Negócios e Política

Economia local: como os pequenos negócios podem impactar a macroeconomia

como os pequenos negócios podem impactar a macroeconomia

Conheça sete benefícios da economia local para empreendedores e consumidores

Diante das altas taxas de desemprego e da baixa perspectiva de melhora do mercado de trabalho no período pós-pandêmico, as pessoas têm se reinventado e procurado outras formas de renda, como criar seu próprio negócio.

De acordo com o Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), só nos três primeiros trimestres de 2022 foram abertos quase 3 milhões de micro e pequenos empreendimentos no Brasil. Essa modalidade representa 99% das empresas brasileiras, e, no primeiro semestre de 2022, foi responsável por gerar 72% dos empregos no país.

Dentro desse contexto, se torna ainda mais importante fortalecer a economia local para que esses prestadores de serviço cresçam economicamente de forma saudável. Economia local nada mais é que a proposta de criar uma comunidade de negócios em uma comunidade que seja forte o bastante para que todos os seus integrantes sejam capazes de se desenvolver e usufruir dos seus benefícios de maneira igualitária.

Conheça abaixo sete benefícios da economia local que, em conjunto, trazem um impacto para a economia de um estado ou país como um todo:

1. Geração de empregos

Conforme apontado no levantamento do Sebrae, a economia local tem sido uma das grandes responsáveis por tirar os brasileiros da fila do desemprego atualmente. Gerando esse desenvolvimento na comunidade, a demanda de trabalho cresce, tornando-se necessário contratar mais gente.

2. Circulação de dinheiro

Com o aquecimento da economia local, a população passa a comprar mais dentro daquela comunidade, fazendo com que o dinheiro circule ali e não saia. Dessa maneira, gera-se uma estabilidade econômica.

3. Diminuição dos custos de logística e armazenamento

Como o transporte dos produtos é feito na mesma região de entrega, os gastos com logística são menores na economia local. Da mesma forma, gasta-se menos com armazenamento, já que não é preciso adquirir e estocar muitos itens. Assim, esse tipo de negócio se torna mais rentável, não pesando no bolso tanto do empreendedor como do consumidor.

4. Sustentabilidade e frete mais barato

O encurtamento da distância entre a empresa e a residência do cliente barateia o frete ou preço do delivery e ainda torna o negócio mais sustentável. Afinal, distâncias menores significam menos uso de combustíveis fósseis no transporte e, consequentemente, menos poluição do ar e gases de efeito estufa sendo jogados na atmosfera.

5. Produtos de qualidade

As viagens menos longas para entrega dos produtos fazem com que eles cheguem com mais qualidade na casa dos consumidores. Além disso, caso seja necessário fazer uma troca ou devolução, o processo será bem mais simplificado.

6. Oportunidade para novos micro e pequenos empreendedores

Um ambiente tão próspero incentiva que mais pessoas abram seus próprios negócios. Há também um encorajamento para que eles diversifiquem a oferta de produtos e serviços e invistam na qualificação da mão de obra. Uma boa forma de fazer isso é utilizando um ERP para MEI, para que ele possa impulsionar e evoluir a gestão do seu empreendimento.

7. Arrecadação de impostos

Por fim, com a circulação da moeda, a arrecadação de tributos aumenta. Esse movimento faz com que o Estado passe a olhar aquela região com mais atenção e melhore a oferta de serviços públicos, como nas áreas de saúde, educação e moradia.