Auto e Moto

O que saber antes de comprar um veículo usado?

Conheça todos os cuidados que devem ser tomados antes de fechar a compra de um carro usado

Se você está pensando em comprar um veículo usado, precisa ficar atento a uma série de cuidados que devem ser tomados antes de fechar o negócio. Além de consultar o débito do veículo, é importante fazer uma conferência completa dos documentos e do estado geral do bem.

Há muitas dúvidas em relação às conferências que devem ser feitas, especialmente em compras que envolvem intermediários. Apesar de trabalhoso, esse processo é importante a fim de evitar futuras dores de cabeça.

Escolha o modelo e marca

Embora essa possa parecer uma dica óbvia, é muito comum encontrar pessoas que adquirem veículos online, sem sequer verificar pessoalmente a situação do bem.

Antes de escolher um determinado modelo ou marca, é interessante pesquisar as diferentes opções, suas características e particularidades. Analise essas informações e avalie quais modelos melhor se adaptam às suas necessidades.

Uma dica interessante para quem está começando essa jornada é realizar pesquisas na internet, buscar indicação de amigos, conhecidos e colegas de trabalho que possuem carro e podem dar um feedback sobre as vantagens e desvantagens de cada marca e modelo.

Conheça o veículo pessoalmente 

Depois de verificar as melhores marcas e modelos, o próximo passo é pesquisar ofertas de veículos usados que se encaixam nos requisitos escolhidos.

Você pode usar plataformas de vendas de carros online, porém, não abra mão de conhecer o veículo pessoalmente.

Avalie o estado do veículo

É importante realizar uma avaliação geral do estado do veículo. Você deve analisar os cuidados que foram tidos e o grau de conservação. A seguir, montamos um checklist que vai ajudá-lo nesta etapa:

  • Verifique o estado da carroceria, dê uma atenção especial à lataria e avalie a eventual existência de irregularidades, marcas ou desalinhamento.
  • Analise a parte de baixo do veículo, buscando identificar qualquer problema de ferrugem ou desgaste.
  • Confira o estado de conservação das rodas, pneus e vidros.
  • Ligue o carro e veja se há qualquer problema com o motor. Se o veículo demorar muito para ligar ou o motor apresentar algum ruído estranho, pode ser sinal de que há alguma coisa errada com o motor ou as peças.
  • Com o motor ligado, abra o capô e verifique a existência de ruídos, em geral, os chiados estão relacionados com desgaste de peças.
  • Avalie a regulagem da embreagem e o funcionamento dos freios. Para isso, será necessário rodar com o veículo. Veja se os freios estão emitindo ruídos que possam indicar desgaste nos discos. 
  • Cheque se o veículo está com acessórios como macaco, triângulo, estepe e chave de roda.
  • Examine o interior do veículo, confira o funcionamento dos vidros, travas, ar-condicionado, entre outros.
  • Confira a situação do estofamento.

Solicite o histórico de revisões

Outro ponto a ser observado antes de comprar um veículo usado é o histórico de revisões. O proprietário atual deve ter realizado as manutenções preventivas indicadas pelo fabricante.

O histórico de revisões costuma estar registrado no manual do proprietário, ele é acompanhado de carimbos que confirmam as vistorias.

Se você tiver qualquer dúvida com relação à situação mecânica do veículo, é interessante solicitar a ajuda de um profissional especializado ou mecânico de sua confiança, que poderá fazer uma avaliação do estado de conservação do veículo antes de você fechar negócio.

Verifique toda a documentação

Por fim, depois de avaliar a situação mecânica, faça uma análise completa da documentação do veículo.

Realize o levantamento da documentação, essa consulta pode ser feita no site do Detran do seu estado. Basta ter em mãos o número do Renavam do veículo, fornecido pelo vendedor. Esse número está presente no CRV e no CRLV.

Verifique se o carro tem pendências como tributos atrasados ou multas. Esses fatores precisam ser analisados, pois podem impedir a realização da transferência.

Também avalie se o veículo possui algum gravame ou restrição que impeça a sua compra. Tais informações também estão presentes nos dados de registro do veículo junto ao Detran do estado em que ele está registrado.