros em uma mesma série

O drama costuma ser o foco nas séries médicas, porém, em alguns episódios, os roteiristas decidem descontrair um pouco a tensão. Em House, por exemplo, temos algumas cenas cômicas, principalmente do doutor Gregory House aprontando com seu amigo Wilson.

Há também romance, com os envolvimentos dos personagens com seus colegas de trabalho ou outras pessoas que conhecem. Em Grey ‘s Anatomy, Meredith se envolve com Derek e, anos após a morte do personagem, se deu uma chance com Nick Marsh. Já em House, há as relações de amizade e a paixão secreta do médico pela chefe do hospital, algo que ele se recusa a admitir.