Negócios e Política

O que é o design thinking?

Quando falamos sobre design sempre vem em nossa cabeça a criação e o desenvolvimento de ideias, seja para a montagem de uma casa que vai desde a parede, disposição dos móveis e até mesmo os fios e cabos elétricos ideais até a montagem de um gráfico e de algumas estatísticas. 

Mas atualmente, esse termo vai muito além, chegando até mesmo ao mercado de empreendimento, o design thinking nunca foi tão popular como vem sendo nos dias de hoje, sendo um dos recursos mais utilizados por empreendedores de diferentes segmentos. 

Você já ouviu falar sobre esse tema? Sabe o que ela significa ou o porquê dele ser tão importante para o mundo do empreendimento? No texto de hoje vamos falar tudo sobre o design thinking então fique de olho e confira todas as informações. 

O que significa design thinking?

Se você é empreendedor ou está inserido dentro do mundo de negócios, já deve ou ter ouvido falar ou até mesmo conhecer o termo design thinking, ele vem ganhando força e notoriedade dentro desse segmento. 

  Principais dicas de web design para utilizar em 2022

O design thinking vai muito além de um método específico, ele é considerado uma forma como você aborda as coisas, ele é o termo utilizado para se referir ao processo de processamento crítico e criativo, gerando a possibilidade de organizar ideias a buscar mais conhecimento e ser mais assertivo dentro das tomadas de decisão. 

Ou seja, ele cria certos insights e reúne todas as ideias, trazendo diversas perspectivas diferentes, o que te fazem ter uma tomada de decisão mais certeira e conseguir enxergar pontos de vistas diferentes, tanto para corrigir possíveis erros quanto para desenvolver algum produto como uma porta de aço ou serviço. 

De forma resumida, o design thinking é uma abordagem que busca encontrar soluções para uma empresa, de forma totalmente colaborativa em uma forma que todos possam expressar suas opiniões e pontos de vista completamente diferentes, dando uma nova perspectiva e identificando e corrigindo falhas de forma muito mais fácil. 

Quais são as etapas do design thinking?

Resolver um problema nunca é uma tarefa fácil, e para que o design thinking possa de fato, ser bem executado, é preciso seguir 4 etapas cruciais para o seu bom desempenho, bora conhecer quais são?

  Principais dicas de web design para utilizar em 2022

Imersão

A primeira etapa para você executar o design thinking é entrar de cabeça e descobrir quais são os erros,falhas e defeitos presentes dentro da sua empresa, uma análise SWOT bem realizada, a coleta de feedbacks de clientes e avaliar o desempenho organizacional como um todo, é o primeiro passo para você enxergar com clareza o que precisa ser feito e quais ideais montadas dentro da sua empresa. 

Ideação

Como o próprio nome já indica, a ideação é a etapa onde você começa a reunir e ter mais ideias para solucionar os problemas que você encontrou na etapa de imersão, aqui você pode começar a listar e produzir insights realmente úteis para determinado problema, podendo utilizar a big data, dados e informações coletadas sobre o mercado que possam te auxiliar nessa jornada. 

Prototipação

Depois de reunir uma boa quantidade de ideias (quanto mais melhor), chegou a hora de você sentar junto com o grupo de pessoas que está nessa jornada junto com você para filtrarem e decidirem quais ideias melhores se encaixam na solução do problema. Essa etapa é crucial para reduzir e minimizar falhas, decidir sobre as melhores ideias e começar a ter ciência de que ela está pronta ou não para ser colocada em prática. 

  Principais dicas de web design para utilizar em 2022

Desenvolvimento

Por fim, o desenvolvimento é a última etapa onde é hora de arregaçar as mangas e colocar em prática tudo aquilo que você já passou, desenvolva suas ideias e a usá-las no lançamento de sua bomba centrífuga, por exemplo, tire do papel seus planejamentos e faça ajustes caso ocorra necessidade. 

Conclusão

O design thinking vem se tornando frequente dentro dos empreendimentos devido ao impacto que ele possui na solução de problemas, analisar diferentes pontos de vista e reunir uma quantidade de ideias antes de tomar qualquer atitude, ajuda a tomar decisões mais assertivas e trazer resultados muito melhores para a sua empresa. 

Você já conhecia o design thinking? Acredita que ele pode ser útil para o seu negócio? Comente abaixo o que achou e não se esqueça de compartilhar caso tenha curtido, até a próxima!

Este artigo foi desenvolvido pela equipe do Soluções Industriais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

quatro × um =