Negócios e Política Tech

Criptomoedas: se informar ou aprender sozinho sobre ativos digitais?

Entenda vantagens e desvantagens de aprender sozinho sobre ativos digitais ou de buscar ajuda nesse mercado

As criptomoedas são ativos digitais cada vez mais populares e atraentes para investidores em todo o mundo.

Mas a pergunta que muitos se fazem é: melhor se informar por conta própria ou buscar uma fonte confiável de conhecimento na hora de aprender sobre investimento em ativos digitais? Neste artigo, exploraremos essa questão.

O perfil do investidor de criptomoedas

Uma pesquisa recente realizada pela gestora de criptoativos Hashdex e a Fundação Getulio Vargas (FGV) revela que 56% das pessoas preferem aprender sozinhas sobre como investir em criptomoedas.

Esse número inclui tanto indivíduos que já investem quanto aqueles que ainda não entraram nesse segmento. O estudo também oferece um panorama do investidor de criptomoedas e destaca algumas tendências interessantes.

A pesquisa mostra que as mulheres representam apenas 12% dos investidores em criptomoedas, enquanto constituem 23% dos investidores em todas as modalidades.

Isso sugere que as mulheres tendem a ser mais conservadoras em seus investimentos, enquanto os homens são mais ousados e atraídos pelos ativos digitais.

Além disso, a maior parte dos investidores em criptomoedas começou a investir recentemente, apenas 12% dos investidores entraram no mercado em 2016 ou antes.

Os anos de 2017, 2018 e 2019 foram de expansão, e o investimento cresceu significativamente em 2020 e 2021, com 50% dos investidores entrando nesse período.

Com essas informações, fica claro que muitas pessoas ainda estão entrando no mercado e que é necessário que elas aprendam sobre esses tipos de ativos.

Por isso, confira abaixo uma comparação com os pontos positivos e negativos de aprender por conta própria e de buscar ajuda para se aprofundar no mercado.

Vantagens e desvantagens de aprender sozinho

A opção de aprender por conta própria, por meio de tutoriais ou vídeos encontrados na internet, oferece uma grande dose de flexibilidade e autonomia aos investidores.

Dessa forma, eles podem seguir um ritmo mais adequado às suas necessidades e se concentrar em tópicos que despertem maior interesse.

No entanto, é preciso ponderar que aprender de forma autônoma também pode ter algumas limitações.

A falta de orientação de um profissional ou mentor pode levar os investidores a adotar estratégias de investimento equivocadas ou, ainda, se expor a riscos desnecessários.

Além disso, informações desatualizadas ou imprecisas podem influenciar negativamente as decisões tomadas.

Vantagens e desvantagens de buscar informações

Ao optar por buscar informações e orientação de profissionais experientes, os investidores podem obter insights mais precisos e atualizados sobre o mercado de criptomoedas.

Dessa maneira, é possível evitar erros comuns e desenvolver uma estratégia de investimento mais sólida e bem fundamentada.

No entanto, é preciso levar em conta que buscar informações profissionais pode ser mais caro e menos flexível do que aprender por conta própria.

Além disso, encontrar um profissional de confiança e com experiência no mercado de criptomoedas pode representar um desafio, especialmente para aqueles que estão iniciando no mundo dos investimentos digitais.

Conclusão

A escolha entre aprender sozinho e buscar informações depende das necessidades, dos objetivos e dos recursos individuais do investidor. Por isso, não há uma resposta definitiva para esse tipo de questionamento.

Fatores como tempo e dinheiro disponível para aprender, nível de aprofundamento, objetivos financeiros de médio e longo prazo, entre outros, ajudarão a definir a decisão correta para cada pessoa.

Aprender sozinho pode ser uma opção atraente para aqueles que desejam maior flexibilidade e autonomia, enquanto buscar informações profissionais pode ser mais apropriado para investidores que buscam uma abordagem mais estruturada e segura.

No entanto, independentemente da abordagem escolhida, é fundamental que os investidores se mantenham atualizados sobre as tendências do mercado e busquem informações de fontes confiáveis.