Negócios e Política

7 dicas para realizar o desligamento de funcionários de modo objetivo e humanizado

O desligamento de funcionários é uma etapa bastante complexa para qualquer organização. Afinal, não é uma tarefa muito simples informar a um profissional que a empresa não deseja mais contar com seus trabalhos.

Contudo, é necessário que antes de se pensar na demissão, seja possível obter um histórico de tudo que o colaborador realizou durante sua passagem na empresa. Ou seja, a empresa que deseja realizar um desligamento objetivo e humanizado deve, antes de tudo, conseguir explicá-lo.

Dessa forma, a possibilidade de tornar o evento demissional menos traumático é maior. Além disso, há organizações que utilizam de uma ferramenta BPMS  a fim de estruturar e documentar todas as tarefas, prazos e notações do funcionário. De modo geral, estas informações facilitam o embasamento que justifica a demissão.

Por isso, preparamos este artigo exclusivo que traz dicas sobre como realizar o desligamento de funcionários de modo a causar menor impacto na produção e na vida pessoal do trabalhador. Confira conosco e boa leitura!

Tipos de desligamento de funcionários

Existem diferentes tipos de desligamento de funcionários. Contudo, mesmo que todos se relacionem ao fato de que o colaborador deixará de fazer parte da empresa, eles costumam resultar em diferentes formas de comunicação. A seguir, elencamos alguns exemplos mais comuns.

1. Demissão voluntária

Acontece quando o funcionário decide deixar o emprego por vontade própria. Pode ser motivada por uma série de razões pessoais, como busca de novas oportunidades, mudança de carreira, insatisfação com o ambiente de trabalho, entre outros.

2. Demissão sem justa causa

É quando o empregador decide encerrar o contrato de trabalho sem apresentar uma justificativa legalmente aceitável. Nos países que seguem a legislação trabalhista, como o Brasil, a demissão sem justa causa geralmente requer o pagamento de determinadas verbas rescisórias, como aviso prévio, multa do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) etc.

3. Demissão por justa causa

Ao contrário da anterior, nesse caso a demissão ocorre devido a uma justificativa legalmente aceitável. Como por exemplo, um comportamento grave do funcionário que viola as normas da empresa, como roubo, violência, comportamento antiético, negligência, entre outros. A demissão por justa causa geralmente ocorre sem o pagamento de verbas rescisórias.

4. Demissão por acordo mútuo

Às vezes, empregador e empregado concordam em encerrar o contrato de trabalho de comum acordo. Ou seja, esse tipo de desligamento de funcionários geralmente é formalizado por um acordo escrito. Neste caso, ambas as partes concordam com os termos e condições para o encerramento da relação de trabalho.

5. Desligamento de funcionários por término de contrato determinado

Alguns contratos de trabalho têm uma duração específica, definida previamente pelas partes. Nesses casos, ao final de um contrato de trabalho por prazo determinado, a relação de emprego é encerrada naturalmente, sem necessidade de uma demissão formal.

Dicas para realizar o desligamento de funcionários

Em situações onde a demissão acontecerá por interesse da empresa, é importante se atentar para que o desligamento de funcionários aconteça de modo individualizado e objetivo. Em outras palavras, o responsável pela demissão precisa organizar tudo que será dito e, preferencialmente, realizá-la no início do dia.

A maior parte dos especialistas em recursos humanos dizem que a demissão no início do dia causa menos impacto negativo do que aquela feita ao final de um dia de trabalho. Dito isto, confira as dicas que preparamos para ajudá-lo a realizar o desligamento de funcionários.

1. Prepare-se com antecedência

Primeiramente, antes de comunicar o desligamento de funcionários, prepare-se com antecedência para a conversa. Para isso, tenha clareza sobre os motivos do desligamento e esteja preparado para explicá-los de forma objetiva e não confrontadora.

Aproveite para reunir todas as informações relevantes sobre benefícios, pagamentos finais e procedimentos a serem seguidos durante o processo de desligamento.

2. Escolha um ambiente apropriado

Ao realizar a conversa de desligamento, escolha um ambiente privado e discreto. Isso permitirá que o funcionário mantenha a sua privacidade e se sinta à vontade para expressar suas emoções ou fazer perguntas sem constrangimento.

Além disso, em caso de home office – onde o desligamento de funcionários será realizado através de reunião online – não se atrase e mantenha sua câmera ligada.

3. Seja claro e objetivo

Durante a conversa de desligamento, seja claro e objetivo ao comunicar a decisão. O ideal é explicar de forma sincera e direta os motivos para o desligamento, evitando qualquer ambiguidade.

Para isso, seja honesto, mas evite críticas pessoais ou confrontos desnecessários. Foque no fato de que a decisão foi tomada com base nas necessidades da empresa e na melhor opção para ambas as partes.

4. Ouça atentamente ao fazer o desligamento de funcionários

Permita que o funcionário expresse seus sentimentos, preocupações ou perguntas. Em outras palavras, ouça atentamente, demonstrando empatia e respeito.

Você deve tentar compreender o ponto de vista do colaborador e ser sensível às suas emoções. Lembre-se de que o momento do desligamento pode ser difícil e desestabilizador para o funcionário, então demonstre compaixão e não minimize seus sentimentos.

5. Ofereça suporte

Durante o desligamento de funcionários, ofereça suporte ao colaborador. Para isso, explique as opções de benefícios e pagamentos finais, bem como os procedimentos para a transição.

Por último, se possível, forneça orientação sobre a busca de emprego, serviços de carreira ou referências. Mostre interesse genuíno pelo bem-estar do colaborador e ofereça ajuda na medida do possível.

6. Mantenha a confidencialidade

Respeite a privacidade do funcionário e mantenha a confidencialidade do desligamento. Evite divulgar qualquer informação confidencial sobre a decisão ou as circunstâncias do desligamento para outros membros da equipe, a menos que seja necessário por razões legais ou de conformidade.

7. Encerre a relação amigavelmente

Por fim, conclua o desligamento de funcionários de forma amigável e respeitosa. Agradeça ao colaborador por suas contribuições e pelo tempo dedicado à empresa.

E claro, se houver oportunidade, discuta as realizações e habilidades do funcionário, reforçando pontos positivos. Isso pode contribuir para um senso de encerramento mais positivo e ajudar o funcionário a manter uma boa imagem da organização.

Conclusão

Lembre-se de que cada situação de desligamento de funcionários é única, portanto, seja flexível e ajuste suas abordagens conforme necessário. Seja sensível às emoções e demonstre respeito e empatia durante todo o processo. Um desligamento humanizado permite que o funcionário se sinta valorizado, mesmo em um momento difícil, e contribui para preservar uma boa relação entre a empresa e o colaborador, além de promover uma cultura de respeito e cuidado mútuo.