Beleza e Saúde

Conheça o mapa mundial da longevidade

Blue Zones identifica os locais onde as pessoas mais vivem

Você já parou para pensar quanto em média um ser humano pode viver? Cientistas de Singapura, sim. Então, eles decidiram realizar uma série de estudos, incluindo o ritmo de envelhecimento de algumas pessoas na América e Europa. Ao observar dados ou qualquer mudança na contagem de células sanguíneas, conforme a idade avança, o corpo humano tende a diminuir esses números. Assim, os pesquisadores identificaram que, entre 120 e 150 anos, a resiliência natural da pessoa falha totalmente, levando à morte, sendo essa a expectativa máxima de vida.

Mas, para ter dezenas de aniversários, é necessário ter sorte e também levar uma vida saudável. Existe algum segredo para ultrapassar os 100 anos? Agora, vamos para a pesquisa do astrofísico e demógrafo belga Michel Poulain, que visitou a Sardenha, na Itália. Um lugar conhecido por ter habitantes longevos. Ao lado do médico Gianni Pes, Michael mapeou as aldeias onde havia maior incidência de centenários. Ele publicou um artigo denominando essas áreas como blue zones, ou zonas azuis, que hoje se tornou um site sobre locais marcados pela longevidade e por que eles têm as pessoas que mais vivem no mundo.

Iniciando a lista, está Ikária, na Grécia. Uma ilha pequena onde as pessoas vivem oito anos a mais do que os americanos e têm metade das taxas de doenças cardíacas. Por lá, quase nenhum caso de demência é registrado. Sardenha continua sendo o local onde mais centenários vivem. Os estilos de vidas saudáveis se tornaram a chave da longevidade, que não mudou muito no decorrer dos anos.

No Japão, o local que mais se destaca é a ilha de Okinawa. Muitas mulheres vivem anos por manter uma alimentação baseada em vegetais e ingredientes antioxidantes e também com pouco açúcar.

Todos esses locais têm pontos e hábitos em comum. Um dos principais pontos é evitar estresse ou não deixar que te domine. As pessoas que moram nos lugares mais longínquos criam refúgios mentais para lutar contra o estresse. A dieta também é fundamental. Feijão e lentilha de soja fazem parte das refeições de sua imensa maioria. Os centenários comem carne no máximo cinco vezes por mês, e se alimentam quase sempre em porções pequenas, de 115 gramas.

Movimentar-se naturalmente, trabalhando músculos de todo o corpo, como quadríceps, está incluído nos segredos. A diferença é que, por lá, as pessoas buscam formas naturais de se exercitar. Se trata de viver em ambientes que exijam isso, como atividades domésticas envolvendo jardinagem e quintal de casa.

Independentemente da vontade de viver mais de 100 anos ou não, essas são ótimas dicas para quem deseja levar uma vida mais saudável!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

um + oito =