Auto e Moto

Multa Renainf: o que é, quando acontece e como pagar?

A multa Renainf é uma modalidade de autuação muito comum em todo o Brasil. Afinal, como os condutores podem dirigir com a mesma habilitação em todo o país, elas se resultam em quaisquer dos órgãos de trânsito responsáveis pela fiscalização.

Além disso, as multas Renainf pendentes podem comprometer a venda de um carro, uma vez que constam como restrições ao consultar Renavam pela placa.

Por isso, preparamos esse artigo exclusivo para explicar em detalhes o que é uma multa Renainf, no que ela se difere das infrações comuns e como fazer para quitá-las. Acompanhe conosco e boa leitura!

Afinal, o que é uma multa Renainf?

A multa Renainf se refere ao Registro Nacional de Infrações de Trânsito, que é um sistema nacional utilizado para registrar e armazenar as informações relacionadas a multas de trânsito no Brasil. Ou seja, o Renainf é um banco de dados centralizado que reúne as infrações de trânsito registradas em todo o país.

Através dele, é possível identificar as multas aplicadas a um veículo específico, fornecer e ter informações detalhadas sobre as infrações cometidas. Por exemplo, local, data, tipo de infração, e o valor a ser pago.

Em resumo, o sistema Renainf é utilizado pelos órgãos de trânsito municipal, estadual e federal para registrar e gerenciar as multas de trânsito. Isso porque ele ajuda a garantir a efetividade na aplicação das penalidades e auxilia na fiscalização das infrações cometidas pelos condutores.

Desta forma, quando você se refere à “multa Renainf”, pode estar se referindo a uma multa que foi registrada no sistema Renainf, que é o mecanismo utilizado para unificar e controlar as informações relacionadas às infrações de trânsito no Brasil.

O que significa quando uma multa está com Renainf?

O termo “multa Renainf” é usado de forma geral para se referir a multas de trânsito registradas no sistema do Registro Nacional de Infrações de Trânsito (Renainf). Em outras palavras, todas as multas de trânsito (sejam elas leves, médias, graves ou gravíssimas) são registradas no sistema Renainf após serem processadas pelos órgãos de trânsito competentes, como o Departamento Estadual de Trânsito (DETRAN) ou as polícias rodoviárias Federal ou Estadual.

Portanto, uma multa é considerada “multa Renainf” quando ela é devidamente registrada e inserida no sistema Renainf, gerando um registro unificado e nacional da infração cometida pelo veículo. Geralmente, chama-se de multa Renainf aquelas aplicadas em um estado diferente do qual o condutor registrou o veículo.

Por exemplo, quando o carro recebe uma multa em Minas Gerais, sendo um veículo do Espírito Santo. Neste caso, o registro nacional permite que a comunicação da infração seja realizada em qualquer lugar do país.

Como puxar uma multa Renainf e realizar o pagamento?

Para consultar as multas registradas no Renainf e realizar o pagamento, você pode seguir os seguintes passos:

1. Acesse o site do Departamento Estadual de Trânsito (DETRAN) do seu estado. Cada estado tem seu próprio site do DETRAN, então procure pelo site correspondente ao seu estado.

2. No site do DETRAN, busque pela opção de “Consulta de Multas” ou “Consulta de Infrações”. Essa opção geralmente está disponível na seção de serviços ou informações relacionadas a veículos.

3. Ao selecionar a opção de consulta de multas, você será solicitado a informar os dados do veículo, como placa e Renavam (Registro Nacional de Veículos Automotores). Além disso, essas informações podem ser encontradas no documento do veículo.

4. Após inserir os dados solicitados, será exibida uma lista com as multas registradas no nome do proprietário do veículo. Ou seja, essa lista informará detalhes como a descrição da infração, o valor da multa e a data em que ela foi registrada.

5. Caso deseje efetuar o pagamento das multas, verifique no site do DETRAN as opções disponíveis para realizar o pagamento. De modo geral, é possível pagar as multas por meio de bancos conveniados, internet banking, aplicativos de bancos ou nas unidades de atendimento do DETRAN.

Por fim, é importante ressaltar que os procedimentos exatos para consultar e pagar multas podem variar de acordo com o estado. Portanto, verifique as instruções específicas no site do DETRAN do seu estado.

Quais os tipos de multas de trânsito no Brasil?

De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro, seja para uma multa Renainf ou demais modalidades de infração, elas se dividem de acordo com a gravidade da infração cometida. São elas:

1. Infrações Leves (3 pontos na CNH e multa de valor baixo) | Por exemplo,estacionar em local proibido, fazer conversão proibida, parar o veículo na faixa de pedestres, usar buzina em local proibido, entre outras;

2. Infrações Médias (4 pontos na CNH e multa de valor um pouco maior)  | Alguns exemplos são: transitar em local e horário não permitidos pela regulamentação, não dar preferência ao pedestre na faixa ou mesmo ultrapassar pela direita veículo que esteja sinalizando que vai entrar à esquerda, entre outras;

3. Infrações Graves (5 pontos na CNH e multa de valor mais elevado) | Seja como multa Renainf ou não, acontecem quando o condutor: dirige sem atenção ou sem os cuidados indispensáveis à segurança, comete excesso de velocidade, estaciona em desacordo com a regulamentação, entre outras.

4. Infrações Gravíssimas (7 pontos na CNH e multa de maior valor) | Por fim, essas multas ocorrem quando há direção sob influência de álcool ou substância psicoativa, não parar em sinal vermelho, dirigir utilizando o celular, não usar cinto de segurança, entre outras.

Além disso, algumas infrações gravíssimas podem resultar em outras penalidades, como suspensão do direito de dirigir, apreensão do veículo ou cassação da CNH.

Conclusão

A multa Renainf só difere das infrações comuns pela sua natureza oriunda de um estado diferente de onde há o registro do veículo. Contudo, como foi possível observar no texto, ela precisa ser paga e pode comprometer a regularização legal do automóvel.

Por isso, verifique sempre se você possui alguma infração no histórico do veículo e mantenha o carro