Beleza e Saúde Esporte e Lazer

Dicas e técnicas para se livrar das dores pós-treino

Dicas e técnicas para se livrar das dores pós-treino

Pausas entre os treinos e boa alimentação são fundamentais para prevenir dores musculares

Começar a prática de exercícios físicos vai além de criar uma rotina de treinos; é preciso saber driblar as dores causadas pelo esforço, principalmente nos primeiros dias de exercícios, ou em mudanças para treinos mais pesados. Consideradas normais, as dores musculares podem ser incômodas, além de atrapalharem a rotina e a execução de atividades ao longo do dia. Por isso, seguir algumas dicas pode ajudar a combater, amenizar e até prevenir as dores pós-treino.

Também conhecida como dor muscular de início tardio (DMIT), as dores pós-treino acontecem por conta do estresse causado ao músculo pelas atividades físicas. De modo geral, elas ocorrem cerca de 12h a 24h após as atividades e têm duração de até cinco dias.  Para iniciantes, é possível notar que as dores irão melhorar após a prática constante das atividades, e isso ocorre porque o corpo se acostuma à intensidade das atividades, mas, quando há aumento de impacto, elas tendem a aparecer novamente.

Para tornar o incômodo menos frequente ou ajudar no alívio das dores, é possível seguir algumas dicas de treino, lanche de pós-treino e principalmente de descanso. O primeiro passo é analisar se as atividades estão sendo executadas da maneira correta; dessa forma, é possível observar se as dores são naturais da musculatura ou por má postura. Para isso, o acompanhamento de um profissional pode ajudar.

Um treino responsável também é fundamental para não sobrecarregar o corpo e forçar a musculatura mais do que o necessário. Fazer avanços progressivos é a melhor maneira de evoluir sem lesões ou dores constantes. Também é importante fazer as execuções e pausas entre os exercícios, conforme o recomendado.

Para além do treino, é preciso preparar o corpo para receber toda a carga do exercício. Por isso, exercícios de alongamento e aquecimento da musculatura são fundamentais. Após a musculação, também é interessante fazer exercícios para esfriar os músculos; dessa forma, o corpo tende a sentir menos o impacto e, consequentemente, menos dor.

A boa alimentação também é um fator importante para manter o corpo saudável e pronto para receber a carga da atividade física. Alimentos ricos em ômega 3 possuem ação anti-inflamatória e atuam como um potente agente no organismo. Ingerir alimentos como abacate, linhaça, nozes e salmão durante a dieta pode ajudar.

Para evitar ainda mais as dores e permitir a rápida recuperação, é possível utilizar suplementos que facilitam esse processo. A L-carnitina, por exemplo, é um aminoácido que potencializa a performance física, auxilia na circulação e reduz o dano tecidual, evitando lesões musculares.

Por fim, para evitar as dores intensas e locais, é possível fazer compressas com gelo logo após o exercício, prevenindo o aparecimento e a progressão da dor. Para que a dor não se torne lesão, é importante respeitar o tempo de 24h a 48h de descanso entre os treinos, principalmente os mais pesados. Dessa forma, a musculatura é capaz de se recuperar e gerar mais resultados com menos impacto.