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Como vender cursos on-line: 8 dicas + 6 motivos para investir neles

A oferta de conhecimento pela internet tem ampliado sua participação no mercado nacional, fornecendo uma ótima oportunidade para você que cria conteúdo educacional conseguir uma renda adicional. Porém, além de saber ensinar, também é importante saber como vender cursos online e atrair mais alunos.

A Educação é um dos pilares da nossa sociedade que passou por uma verdadeira transformação digital nos últimos anos, com o avanço do EAD (educação à distância). Além da graduação, escolas técnicas, preparatórias e de idiomas também entraram fortes nesse mercado.

O EAD é uma opção mais flexível e, muitas vezes, acessível em relação à educação presencial. Com o aumento do uso de smartphones e popularização do acesso à internet no Brasil, que chega a 90% dos lares do país, o setor se torna cada vez mais atraente.

Nesse post vamos listar os principais motivos para investir em infoprodutos, mostrar um breve passo a passo para criar seus próprios cursos e destacar dicas valiosas para caprichar na divulgação e conseguir alcançar as metas de faturamento. Continue lendo!

O que preciso saber para criar um curso on-line?

Apesar de não ser uma novidade, o EAD cresceu muito com a pandemia e a transformação digital que o mercado educacional passou nos últimos anos, com a popularização do acesso móvel à internet e o surgimento de ferramentas desenvolvidas especificamente para criar um ambiente de ensino remoto.

De 2020 para cá, cursos de idiomas, técnicos, graduações, preparatórios para concursos e até aulas para aprender a tocar um novo instrumento se tornaram mais comuns, o que também obrigou os criadores desses conteúdos a investirem em qualidade para conseguir se destacar.

Diante desse cenário, os próprios consumidores demonstraram o interesse em pagar mais caro para ter um conteúdo de maior qualidade, reconhecido por instituições de ensino, seguindo tendências da experiência de compra na atualidade.

Em resumo, temos:

  • maior procura por cursos on-line;
  • maior facilidade de acesso ao EAD;
  • alunos mais exigentes;
  • maior dificuldade para se destacar da concorrência.

Assim, temos ótimos motivos para criar um curso on-line, mas é essencial enfrentar o desafio para despertar o interesse, vender um infoproduto e conquistar o reconhecimento dos seus alunos.

6 motivos para oferecer cursos on-line

Se você ainda não está convencido sobre os benefícios de oferecer cursos-online, aqui vai uma lista prática com os principais motivos para fazer isso:

  1. baixo investimento inicial
  2. faturamento escalável
  3. baixo custo de produção
  4. maior alcance
  5. alta procura
  6. facilidade de expansão

À princípio, o mercado EAD pode conseguir bons resultados sem exigir um investimento alto. Com a câmera do smartphone, acesso à internet e aplicativos gratuitos, já é possível montar um conteúdo rico e original para compartilhar com o público.

E como esse material é produzido apenas uma vez para ser entregue para uma ampla lista de contatos, o faturamento é escalável a cada nova matrícula. Principalmente porque a qualidade do produto não é afetada pela quantidade de alunos.

Essa também é uma forma de aumentar o alcance do seu empreendimento, sem ter que dispor de um ponto físico, aproveitando o alto nível de busca por esse modelo de ensino.

Com a possibilidade de agilizar a conquista de bons resultados, também fica mais fácil captar capital e reinvestir no seu negócio.

Seja para melhorar os equipamentos usados na produção de cursos on-line, investir em novas estratégias de marketing digital ou aprofundar no tema abordado, com opções mais avançadas para aproveitar os alunos que já assinam o seu serviço.

Como vender cursos on-line em 8 passos

Depois de vencer todos os desafios para criar o material de ensino, é hora de vender o curso on-line. Veja como:

  1. deixe claro quais são os objetivos e características do curso; se é um curso completo ou horas complementares grátis com certificado grátis
  2. invista em conteúdos de qualidade;
  3. ofereça vantagens extras e materiais gratuitos;
  4. invista em estratégias de marketing;
  5. esteja presente nas redes sociais;
  6. crie ofertas relevantes;
  7. ofereça incentivos para a conclusão do curso;
  8. escolha a plataforma de hospedagem do curso.

1. Deixe claro quais são os objetivos e características do curso

Informar o público a respeito do conteúdo abordado, para quem ele é indicado e como funcionam as aulas são medidas essenciais para atrair os alunos certos e assegurar um bom nível de satisfação e conclusão para o seu curso.

Esse cuidado reduz o risco de frustração com o material adquirido e aumenta as chances do aluno indicar o produto para outras pessoas, que é uma das formas mais eficientes de atrair novos assinantes.

