Tech

Mitos e verdades sobre cuidados com aparelhos eletrônicos

A internet está infestada de mitos e verdades sobre cuidados com aparelhos eletrônicos, por isso, saber diferenciar os dois é importante

Algo que tomou conta da população mundial foram os aparelhos tecnológicos dessa nova era. Mas junto de toda a tecnologia, muitos rumores surgiram também, confundindo a mente de diversas pessoas. Quais são os mitos e as verdades sobre os cuidados que é necessário ter com aparelhos eletrônicos? Se busca saber isso, chegou ao lugar certo.

Com diversas informações errôneas e memes presentes na internet, existem até usuários leigos de computação que acreditam que a exclusão da pasta WIN32 no computador pode aumentar a velocidade da máquina. Para desmistificar essa e outras crenças e trazer informações de verdade, como o uso de mochila para notebook para guardar o item e isolar o eletrônico de armazenar poeira, trouxemos esse artigo.

Conhecendo os mitos e as verdades sobre os principais cuidados com eletrônicos do cotidiano

Com certeza todos que mexem com assistência de tecnologia ou coisas do tipo já ouviram em algum momento alguns mitos engraçados. O mais divulgado atualmente é que os RGBs dos computadores gamers auxiliam no desempenho do jogo. Mas além desse mito — que basta pensar para saber que é mentira —, existem outros mais difíceis de assimilar.

Usar o celular na tomada pode viciar a bateria

Antigamente, quando a tecnologia presente na bateria dos aparelhos celulares eram mais limitadas, essa teoria poderia até ser verdade. Mas atualmente, com a grande tecnologia e também o armazenamento dos aparelhos celulares, dizer que mexer no aparelho enquanto ele carrega pode viciar a bateria é “loucura”. Afinal, já foi comprovado que isso não passa de um mito ou uma história de terror para os pais fazerem os filhos saírem do aparelho para dormir.

 

Notebook ligado direto na tomada

Com o aumento de trabalhos no modelo home office, a questão sobre utilizar o aparelho ligado na tomada direto surgiu na mente de todos. Porém, Elton John Bonfim, especialista de Produtos Vaio, desmistificou a ideia de esse ato viciar a bateria. Segundo ele, manter o notebook frequentemente ligado na tomada não gera nenhum tipo de dano ao aparelho. Quando ele está com 100% de carga, ele começa a ser alimentado direto pelo cabo graças a tecnologia bypass, fazendo o notebook se alimentar da força apenas quando a bateria do mesmo sofre uma leve descarga.

Carregar controles de videogames na tomada

Uma dúvida que muitos usuários de consoles possuem é sobre o método de carregar seus controladores na tomada. Será que esse ato contribui para o mau-funcionamento do aparelho?

Isso é apenas um mito, afinal a quantidade de energia passada para a bateria do controle, é apenas a quantidade ideal para carregá-lo.

Muitas pessoas caem no “conto” de que carregar na tomada pode fazer a bateria forçar outros componentes e, consequentemente, trazer o problema do superaquecimento do aparelho e perda da sua capacidade total de armazenamento. Mas essas questões não passam de um mito, portanto os gamers podem utilizar seus controles na tomada sem medo.

Arroz ajuda na manutenção de celulares que caíram na água

Após diversos mitos, eis aqui uma verdade! Os aparelhos celulares que tiveram breve contato com a água podem se recuperar desse “susto” ao ficarem mergulhados em um pote de arroz, pois o alimento ajuda a absorver a umidade.

Mas apenas mergulhar o aparelho no arroz não é suficiente para garantir seu funcionamento. Existem outras precauções que devem ser tomadas pelo usuário. A primeira é desligar o aparelho o mais rápido possível para evitar danos à placa e, logo em seguida, colocá-lo em um vasilhame com o arroz.

O arroz irá sugar toda a água do aparelho, mas seu funcionamento irá depender do tipo de líquido a que ele foi exposto, das condições físicas do celular e do tempo que o aparelho ficou submerso.