Beleza e Saúde

Para que serve o óculos de proteção?

Cuidar-se enquanto se desempenha determinadas atividades profissionais é fundamental e isso inclui aprender para que serve o óculos de proteção.

Inclusive, são várias as profissões que têm necessidade desse acessório para manter os seus olhos a salvo de substâncias químicas, de faíscas e outros itens prejudiciais.

Infelizmente, quem não entende para que serve o óculos de proteção e acaba abrindo mão desse item arrisca ter lesões oculares sérias, culminando até mesmo em redução da visão ou perda.

Sendo assim, é imprescindível estar ciente de como funcionam os óculos de proteção, para que eles servem e quais são os principais profissionais que devem usá-los.

Neste material estão diversos esclarecimentos sobre para que serve o óculos de proteção para que as pessoas aprendam como usá-los e mantenham os olhos seguros!

O que pode acontecer quando não se sabe para que serve o óculos de proteção?

Em primeiro lugar, é válido dizer que óculos de proteção são itens que fazem parte de EPI, ou seja, eles são de proteção individual.

Existe uma razão importante para isso: garantir que os olhos não sofram nenhum acidente, o que pode acontecer em diversas profissões. Cabe dizer que não se deve considerar esses óculos algo opcional, mas sim algo que realmente determina a segurança dos olhos.

Justamente por isso é que, quando não se usa esses óculos, existe a possibilidade de algo metálico atingir os olhos, causando alguma perfuração.

Também se pode ter irritação devido a produtos químicos, dependendo de qual seja o ambiente, além de queimaduras.

Mesmo que não haja nenhum dano agudo à visão, não usar os óculos de proteção por um longo período pode fazer com que haja danos aos olhos conforme o passar do tempo.

Portanto, não se deve nunca renunciar a usar esses óculos quando a profissão exigir isso, já que estar ciente sobre para que serve o óculos de proteção é uma segurança.

Quais são as profissões para as quais é importante usar óculos de proteção?

Há determinadas profissões que oferecem grandes riscos aos olhos e é por isso que eles devem ser protegidos por óculos especiais.

Algumas dessas profissões são as seguintes:

  • Metalúrgicos

As pessoas que trabalham em fábricas, manuseando metais e diferentes tipos de plásticos, precisam sempre estar com os seus óculos de proteção a fim de que nenhuma lasca acabe atingindo os olhos.

Afinal, no momento em que esses materiais estão sendo cortados ou soldados, existe o risco de alguma coisa se desprender.

  • Eletricistas

É comum que os eletricistas usem soldas, além de ser possível a produção de faíscas, dependendo de como os fios são manuseados. Sendo assim, esses profissionais devem estar cientes de para que serve o óculos de proteção.

  • Motoboy

Os motoboys tendem a andar em uma velocidade maior e mesmo o vento pode causar grandes incômodos aos olhos.

Qualquer pessoa que ande de moto diariamente percebe que a velocidade do vento diretamente em seu rosto pode gerar irritações e fazer até com que os olhos comecem a ficar secos. Portanto, apostar nos óculos de proteção também é vital para esses trabalhadores.

  • Construção civil

Os canteiros de obra são repletos de pedras e de outros itens que podem sim agredir os olhos, sendo fundamental estar sempre com esse EPI.

  • Profissionais da saúde

Os enfermeiros e médicos, quando estão em meio à realização de curativos e de cirurgias, precisam estar com os óculos de proteção. Afinal, a mucosa ocular também é uma via de contaminação.

Sendo assim, esses profissionais têm de saber para que serve o óculos de proteção e estar sempre paramentados para evitar que sangue e diversos fluídos toquem os seus olhos.

  • Químicos

Todos os profissionais que atuam no ramo químico precisam entender para que serve o óculos de proteção, já que os gases das reações podem afetar a visão. Além disso, sempre pode ocorrer um acidente no qual respingue alguma substância nos olhos.

Os óculos de proteção são confortáveis!

Alguns acham, à primeira vista, que os óculos de proteção não são confortáveis ou até que não permitem enxergar de forma perfeita. Entretanto, isso é um equívoco: esses óculos são sim bem flexíveis, encaixando no rosto, e não incomodam em nada para enxergar.