Antecipar dúvidas sobre os objetivos e características do curso também fornece argumentos para campanhas de marketing e justificam o investimento dos clientes, facilitando o processo de tomada de decisão.

2. Invista em conteúdos de qualidade

É possível criar conteúdo de qualidade, mesmo que tenha recursos limitados para produzir seu curso. Por isso, vale a pena pesquisar bastante sobre ferramentas que auxiliem esse processo, para não prejudicar o desempenho das vendas e nem tirar o foco do que realmente importa.

Em certos momentos, pode ser mais interessante seguir uma abordagem minimalista e objetiva do que tentar inovar em áreas que exigem maior investimento. Isso vale tanto para o conhecimento compartilhado quanto para as estratégias de divulgação.

3. Ofereça vantagens extras e materiais gratuitos

Para aumentar suas chances de ser descoberto e atrair uma parcela maior do público, não basta vender e entregar um bom curso-online, também é válido criar pacotes de vantagens adicionais para estimular a compra.

Por exemplo, além do pacote de aulas, você pode disponibilizar outros materiais ricos ao aluno, como:

  • e-books;
  • infográficos;
  • aulas extras;
  • acesso a fóruns e a grupos de mensagem.

4. Invista em estratégias de marketing

Existem muitas estratégias de marketing capazes de impulsionar campanhas de venda de cursos on-line, utilizando as seguintes técnicas:

  • landing page: páginas voltadas para captação de leads, onde o usuário faz o cadastro em troca de uma vantagem ou material gratuito, como um e-book, relatório básico, desconto ou acesso limitado ao curso;
  • e-mail marketing: um fluxo de e-mail marketing pode servir para qualificar os leads e impactar os clientes no momento certo, aumentando as chances de conversão;
  • blog: conteúdos para blog podem aumentar a relevância e a chance da sua marca ser descoberta na busca orgânica, atraindo clientes sem exigir investimento apenas em mídias pagas;
  • anúncios patrocinados: usam ferramentas como Google Ads e Facebook Ads para criar posts patrocinados segmentados para a sua persona, além de servirem para remarketing e outros tipos de campanha;
  • satisfação de clientes: as provas sociais, testemunhos de clientes satisfeitos, são ótimos recursos para convencer leads em dúvida sobre uma compra, pois mostram pessoas reais que compraram e ficaram felizes com o infoproduto que receberam.

5. Esteja presente nas redes sociais

O consumidor atual busca mais relacionamentos e usa as redes sociais para pesquisar a relevância de uma marca, o que também serve para o mercado educacional. Assim é essencial marcar presença nas redes que o seu público-alvo mais usa.

Além disso, não há como vender um curso on-line sem produzir um conteúdo interessante nessas mídias, pois é uma forma de demonstrar sua expertise e domínio sobre determinado assunto.

6. Crie ofertas relevantes

Uma boa dica para impulsionar as vendas do seu infoproduto consiste em criar ofertas relevantes e que despertem não só o interesse, como também o senso de urgência no aluno. 

Você pode dar um desconto adicional por tempo limitado, oferecer cupons adicionais para quem indica interessados e oferecer um período de testes gratuito, entre outras abordagens.

O mais importante é chamar a atenção do público, agregar valor para sua proposta e estimular a conversão para não perder vantagens realmente interessantes.

7. Ofereça incentivos para a conclusão do curso

Para ter sucesso na venda de cursos on-line, é recomendado incentivar os clientes a fazerem todas as aulas até o fim. Dessa forma você eleva o índice de satisfação dos alunos, aumenta as chances deles recomendarem o conteúdo para outros e mantém a porta aberta para uma nova compra.

Conquistar clientes que já conhecem seu valor é mais barato e fácil do que começar uma conversão do zero. 

8. Escolha a plataforma de hospedagem do curso

A última dica é escolher uma plataforma de ensino à distância que ofereça recursos interessantes para o perfil de aluno que deseja atrair, com opções de integração e funcionalidades que preservam sua propriedade intelectual e são mais amigáveis ao usuário.

Existem opções com planos gratuitos e períodos de teste, uma alternativa válida para dar os primeiros passos nesse mercado.

Assim fechamos o guia de como vender cursos on-line e atrair alunos interessados. Não se esqueça de planejar cada estratégia antes de colocá-las em prática, para assegurar que todos os critérios foram cumpridos e as chances de sucesso são as melhores possíveis.
Este conteúdo foi escrito pela equipe da EAD Plataforma, uma plataforma on-line de ensino a distância que te permite criar e vender cursos na internet. Simples, intuitiva e com preço acessível, a EAD Plataforma atua no mercado desde 2014 e já conta com mais de 1.400 clientes.