Blog

Saiba como comprar com desconto e economizar seu dinheiro

Saiba como comprar com desconto e economizar seu dinheiro

Cada vez mais os avanços tecnológicos têm feito as pessoas comprarem pela internet. Por conta das facilidades como melhores possibilidades de desconto e também pela comodidade de comprar sem sair de casa. 

Sendo assim, é preciso saber algumas dicas de como economizar dinheiro nas compras aproveitando os vários tipos de desconto oferecidos pelas lojas. Afinal, grande parte das marcas já utilizam o e-commerce como uma das maiores fontes de receita.

Pensando nisso, preparamos o conteúdo a seguir com tudo o que você precisa saber sobre desconto. Conheça então alguns dos principais tipos de descontos, como gastar menos comprando pela internet e porque o desconto é importante para as empresas.

3 principais tipos de desconto

De modo geral, existem diversas maneiras de gastar menos comprando aquilo que você deseja e vários tipos de descontos possíveis. Entretanto, no ambiente virtual e até em lojas físicas, 3 deles se destacam, confira!

1- Desconto de primeira comprar

Certamente um dos principais tipos de desconto utilizados pelas lojas e conhecido pelos consumidores é o desconto de primeira compra. De modo geral, ele é uma importante ferramenta para atrair um novo cliente para a marca.

Esse desconto, principalmente em lojas virtuais, costuma garantir ao consumidor algo em torno de 10 a 20% de desconto. A partir disso, o cliente pode ter um primeiro contato com a marca, se tornando um comprador fiel ou não. 

Com isso, é um desconto oferecido que vai muito além de apenas atrair para a compra em questão e sim para potencializar uma série de novas oportunidades para a marca. Ou seja, com a primeira compra a marca pode saber endereço, contato e perfil de um novo cliente.

2- Desconto de aniversário

Desse modo, a loja pode começar a desenvolver um segundo ótimo desconto, o de aniversário. Afinal, ela passa a ter uma série de informações de cada consumidor, incluindo a data de aniversário e perfil de compras.

Com isso, muitas empresas utilizam desse conhecimento para fornecer ao cliente, durante o mês de aniversário, um desconto exclusivo. Portanto, é uma maneira de transformar a marca ainda mais presente na rotina do cliente e fortalecer a fidelização.

3- Desconto em datas comemorativas

O terceiro tipo de desconto também é um dos mais utilizados e praticados de maneira conjunta na grande maioria das lojas. Ou seja, em algumas datas comemorativas do ano, elas disponibilizam descontos especiais para alavancar as vendas.

Com isso, esse tipo de desconto costuma ser muito vantajoso para os consumidores, encontrando preços muito mais acessíveis. As datas comemorativas mais utilizadas pelas marcas Brasil afora são:

  • Natal
  • Páscoa
  • Dia dos Pais
  • Dia das Mães

3 maneiras de comprar com desconto

Depois de conhecer 3 tipos de desconto mais comuns utilizados pelas lojas, conheça agora 3 dicas para comprar com desconto através da internet.

1- Use comparadores de preços

Uma das grandes facilidades da internet é ajudar os consumidores a encontrarem os melhores preços sem sair de casa. Para isso, procure utilizar alguns sites especializados em comparação de preços.

Sendo assim, eles vão ser capazes de apresentar a você diferentes preços do produto desejado em diversas lojas. Entre os sites mais conhecidos, destacamos o Zoom e o Buscapé. 

2- Procure por cupons de desconto

A segunda dica para comprar gastando menos é procurar pelos cupons de descontos. Além dos que apresentamos anteriormente que são disponibilizados em situações específicas existem vários outros durante todo o ano. 

Portanto, pesquise cupons de desconto como código de vendedores, descontos progressivos e até mesmo código de desconto de influenciadores. A partir do crescimento das redes sociais, as lojas têm buscado essa divulgação para sua loja. 

Ou seja, influenciadores ganham códigos personalizados para disponibilizarem para os seus seguidores. Com isso, a empresa aumenta sua receita e os consumidores podem comprar com maior desconto.

3- Compre pelos aplicativos das lojas virtuais

O crescimento do e-commerce fez com que as lojas além dos seus sites desenvolvessem também aplicativos de suas lojas. Sendo assim, para estimular as compras no APP, muitas lojas disponibilizam descontos e produtos exclusivos na plataforma. 

Ou seja, se você deseja comprar com desconto, pesquisar suas peças ou produtos no aplicativo da marca pode ser uma ótima opção. Entre os tipos de desconto mais comuns são o frete grátis e descontos em determinados produtos no aplicativo.

Por que as marcas utilizam o desconto?

Agora que você já conhece sobre como economizar seu dinheiro utilizando desconto, você sabia que as marcas investem em descontos para aumentar suas receitas? Isso mesmo, as lojas passam a ganhar na quantidade de vendas e não no valor dos produtos.

De modo geral, investir em promoções é uma estratégia de marketing para atrair e fidelizar clientes. Com isso, é possível desenvolver uma receita média para a empresa. Por isso, cada vez mais as empresas investem em programas de fidelização e conversão. 

A partir disso, procuram entender melhor o comportamento dos clientes, desenvolvendo além de produtos, conteúdos compatíveis com o público. Sendo assim, buscam atrair a atenção através do site, redes sociais, e-mail marketing e outras ferramentas.

Logo, o desconto é muito além de uma estratégia de queimar o estoque para a renovação de produtos, mas sim uma forma de conquistar cada vez mais clientes. Desse modo, se torna uma empresa mais competitiva e importante no mercado em que atua. 

Conclusão

Com todas as informações apresentadas no texto é possível conhecer um pouco mais sobre a prática do desconto. 

Sendo assim, conhecer 3 dos principais tipos utilizados, como o desconto de primeira compra, aniversário e de datas comemorativas, como o Natal. 

Afinal, você pode encontrar os melhores descontos utilizando comparadores de preços, código de vendedores e produtos exclusivos no APP das marcas.

De modo geral, as empresas utilizam estrategicamente os descontos para atrair e fidelizar os clientes. A partir de uma compra é possível conseguir dados sobre o consumidor, possibilitando uma comunicação mais personalizada e assertiva.

Com isso, agora você já sabe tudo sobre o universo dos descontos, compre todos os seus produtos gastando menos e até mesmo sem sair de casa.